Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.
6 maneiras de treinar seu cérebro a lidar com a ansiedade, mal que afeta 13 milhões de brasileiros
9. Acalme-se com frases tranquilizadoras simples. Parece uma coisa boba, mas "o caminho pode ser longo na tentativa de parar a espiral rumo ao pânico ou a ansiedade", diz Howes. Quando você sente que a ansiedade está aumentando, tente dizer ou pensar em coisas como: Eu estou seguro agora.
Primeiro, vamos esclarecer: o que é ser uma pessoa ansiosa? A personalidade ansiosa é sinônimo de aflição constante. Um estado de alerta exagerado, povoado por preocupações avassaladoras e paralisantes.
Algumas pessoas consideram-se ansiosas por sentirem medo de algo que existe na realidade, logo, a mente e o corpo delas “se alteram” simultaneamente, fazendo com que não tenham o controle de seus pensamentos, e muitas das vezes acabam o impulsionando ao ato de fuga da situação.
A ansiedade envolve sentimentos como medo, nervosismo ou apreensão, mas também a sensação de vergonha pelo facto de nos sentirmos ansiosos e frustração. (Foto; iStockphoto/OcusFocus)
Basicamente a ansiedade faz-nos mover mais rapidamente, em fuga do que quer que seja que nos esteja a ameaçar, ou então prepara-nos para lutar contra a ameaça. Por vezes a ansiedade pode fazer as pessoas sentirem-se tão oprimidas que paralisam, da mesma forma que um veado que foi perseguido por um tigre se imobilizará para passar despercebido.
Como é que a ansiedade afeta a nossa vida? De uma forma sucinta, a ansiedade tem potencial para diminuir a nossa qualidade de vida e não é muito difícil de perceber porquê: a preocupação e a ansiedade que lhe está associada são bem capazes de provocar stress emocional que, por sua vez, tem impacto no dia-a-dia]
O que é e como se manifesta a ansiedade? Antes de avançarmos para explicações mais profundas, convém ter em conta que todos nós, de uma forma ou outra, sentimos ansiedade, a qual tem potencial para ser stressante ou até mesmo incapacitante.