Além de morder, as baratas são capazes de penetrar nos canais do nariz e das orelhas dos seres humanos. A ação da mordida pode causar feridas dolorosas e comprometer a saúde da pele.
Dermatites - a principal forma de transmissão é pelo contato direto do inseto com a pele humana. Ao entrar em contato com nossa pele a barata passa uma substancia irritante provocando a alergia. Os sintomas são coceira, vermelidão e formação de bolhas na pele.
"A mordida causa uma lesão superficial, com um nível de infecção leve. O local deve ser lavado com água e sabão o mais rápido possível e ao sinal de infecção deve-se procurar um posto de saúde", diz Jane Costa.
Apesar de não transmitirem doenças, a picada da Barata d'água é extremamente dolorida e pode causar até paralisia. Esses animais são aquáticos e mergulham para capturar seu alimento, que podem ser até pequenos peixes e girinos.
As baratas transmitem a bactéria Salmonella causadora da salmonelose, doença que nas pessoas apresenta sintomas muito semelhantes aos de uma intoxicação alimentar (febre, diarreia e vômitos).
Elas não têm dentes, mas usam sua forte mandíbula para raspar as superfícies até deixar buracos doloridos. Também podem se alimentar de restos de comida, especialmente de leite seco na boca de bebês que estão dormindo.
Sintomas comuns da alergia a insetos
Saliva ou vômito é um dos meios pelos quais as baratas também podem espalhar doenças. Forma muito semelhante à das fezes das baratas, pois a saliva ou o vômito podem abrigar patógenos acumulados ao comer alimentos em mau estado. As baratas vivem em esgotos, fossas, ralos e recipientes de lixo.
Apesar de causar nojo e desespero, as baratas não fazem mal a pessoas. O maior risco que oferecem se dá pelo fato de que carregam em seus corpos bactérias, protozoários, fungos e vírus, podendo agir como vetores para nos contaminar. No entanto não é comum, pois elas dificilmente entram em contato direto conosco.
Um alérgeno nas fezes de B. germanica atua como ingestante quando contamina os alimentos e como inalante quando as partículas fecais secas se incorporam na poeira da casa (Bernton e Brown, 1970b) (URBAN ENTOMOLOGY, de Walter Ebeling). Como já entendemos, teoricamente é possível ser mordido por baratas, mas na prática, é dificilmente provável.
Mas apenas grandes tipos de baratas serão capazes de morder através da nossa pele. É por isso que se você se mover muito durante o sono, você pode ter certeza que você não vai ser mordido. Mas a pele de bebês e crianças é muito mais macia e, portanto, é mais vulnerável às mordidas de baratas.
A mordida da barata d'água é sua principal arma utilizada para desestabilizar os oponentes, sendo capaz de ser letal em casos de presas menores. O "mordedor do dedo do pé" possui um modus operandi de se agarrar ao inimigo ou alimento e não soltá-lo até injetar seus sucos digestivos, responsáveis por transferir uma leva de enzimas anestésicas.
Características Gerais das Baratas. As baratas apresentam uma morfologia bastante característica, com formato oval, achatada dorsoventralmente, de tonalidade castanha, podendo chegar a cinco centímetros de comprimento. A barata voadora pode passar dos cinco centímetros de comprimento e apresenta tonalidade marrom avermelhada.
Como melhorar a qualidade da foto no PicsArt?
Qual a importância da respiração na dança?
Como consultar o segmento da empresa?
Quais são as principais ideias de Hannah Arendt?
O que é preciso para uma boa recepção?
Como configurar a resolução da câmera do celular?
Como melhorar a qualidade do vídeo no celular?
Como treinar impulsão basquete?
Como melhorar a letra para escrever?
Como saber o nome das substâncias?
Como sei que fui aprovado em um concurso público?
Como verificar o local da prova do Enem 2021?
O que é uma corrente elétrica induzida?