O que acontece se as contas do condomínio não foram aprovadas?

Pergunta de Maria Luísa Henriques Miranda Tavares em 27-05-2022
(3 votos)

Caso, durante a não aprovação de alguma conta do condomínio, algum condômino insinuar ou afirmar que o síndico cometeu algum ato ilícito, este terá o direito, se for confirmada sua idoneidade, ou seja, não havendo nenhum erro nas contas, de entrar com ação judicial por danos morais.

O que acontece quando as contas do síndico não é aprovada?

Não sendo aprovada as contas do síndico, a assembleia deve dar um prazo para que o síndico possa sanar o vicio apontado, não sendo sanado, aí sim fica convalidado a reprovação da conta para que o condomínio possa ingressar com uma ação de reparação de danos e ressarcimento de valores.


Qual o prazo para exigir a prestação de contas de síndicos anteriores?

Uma dúvida recorrente é: qual o prazo para exigir a prestação de contas de síndicos anteriores? Se apresentação anual não for feita, o prazo de prescrição da prestação de contas em condomínio é de três anos, conforme explica o Art.

Quem aprova as contas do condomínio?

A prestação de contas no condomínio deve ser aprovada pelos condôminos em assembleia. É feita a 1ª convocação, sendo necessário atingir quórum de metade do número total de condôminos. Caso esse número mínimo não seja alcançado, é feita uma 2ª convocação, que tem quórum livre.

O que fazer quando o síndico não responde?

São elas:Fazer uma reclamação na administradora. A empresa administradora do condomínio é braço direito do síndico e pode ajudar os moradores em relação ao que fazer quando o síndico não resolve. ... Acionar o Conselho Fiscal. ... Destituir o síndico. ... Ação na justiça.

Contas reprovadas: Como síndico procede? | Série: Especialistas


16 curiosidades que você vai gostar

Onde posso reclamar do meu síndico?

Toda Administradora de Condomínio tem que ter registro junto ao Conselho Regional de Administração . TODAS. Cicera, o orgão competente para denunciar ou destituir o sindico e a administradora é a ASSEMBLEIA.

Como entrar com uma ação contra o síndico?

O Conselho Fiscal e uma empresa de auditoria podem ajudar nesta tarefa. Reunidas as provas, é preciso contratar um advogado para representar o condomínio no processo contra o síndico. Qualquer profissional poderá ser contratado, mesmo sem a anuência do síndico do condomínio, por meio de assembleia de condôminos.

O que diz o artigo 1.348 do Código Civil?

Art. 1.348. Compete ao síndico: II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns: O síndico deve representar os interesses e direitos da coletividade condominial, praticando os atos necessários para defesa dos interesses comuns.

Qual o quórum mínimo para assembleia de condomínio?

Normalmente essas situações estão previstas na convenção de condomínio. Já o quórum qualificado exige a presença de, no mínimo, dois terços de todos os moradores para iniciar uma votação. Além disso, para aprovação da pauta em questão, são necessários os mesmos dois terços de todos os moradores, e não só dos presentes.



Outras questões

Como solicitar função crédito Nubank?

Não tem internet no meu bairro?

O que fica em cima do esôfago?

O que é CS para Sky Gato?

O que fazer à noite no Pelourinho?

Qual a diferença de internato e externato?

Como funciona EnChroma?

Quando usar Fibonacci?

Como saber as notas de uma música?

Quanto custa a assinatura do Claro Música?

Como devo tomar a vitamina Damater?

Como se cadastrar no Boti recicla?

Como pagar com cartão virtual Bradesco?

Como saber onde fica o Norte?

Como identificar onde o texto foi publicado?

Como funciona Os itens míticos do LoL?

Onde pegar o cartão da Caixa poupança?

Qual melhor Fies ProUni ou Sisu?

Quem pode investir em um FIP?

Quais faculdades aceitam o FIES para Medicina?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com