Confira aqui como trancar a faculdade. O trancamento de curso é um recurso disponibilizado pelas instituições de ensino que suspende a sua matrícula por até dois anos. Dentro desse período, você pode escolher se quer trocar de curso, trocar de instituição de ensino ou continuar a graduação de onde parou.
Em média, as instituições de ensino superior permitem o trancamento de curso por um período máximo de dois anos. Neste post, vamos explicar como trancar a faculdade, quais os procedimentos necessários e como voltar depois.
O que significa trancar a faculdade? Ao trancar a faculdade, o estudante tem a possibilidade de ficar até dois anos distante do curso e, durante esse período, não precisará arcar com as mensalidades. O prazo total é estabelecido pela faculdade, mas, a média geral é de dois anos.
Durante o período que você trancar a faculdade também não podem ser cobradas mensalidades referentes ao curso. O Conselho Nacional de Educação proíbe a cobranças de taxa de trancamento de matrícula.
O trancamento pode ser feito durante certo período, disposto em regimento da instituição de ensino. Por outro lado, no cancelamento da matrícula não há reserva de vaga, de modo que o aluno perde o vínculo, e a vaga poderá ser preenchida por outro aluno.
24 curiosidades que você vai gostar
O processo para destrancar a faculdade é parecido com a transferência interna e externa. Você precisa se dirigir à instituição de ensino e formalizar o pedido. A partir de então, a faculdade analisará a disponibilidade para o semestre atual ou próximo, bem como a possibilidade de aproveitar os créditos já conquistados.
A dívida com a faculdade caduca após se passarem 5 anos. Assim, depois desse período, a instituição não pode acionar as vias judiciais para cobrar a pessoa. Mas, o valor continua sendo um débito em haver.
O tempo de validade de disciplinas para efeito de aproveitamento de estudos é igual sete anos, que corresponde ao tempo máximo de conclusão do curso de Física presencial da UFES.
Para solicitar o Aproveitamento de Disciplinas o acadêmico deve protocolar o processo na Supervisão de Apoio Acadêmico (SAA) com o seu Histórico Escolar acompanhado do Plano de Curso das disciplinas para as quais solicitou aproveitamento, constando os conteúdos programáticos e a respectiva carga horária, bem como a ...
Quais são os 27 estados e capitais do Brasil?
Qual a diferença entre os bicos da Avent?
Quantos passos equivalem a 1 km?
Qual a diferença entre Aquiles e Ulisses?
Quais os fatores geradores do ITBI?
Quais as melhores ações para investir 2022?
É inconstitucional foro por prerrogativa de função para defensores públicos?
Qual a diferença entre o alumínio e do aço?
Quais feriados foram adiantados em São Paulo 2021?
Por que existe a materialidade na auditoria?
Como a fluoxetina age na ansiedade?
Porque o leite é uma mistura heterogênea?
O que diz a LDB sobre recuperação paralela?
Quantas linhas para fazer uma redação?