Desânimo, irritação, ansiedade e tristeza são alguns dos sintomas emocionais mais comuns daqueles que guardam tudo que sentem para si. Além disso, existem também sintomas físicos como insônia, dores no corpo, baixa imunidade, afecções na pele e dificuldade de respiração.
O nervosismo, por exemplo, altera nossas digestões, causa diarreias ou a clássica dor de cabeça. Muitos herpes labiais são desencadeados por processos de estresse elevados, de nervosismo e febre.
Quando guardamos uma mágoa e pensamos na dor que sofremos, o cérebro reage como se estivéssemos em perigo naquele momento. Ele produz substâncias químicas ligadas ao estresse, que limitam as nossas ações. A parte pensante do cérebro fica limitada, é quando agimos sem pensar para nos livrarmos da sensação de perigo.
Os sentimentos e emoções negativas podem alterar a produção de hormônios e fazer com que o cérebro produza uma série de substâncias que irão desestabilizar o funcionamento do corpo, gerando doenças físicas e psicológicas. Por isso, é comum vermos pessoas sentindo dores físicas quando estão passando por algum problema.
Sentimentos estagnados, nunca expressados ou mal resolvidos, ficam guardados, somatizando em nosso corpo angústia, tristeza, dores, raiva, hostilidade, amargura, isolamento, resignação e, muitas vezes, a pior de todas as emoções perniciosas: autocomiseração.
45 curiosidades que você vai gostar
Sentimentos reprimidos são aqueles que por algum motivo particular nunca podemos demonstrar. Ao longo da vida construímos diversos muros, cuja finalidade é recalcar conteúdos afetivos que quando deveriam se tornar manifesto não conseguem, dada a existência do muro.
Outra forma de regular as emoções é a supressão emocional. Após já ter ocorrido a resposta emocional, inibe-se os sinais exteriores das emoções, de modo que não se expresse livremente o que se está sentindo. Isso pode ser feito através de técnicas de meditação, relaxamento, respiração etc.
Sentimentos e emoções negativas alteram a produção de hormônios e fazem com que o cérebro produza uma série de substâncias que desestabilizam o funcionamento do corpo, gerando doenças físicas e psicológicas. Por isso, é comum vermos pessoas sentindo dores físicas quando estão passando por algum problema.
Ficamos magoados quando sentimos tristeza por algo que nos desagradou. É um efeito cascata: a mágoa gera decepção que é dreno da admiração sem o qual não se sustenta fortes laços. Tudo isso pode piorar e evoluir para algo mais profundo, o rancor. Sensação que aprisiona, causa sofrimento e amargura.
Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções.
Quando se diz que determinada pessoa “guarda mágoa” de uma situação ou indivíduo, significa que existe uma mistura de sentimentos que varia entre o rancor, a raiva e a tristeza. Normalmente, a mágoa é fruto de uma grande decepção.
Então, podemos dizer que a pessoa com ressentimento, deve procurar resolver essa pendência emocional rapidamente. Deve resolver, porque quanto mais tempo guardar esse sentimento em seu coração, pior será para ela. E o perdão é a solução mais adequada, a liberação do perdão liberta quem perdoa e não quem é perdoado.
As histórias humanas são extraordinárias, principalmente quando o capítulo da superação está repleto de detalhes. É incrível perceber como as pessoas conseguem intuir saídas, encontrar alternativas e fazer inúmeros recomeços.
Se o seu paquera estabelece e mantém um contato visual prolongado é porque se sente atraído por você. Se ele não faz nenhum esforço para manter seu olhar em você significa que está escondendo alguma coisa, ou que realmente não tem muito interesse. Então, quando você o olhar, lhe mostre que você também é louca por ele.
A dificuldade em identificar e expressar sentimentos é mais comum do que parece e, existe um termo para isso: alexitimia.
Segurar o choro com frequência causa instabilidade psicológica, podendo levar a depressão. Em casos mais graves pode levar a doenças autoimunes, asma e até mesmo câncer.
Isso mesmo! Estudos comprovam que a falta de perdão pode desencadear em doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão e até câncer. O perdão está intimamente ligado às emoções. Esta energia negativa pode voltar para nós mesmos e se não for tratada resulta em situações de somatização.
A mágoa é um sentimento triste e pesado. É sentimento que dói, que machuca, que fere. A mágoa faz com que fiquemos remoendo e remexendo aquilo que nos causou sofrimento. A mágoa surge em algum momento, quando alguém nos fere com palavras ou atitudes, e não conseguimos perdoar.
Como lidar com as mágoas?Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ... Exercite a compreensão. ... Busque trabalhar o perdão.
Mudanças no apetite e no peso, fadiga, dores na cabeça e no corpo, tensão na nuca e nos ombros e até imunidade baixa podem fazer parte do quadro de tristeza. FELICIDADE: Vem acompanhada por uma série de hormônios, como a dopamina e a endorfina.
Quando os ataques de raiva são excessivamente intensos ou repetidos causam dano ao paciente. Variações dessa emoção são o mau humor, a irritabilidade, a indignação, a revolta, o ressentimento e a frustração, sentimentos que não são abruptos nem tão intensos, mas são contínuos e provocam doença.
Conheça 7 sintomas emocionais da ansiedade1 Preocupação em excesso. ... 2 Pensamento obsessivo. ... 3 Sempre alerta e em perigo. ... 4 Nervosismo. ... 5 Preocupações com tragédias futuras. ... 6 Medos irracionais. ... 7 Alterações de sono.
Saber quando se calar e quando falar é, possivelmente, a melhor habilidade que podemos desenvolver. Assim, não se trata, de modo algum, de estar sempre calado ou de dizer aquilo que temos em mente. Os extremos nunca são bons. Mantenha o equilíbrio, mas lembre-se sempre que esconder os sentimentos pode nos machucar.
As dicas a seguir irão ajudá-lo a colocar para fora as suas emoções e sentimentos negativos sem medo.Pense exatamente em como você se sente. ... Identifique a causa de suas emoções. ... Expresse-se pintando ou escrevendo. ... Livre-se da raiva com exercícios. ... Fale com alguém em quem confie. ... Grite ou chore… ou os dois.
Aqui está a maneira mais eficaz que encontrei de tirar as emoções reprimidas do esconderijo.Remova distrações. ... Fique parado. ... Respire profundamente. ... Localize suas emoções em seu corpo. ... Agradeça a elas. ... Incentive-as a serem maiores. ... Respire-as com mais plenitude. ... Mova seu corpo.
O que tem por trás dos sorteios do Instagram?
Como funciona o processo de patenteamento no Brasil?
Como funciona bloqueador de combustível?
Como os radares de velocidade funcionam?
Como funciona a motosserra Nagano?
Como eu faço para investir em ouro?
Como se faz contrato de aluguel de imóvel direto com o proprietário?
Quais são os receptores sensoriais?
Como funcionam os sites de apostas no Brasil?
Como são feitos os trajes espaciais?
Como o Império Romano se expandiu?
Como funcionam os Trending Topics?
Como fazer a isenção do concurso público?
Quanto é a passagem de ônibus para Botucatu?
Como surgiu o Boi Garantido e Caprichoso?