O Acidente Vascular Cerebral - AVC também pode ser chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE), ou popularmente denominado de derrame. É uma alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral, ocorrendo comprometimento de circulação de sangue em alguma região encéfalo (composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico).
A possibilidade de reversão do problema vai depender da extensão do derrame, da área do cérebro atingida e dos tipos de tratamento disponíveis. Entre as principais sequelas que um AVC pode deixar estão a morte, em 25% dos casos, perda da fala, dos movimentos ou do contato com o meio externo (estado vegetativo).
Formigamento ou fraqueza em um dos lados do corpo, súbita dificuldade para falar, enxergar e andar; rápida perda do equilíbrio, súbita dor de cabeça explosiva sem causa aparente e vertigem são os principais sintomas.
Levar a pessoa até o hospital assim que os primeiros sintomas surgem, é o que determina o nível de sequelas que o paciente poderá sofrer. Tratar estas sequelas e voltar à vida normal, nos dias de hoje, não é uma promessa ou sonho, mas sim, uma possibilidade plenamente alcançável.
Os tratamentos medicamentosos de primeira linha para a dor crônica após AVC incluem amitriptilina (um antidepressivo) e gabapentinoides (anticonvulsivantes). O tratamento de segunda linha inclui opióides (como o tramadol) e outros anticonvulsivantes (como lamotrigina e carbamazepina).
O AVC acontece quando o suprimento de sangue que vai para o cérebro é interrompido ou drasticamente reduzido, privando as cédulas de oxigênio e de nutrientes. Ou, então, quando um vaso sanguíneo se rompe, causando uma hemorragia cerebral.
Casos graves de AVC podem provocar sequelas gravíssimas como o coma, estado em que o indivíduo é incapaz de interagir mesmo tendo seus sinais vitais mantidos. Além disso, quadros de sonolência excessiva e convulsão também podem ocorrer.
O AVC também é um problema bastante sério no Brasil. O Ministério da Saúde informa que temos a quarta maior taxa de mortalidade pela doença entre os países da América Latina e Caribe, com mais de 100 mil óbitos por ano.
As sequelas de AVC têm cura em alguns casos, em outros, elas permanecerão definitivamente. Seja pela recuperação natural do organismo ou por meio de tratamentos, a lesão encefálica pode regredir e...
Como reproduzir peixes corydoras?
Como reproduzir alocasia amazônica?
Como representar centésimos de segundos?
Como limpar cache de APP no Moto G6?
Como apagar uma memória flash?
O que fazer para ter mais memória no iPhone?
Como reproduzir vídeo no formato VOB?
Como limpar o cache de aplicativos no Windows 10?
Como limpar óculos com filtro azul?
Como clarear bijuteria q ficou preta?
Como aumentar o volume de água de uma nascente?