Muitas funções corporais funcionam por meio de eletricidade, como os músculos ou os nervos cerebrais. Uma forte descarga atrapalha esse sistema. Se os músculos são afetados, ficam flácidos e não podem mais ser controlados. A vítima tomba ao chão, fica caída e não consegue se mexer, paralisada.
Mas afinal, qual a chance de ser atingido por um raio? Bem, esse índice varia em cada país, mas o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) estima que essa probabilidade é de 1 em 1 milhão no Brasil.
Mas para o médico americano Tony Cicoria, o contato com a descarga elétrica recebida durante uma queda de raio em 1994 terminou diferente. Ele não só sobreviveu sem apresentar problemas, como a sua vida se transformou depois do acidente, ficando apaixonado por música erudita, algo improvável até então.
Além de queimaduras, a corrente pode provocar parada cardíaca e respiratória, e as sequelas podem incluir insuficiência cardíaca, problemas de memória e psicológicos.
Um raio pode durar até dois segundos, mas dura em geral cerca de meio a um terço de segundo. No entanto, cada descarga que compõe o raio dura apenas frações de milésimos de segundos.
A probabilidade de você acertar os números premiados com um bilhete de seis dezenas é uma em 50 milhões, enquanto a chance de ser atingido por um raio é uma em 1,5 milhão. Ou seja, é 33 vezes mais fácil um raio cair na sua cabeça que você escalar os degraus da riqueza.
Conte a quantidade de segundos que você demora entre ver o relâmpago e ouvir o trovão; Divida o número de segundos por 3 para saber a resposta em quilômetros. O número final é a distância aproximada que o raio está de você!
Roy Cleveland Sullivan (7 de fevereiro de 1912 — 28 de setembro de 1983) foi um guarda florestal nos Estados Unidos, em Shenandoah National Park, Virginia. Entre 19, Sullivan foi atingido por raios em sete diferentes ocasiões e sobreviveu a todas elas, o que lhe rendeu o apelido de "Para-raio Humano".
Procure no chão por um pequeno círculo azul brilhante; o círculo indicará onde o raio está prestes a acertar, e você terá alguns segundos para ficar naquele ponto antes de errar. Ao ser atingido por um raio neste jogo, você perderá HP, mas também obterá uma conquista chamada Wrath of the Gods.
Além dos 300 kV de energia atravessando o seu corpo, a energia do raio esquenta o ar ao redor a mais de 27 mil graus Celsius, causando queimaduras de terceiro grau nos pontos de entrada e saída do raio.
O que acontece com uma pessoa atingida por um raio? Se o raio cair bem em cima da pessoa, não tem jeito, a morte é instantânea, com raras exceções.
Entre 30 e 50 pessoas são atingidas por raios todos os anos, e aproximadamente 10% não sobrevive ao evento traumático. Nervos e músculos são os mais prejudicados por uma descarga: com uma alta percentagem de líquido, eles opõem bem pouca resistência.
O raio não precisa necessariamente atingir em cheio para causar danos físicos. Uma espécie de "cambalhota elétrica" acontece até com mais frequência. Nesses casos, ele atinge um objeto próximo, que, em vez de encaminhar a corrente para o solo, a faz saltar para uma pessoa próxima, e só então a carga passa através dela para o chão.
Como os raios se formam? Os raios são ocorrências totalmente naturais, resultados do fenômeno chamado o ciclo da água, em que partículas líquidas nas nuvens – formadas pela evaporação natural de vias fluviais – criam um campo magnético que pode transitar até o solo.
Quais são os fatores que influenciam a decisão de compra dos clientes?
Pode entrar no avião com mochila?
Como calcular o INSS em cima do salário?
Como saber a versão do Gradle Android Studio?
Quanto custa um caixão nos EUA?
Quais são os chamados pronomes pessoais plural e singular?
Qual a diferença entre o leite integral e desnatado?
Qual a importância dos recifes de corais para o meio ambiente?
Porque jogar água no concreto?
Como dar o vermífugo para o cachorro?
O que aconteceria se as abelhas desaparecessem?
Quantos filhos Esaú tem com Judite?
O que é uma análise mercadológica?
Como calcular os honorários de sucumbência?