A sístole é a contração do músculo cardíaco que resulta do esvaziamento dos ventrículos, ou seja, quando o sangue sai dos vasos. Neste momento, ocorre a passagem do sangue para a artéria pulmonar e aorta, a partir da abertura das válvulas semilunares.
O período sistólico compreende o período de contração do ventrículo, ou seja, o período de esvaziamento do ventrículo. Inicia-se com a sua contração ventricular e termina com o final da ejeção ventricular, que é um período que se situa imediatamente antes do fechamento das válvulas semilunares.
Durante um ciclo cardíaco, todas as quatro câmaras do coração passam por um período de contração, chamado sístole, e um período de relaxamento, chamado diástole. Como resultado da contração e relaxamento cíclicos dos ventrículos, a pressão arterial nos circuitos pulmonares e sistêmicos sobe e desce.
É o período que corresponde ao relaxamento ventricular, ou seja, ao enchimento do ventrículo. Inicia-se com o fechamento das válvulas semilunares (mitral e tricúspide) e termina com a contração atrial. Neste período, o sangue flui do átrio para o ventrículo.
A pressão sistólica, ou máxima, é aquela que marca a contração do músculo cardíaco, quando ele bombeia sangue para o corpo. A diastólica, por sua vez, é a do momento de repouso, em que os vasos permanecem abertos para o sangue passar.
24 curiosidades que você vai gostar
A diástole
Nesse momento, os ventrículos atingiram seu ponto máximo de pressão e vão iniciar o relaxamento. Ao mesmo tempo os átrios estão recebendo sangue de suas respectivas veias e aumentando a pressão em seu interior.
Sístole: durante a sístole, os ventrículos se contraem e bombeiam sangue para fora do coração, e os átrios se relaxam e começam a se encher de sangue novamente. Diástole: Durante a diástole, os ventrículos relaxam e se enchem de sangue. Assim, os átrios se contraem, forçando a entrada de mais sangue nos ventrículos.
As valvas semilunares abrem quando a pressão no interior do ventrículo direito está por volta dos 8mmHg e do ventrículo esquerdo aos 80mmHg; logo o sangue é ejetado para as respectivas artérias.
Agora, já passados os 100% do volume sanguíneo para os ventrículos, a pressão ventricular é maior que a pressão atrial (já que o átrio ejetou todo seu sangue para os ventrículos). O sangue, por gradiente de pressão, tende a querer voltar para os átrios, já que vai do local de maior pressão para o de menor pressão.
Pode estourar bolha de pus no dedo?
Quem é o dono do Banco24Horas?
Qual a diferença entre Elasticidade-preço da demanda e elasticidade-renda da demanda?
Como rastrear um iPhone pela conta do Google?
Porque meu cartão mais está bloqueado?
Não precisa de internet para jogar?
Porque avião usa querosene e não gasolina?
O que aconteceu com Ronaldo na final da Copa de 1998?
Como saber se uma transformação linear e isomorfismo?
Como tomar chlorella de 500mg?
Quem tem uma união estável pode casar no civil?
Como saber o saldo do cartão Renda Cidadã?
Quais são os três tipos de rochas magmáticas?