Pilhas e baterias precisam ser depositadas em locais especiais. Elas contêm materiais tóxicos e poluem o meio ambiente. Por isso, não podem ser jogadas no lixo de casa. Muita gente ainda não tem consciência disso e acaba usando o lixo comum.
Veja se na embalagem consta que a pilha pode ser descartada no lixo comum. As pilhas do tipo alcalinas não contém metais pesados em sua composição. Já as pilhas comuns, como as recarregáveis, possuem mercúrio, cádmio e chumbo, e devem ser devolvidas ao fabricante.
Como descartar? Para fazer o descarte de pilhas e baterias é necessário, antes de tudo, armazenar as pilhas e baterias sem misturá-las com outros tipo de materiais, apenas embalá-las em plástico resistente para evitar contato com umidade a fim de evitar vazamentos.
Se os medicamentos forem jogados no lixo comum ou simplesmente despejados na pia ou no vaso sanitário, por exemplo, podem contaminar os rios e o solo. O mais indicado, segundo a Vigilância Sanitária, é deixá-los em postos de saúde ou farmácias.
Pois, de acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o perigo desses tipos de produtos reside no fato de as pilhas e baterias possuírem líquido tóxico em sua composição e, se jogadas incorretamente, podem ser amassadas ou estourarem, deixando vazar a substância.
Postos de recolhimento Você deve embalá-las em um saco plástico resistente para evitar o contato com a umidade e vazamentos. Após embalar a sua bateria, veja quais são os postos de recolhimento mais próximos da sua casa ou do local de trabalho.
O que fazer? Separe pilhas baterias, celulares, peças de computadores e lixo eletrônico em geral e leve até a agência bancária, drogaria (grandes redes) ou ao prédio público mais próximo.
Além disso, é preferível a utilização de pilhas e baterias recarregáveis, pois têm maior durabilidade. É importante também retirar as pilhas do equipamento se ele for permanecer muito tempo sem uso. Como descartar? A responsabilidade por recolher e encaminhar adequadamente as pilhas após o uso é do fabricante.
As pilhas e baterias podem ser recicladas, reutilizadas, ou podem passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte não nocivo ao meio ambiente. Outro cuidado que deve ser tomado é com relação às pilhas "piratas".
Essa substância se acumula na natureza e, por não ser biodegradável, - o que significa que ele não se decompõe - pode contaminar o solo. Algumas práticas podem ajudar a aumentar a vida útil das pilhas. Uma delas é nunca guardá-las em locais expostos ao calor e à umidade. Isso evita o vazamento de seu conteúdo.
Pois, de acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o perigo desses tipos de produtos reside no fato de as pilhas e baterias possuírem líquido tóxico em sua composição e, se jogadas incorretamente, podem ser amassadas ou estourarem, deixando vazar a substância.
Como funciona o oxigênio no aquário?
Como tirar os aplicativos da tela inicial do Samsung?
Como funciona respirador portátil?
Como tirar borracha grudada em tecido?
Como buscar parcerias no Instagram?
Como voltar a ser morena após fazer luzes no cabelo?
Quanto gasta um pressurizador de água?
Como tirar o barulho do rack de teto?
Como usar as resistências do forno elétrico?
Como juntar as partes de um jogo PS3?
Quais são os níveis do Duolingo?
Quanto tempo vale uma licitação?
Quanto tempo dura uma placa de bruxismo?
Qual o valor das facetas de resina?
Como lavar a panela da Polishop pela primeira vez?
Como recuperar o código QR do WhatsApp web?