Quando se ingere algum alimento vencido, podem acontecer diversos tipos diferentes de problemas de saúde. Entre os sintomas mais comuns estão diarreia, dores estomacais, infecção alimentar, intoxicação alimentar, vômitos e cólicas.
Se o pacote ainda estiver fechado, o conteúdo pode ser comido por até alguns meses depois da data. Uma embalagem já aberta, só depois de algumas semanas. Um iogurte aberto vai estragar mais rápido que uma embalagem ainda fechada, mas, em geral, é seguro comer o laticínio até uma semana depois da data de vencimento.
Apesar de parecer inofensivo, comer um alimento vencido pode causar intoxicações e infecções causadas por bactérias como a Escherichia Coli e Salmonella sp. Elas causam dores abdominais, vômitos, calafrios, febre, diarreias e podem até levar à morte.
Muitas vezes pode até parecer inofensivo o consumo de um determinado alimento que esteja fora da validade quando a sua aparência é boa. Contudo, essa ação pode causar diversos problemas de saúde as pessoas e entre os sintomas mais comuns estão dores estomacais, diarreia, infecção alimentar, vômitos e náuseas.
Apesar de parecer inofensivo, comer um alimento vencido pode ocasionar intoxicações e infecções causadas por bactérias como a Escherichia coli e Salmonella spp. Elas causam dores abdominais, vômitos, calafrios, febre, diarreias e podem até levar à morte.
35 curiosidades que você vai gostar
Bolachas: comer bolacha vencida faz mal se o produto estiver prejudicado, além disso, bolachas perder a textura e ficam moles caso a embalagem já tenha sido aberta, sendo ruins de comer mesmo ainda estando dentro do prazo.
O feijão cru conserva sua qualidade por tempo indeterminado. Depois de um ano, mais ou menos, ele demora mais para amolecer quando é cozido – e às vezes não chegará a amolecer por completo --, mas não perde seu valor nutricional com a idade, de modo que seu prazo de validade é classificado como indeterminado.
Embora não existam recomendações em conjunto, a maioria das pesquisas sugere que, quando ele foi armazenado corretamente, leite fechado geralmente ainda está bom para consumo de 5 a 7 dias após sua data listada, enquanto o leite aberto dura pelo menos de 2 a 3 dias após esta data.
Não comer queijo vencido
Queijo fora do prazo de validade não deve ser consumido, pois o fabricante não se responsabiliza mais pela segurança no consumo desse produto. Por isso, descarte o queijo e não coma, mesmo que aparentemente o queijo esteja bom.
A nutricionista Gisela Peres explica que a bebida estragada pode causar desde uma irritação gástrica até uma intoxicação ou gastroenterite bacteriana severa (intoxicação alimentar que pode ser provocada por diferentes bactérias como a salmonela).
Geralmente, os fabricantes recomendam que o uso do leite em pó seja feito dentro de cerca de 18 meses ou em 30 diasapós a sua abertura. No entanto, o prazo de validade real vai depender do tipo do leite em pó.
É importante ter atenção ao prazo de validade dos alimentos, pois mesmo que não sejam identificadas alterações nas características dos alimentos, alguns microrganismos podem ter proliferado ou produzido toxinas que podem resultar em intoxicações alimentares.
O prazo de validade depende de diversos fatores intrínsecos e extrínsecos ao produto, dentre eles: a formulação dos ingredientes, as condições higiênico-sanitárias ao longo do processo produtivo, condições de armazenamento, os métodos de processamento ou até o tipo de embalagem a ser utilizada.
Neste sentido, a venda de produtos sem a informação adequada e data de validade, configura a conduta descrita no tipo penal do art. 66 do Código de Defesa do Consumidor, a saber: Art. 66.
O prazo de validade é o que determina se um alimento deve ou não ser consumido. Ele é responsável também por definir o tempo de vida útil de outros produtos não alimentícios como os cosméticos, por exemplo.
A melhor forma de saber se o queijo está estragado é verificar se a textura ou o aroma estão diferentes de como estava quando foi comprado. Caso o queijo esteja com aspecto diferente do que costuma ter, é indicado jogá-lo fora, mesmo que esteja dentro da validade.
— A salmonela, por exemplo, comumente encontrada no ovo, não altera a aparência da salada de maionese, mas interfere na qualidade do alimento, podendo causar uma toxi-infecção alimentar. Ou seja, além de não consumir este tipo de mantimento cru, não se pode comer nada fora do prazo de validade.
Para saber se o ovo ainda esta em bom estado, basta colocá-lo em um recipiente com água. Se ele afunda, está bom. Se boiar, está podre e tem que descartar. Esses também são alimentos duradouros e que mesmo após a data de vencimento podem ser consumidos sem problema algum.
Qual a validade do leite de caixinha? 180 dias No instante que a embalagem é aberta, o leite já fica sujeito a se contaminar e por isso o recomendável é que, depois de aberto, o produto seja armazenado na geladeira e consumido em até 3 dias. O prazo de validade da embalagem fechada é de 180 dias.
Sinais de que não podes consumir: Aspecto: se o pacote estiver inchado ou se o leite estiver coalhado. Cheiro: se tiver um cheiro azedo (não é o caso com leite UHT - este estraga-se sem ficar ácido). Sabor: se tiver um sabor azedo. No caso de leite UHT, o sabor é desagradável e a textura é viscosa.
O leite de caixinha tem a validade de quatro meses em embalagem fechada e até três dias após aberto. Além disso, ele não necessita refrigeração enquanto estiver fechado. Em ambos os casos, o leite é embalado em embalagens estéreis e hermeticamente fechadas, com o uso de equipamentos automatizados.
Quando ele está estragado, os grãos ficam esbranquiçados e o caldo fica com pequenas áreas mofadas, tendendo para a cor cinza. A textura mais grossa que o normal (mesmo que o feijão tenha sido armazenado na geladeira) também pode ser um indicador, mas para dar o veredito é melhor experimentar o caldo.
Desde que o grão esteja cru, o feijão pode ser guardado por toda a vida. Isso acontece porque sua estrutura ajuda a conservar sua qualidade e nutrientes por tempo, literalmente, indeterminado. O único contratempo de um feijão guardado há muitos anos é a rigidez, que vai exigir um tempo maior de cozimento.
Segundo a pesquisadora Rosely Piccolo Grandi, do Núcleo de Pesquisa em Micologia do Instituto de Botânica de São Paulo, o recomendado é descartar qualquer alimento. "As estruturas dos fungos são microscópicas e não é possível saber se tudo foi eliminado. As que permanecerem no alimento podem causar problemas", diz.
Chocolate. Alguns chocolates podem ser conservados até um ano. O seu sabor pode perder a intensidade, o que faz com que seja preferível usá-lo em sobremesas. Prove o chocolate vencido e, se tiver gosto de óleo, descarte de imediato.
Pode passar óleo de buriti no rosto?
Como descobrir a data de aniversário pelo CPF?
Como colocar no viva voz Samsung?
Como saber as condições de uma rodovia?
Como usar óleo de rícino para acne?
Como funcionam as notas fiscais?
Quais mecanismos foram criados para o exercício de uma democracia direta?
O que o óleo de amêndoas faz no rosto?
Como solicitar senha do Posto Fiscal Eletrônico?
Como usar o óleo de coco para escurecer os cabelos?
Como saber a última vez que a pessoa esteve online no WhatsApp?
Como se chama a pessoa que trabalha de carteira assinada?
Onde consultar a saúde financeira de uma empresa?