“Quando a insônia se torna crônica, o organismo perde a capacidade de se recuperar, acumulando stress e prejudicando o desempenho diário”, afirma Lee. Esses efeitos adversos crescem à medida que aumentam os dias sem dormir, incluindo dores no corpo, problemas gastrointestinais e respiratórios, de acordo com o estudo.
A privação do sono impede que seu sistema imunológico acumule forças e pode resultar desde o aparecimento de alergias até quadros mais sérios, a depender dos organismos aos quais somos expostos. A longo prazo, não dormir bem aumenta o risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas.
"A privação do sono está relacionada ao desenvolvimento de várias patologias, de alterações do humor a doenças cardiovasculares, mas uma pessoa só morre se apresentar uma doença conhecida como insônia familiar fatal (IFF).
O último registro de recorde mundial de tempo acordado pertence ao finlândes Toimi Soni, que teria ficado 276 horas, ou seja, mais de 11 dias, sem dormir. O Guinness Book manteve o dado até 1989 e, desde então, não mais considera tentativas por considerar a prática arriscada e, por isso, não deve ser estimulada.
Diabetes; Perda de memória; Alto risco de infartos; Paranoia e alucinações.
15 curiosidades que você vai gostar
Dia 5. No quinto dia, as pálpebras tornam-se incrivelmente pesadas e a dor nos olhos e na cabeça fica muito forte. As alucinações tornam-se constantes, a hiperatividade é alterada por fadiga extrema. A pessoa já não se sente capaz de dizer quem é.
Pode-se sentir mudanças de humor, paranoias e até mesmo alucinações. Um exemplo de como o nosso corpo reage após horas e dias sem dormir é o caso do americano Randy Gardner, que em janeiro de 1964 entrou para o Guinness Book (o livro de recordes mundiais) após ficar 264 horas (cerca de 11 dias e 25 minutos) sem dormir.
A especialista explica que a inversão no horário do sono pode ser prejudicial à saúde, sobretudo, quando o indivíduo não possui uma rotina. “Se a mudança dos horários é necessária para fins profissionais, a recomendação é manter a disciplina e dormir sempre no mesmo horário, mesmo nos dias de folga”, explica Renata.
Sem o descanso noturno, o corpo libera menor quantidade de interleucinas, substâncias que agem contra vírus e bactérias. Também pode desencadear depressão, doenças cardíacas, derrame e, segundo o Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, alguns tipos de tumor.
Como ajustar um wallpaper em Android?
Como configurar para perguntar antes de salvar?
Quem era a pessoa mascarada na novela A Viagem?
Quais as formas de escrever o nome Vitória?
Como mover um objeto para cima no SketchUp?
Como podem ser classificados os poluentes atmosféricos?
Como fazer uma aula inclusiva?
Quais itens devem conter na identificação da amostra a ser enviada para o laboratório?
Como mudar um pensamento disfuncional?
Como fazer a nota Lá com nona no teclado?
Como mudar o tipo de inicialização?
Como calcular a imagem de uma função de segundo grau?
Como ativar os comandos do AutoCAD?
Como Mudar o sistema do celular Android para iOS?