Se o cordão umbilical estiver envolvendo o pescoço, ou qualquer parte do corpo do bebê, e for comprimido, existe a possibilidade de a criança ter problemas de oxigenação, o que pode acarretar lesões cerebrais, distúrbios de fala, perda da visão e da memória, dentre outras sequelas.
A circular é resultado da própria movimentação do feto, que pode fazer com que o cordão se enrole e desenrole diversas vezes. E, ao contrário do que prega o senso comum, ele não “enforca” a criança, e pode ser facilmente desenrolado pelo médico durante o parto, depois da passagem da cabeça do bebê.
Alguns movimentos dão a impressão de que o bebê também gosta de brincar desde cedo. “Ele mexe e até mesmo morde o cordão umbilical (não a ponto de prejudicar a circulação sanguínea), segura pés e mãos e, para aqueles que compartilham o espaço com outro bebê, até tocam o irmão gêmeo”, resume Burlacchini.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que o corte do cordão umbilical seja feito de um a três minutos após o parto, a não ser que o bebê tenha sofrido asfixia e precise ser removido imediatamente para que os médicos realizem os procedimentos de reanimação.
Tente retirá-lo com cuidado. Assim que o bebé estiver cá fora, embrulhe-o cuidadosamente na toalha para o manter quente. O bebé pode nascer com muco ou líquido amniótico no nariz e precisar de ajuda para o eliminar para conseguir respirar. Ajude-o, afagando as narinas de cima para baixo.
Quando o feto se move no ventre, é fácil que o cordão umbilical se enrole à volta das articulações ou do pescoço.
Use uma lâmina afiada e estéril, como um bisturi ou uma tesoura. O cordão umbilical é muito mais resistente do que parece, e pode parecer borracha ou cartilagem.
O fato do cordão passar pelo pescoço do filho, não influência no tipo de parto que será feito. Inclusive, cerca de 1/3 das vezes isso acontece e quando ocorre o próprio médico, durante o parto, depois da passagem da cabeça do bebê, desenrola. O cordão pode enformar o bebê?
O cordão umbilical estende-se desde o umbigo do feto até à placenta. Costuma medir entre 50 e 60cm, tem uma forma helicoidal e está coberto pela membrana amniótica. Do ponto de vista da anatomia, a partir da 5ª semana da gravidez começa a desenvolver-se o pedúnculo de ligação entre o embrião e o trofoblasto (a futura placenta).
O que é Hiperinsuflação dos pulmões?
Como conviver com a esofagite?
Qual a diferença de disortografia para disgrafia?
Como transferir dinheiro da Colômbia para o Brasil?
Como transferir o dinheiro da conta salário para a corrente?
Como lidar com a baixa tolerância à frustração?
Como transferir dinheiro da conta corrente para poupança Bradesco app?
O que fazer para diminuir o ego?
Como utilizar o editor de textos da ABNT?
O que causa Sinequia infantil?
Tem como fazer PIX para XP Investimentos?
Quais as causa de alergia do próprio suor?
Como transferir dinheiro da conta Neteller?
Como usar aplicador de comprimidos em gatos?