No congelamento ocorre a remoção de calor latente de cristalização através da camada de gelo que aumenta com o tempo e através da diminuição da temperatura do produto que está sendo congelado. Uma vez que o gelo tem condutividade e difusividade térmicas elevadas, o congelamento ocorre rapidamente.
Quando o congelamento é lento, os cristais de gelo formados são grandes e irão afetar fisicamente as células do alimento, causando alteração na textura e no sabor dele. É isto o que acontece quando se usa o congelador comum da geladeira para congelar alimentos.
Esse tipo de congelamento possui muitas vantagens em relação ao congelamento lento. Além da formação de cristais de gelo menores, e consequentemente, uma menor destruição das células dos alimentos, nesse tipo de congelamento o alimento solidifica-se mais rapidamente, assim, o crescimento microbiano é inibido mais cedo.
Os métodos de congelamentos são classificados em quatro tipos, sendo eles: congelamento por ar, por contato, por imersão e congelamento por aspersão com líquidos resfriados.
Além da desnaturação de proteínas, podem ocorrer nos produtos cárneos congelados, desidratação da superfície, oxidação de gordura e alterações na cor.
Nesse sistema, o alimento é transportado em uma esteira rolante até um tanque onde circula um líquido refrigerante em contracorrente. Ao contrário do que ocorre no congelamento criogênico, o líquido permanece fluido ao longo do congelamento e não ocorre mudança de estado. ...
O congelamento lento demora de 3 a 12 horas para ocorrer, vai havendo um decréscimo na temperatura gradativamente. ... No congelamento rápido o alimento é submetido a um abaixamento muito brusco de temperatura, e a água presente nos espaços intracelulares congela-se rapidamente.
No congelamento lento há remoção de água das células e grandes cristais de gelo são formados, podendo ocorrer danos físicos aos tecidos e paredes celulares. ... No congelamento rápido os cristais de gelo formados são menores e a qualidade final do produto tende a ser superior.
A melhor forma de se evitar alterações nas características organolépticas da carne é através do congelamento rápido. Com a queda rápida da temperatura, que embora apresente formação de microcristais de gelo, estes não ocasionam danificação celular e/ou insolubilização das proteínas.
Congelação lenta A água extracelular se congela mais rapidamente que a intracelular, porque tem uma menor concentração de solutos.
Qual é a graduação da Polícia Militar?
Como é feita a restauração de um dente?
Qual a diferença de fuso horário entre Brasil e Estados Unidos?
Como se dá a escolha do administrador judicial?
Quantas horas trabalhadas tem direito a intervalo?
Quando chega as recompensas do LoL 2020?
Como funciona a garrafa térmica respostas?
Como homologar um rádio na ANATEL?
Quando o trabalhador tem direito a hora extra?
O que acontece se usar maquiagem todos os dias?
Como funciona gestão de materiais?
Como funciona a guarda compartilhada 2021?
Como saber se a junta homocinética está ruim?