O feedback negativo ou retroalimentação negativa é um dos mecanismos mais importantes para a manutenção da homeostase do nosso corpo, ou seja, para o equilíbrio interno. Esse mecanismo garante uma mudança contrária em relação à alteração inicial, ou seja, produz respostas que reduzem o estímulo inicial.
Como exemplo de feedback negativo, podemos citar a regulação dos níveis de açúcar no nosso sangue. Quando os níveis de açúcar em nosso corpo sobem, como quando nos alimentamos, observa-se o aumento da liberação de insulina. Essa insulina inibirá a liberação de glicose no fígado e estimulará o acúmulo de glicogênio.
A regulação da glicemia no organismo depende basicamente de dois hormônios, o glucagon e a insulina. A ação do glucagon é estimular a produção de glicose pelo fígado, e a da insulina é bloquear essa produção, além de aumentar a captação da glicose pelos tecidos periféricos insulino-sensíveis.
Mecanismo de controlo, também designado de retrocontrolo, retroação ou feedback, que intervém em situações em que o parâmetro normal de uma dada variável é alterado (desvio de um ponto de equilíbrio estabelecido), contrariando essa alteração (retroalimentação negativa) ou incrementando-a (retroalimentação positiva).
Este controle toma a forma de uma retroalimentação negativa, ou seja, quando a secreção dos hormônios T3 e T4, da tireoide, diminui, estimula a aumentar a secreção de TSH, para compensar a baixa. Ao mesmo tempo, quando a secreção do T3 e T4 aumenta, a secreção de TSH diminui.
Existem ainda situações em que os dois tipos de feedback são simultâneos. Por exemplo, no caso da coagulação sanguínea, a ativação da cascata da coagulação acontece por feedback positivo, mas faz parte de um processo de feedback negativo para a manutenção do volume sanguíneo normal.
Um dos conceitos mais importantes da fisiologia é o de feedback, termo em inglês que normalmente é traduzido como retroalimentação. Esse termo foi proposto para nomear o conjunto de respostas promovidas pelos sistemas do nosso corpo diante de um desequilíbrio.
Insulina e glucagon A insulina e o glucagon são hormônios produzidos pela parte endócrina do pâncreas e atuam no controle da glicemia no sangue. Esses dois hormônios atuam de formas opostas, enquanto um aumenta a concentração de glicose na corrente sanguínea, o outro a diminui.
O controle glicêmico pode ser monitorado por glicemias de jejum, pré-prandial, pós- prandial e pela hemoglobina glicada (HbA1c). As glicemias são utilizadas para orientar o ajuste de dose da medicação empregada, uma vez que apontam os momentos no decorrer do dia em que ocorre falta ou excesso de sua ação.
O feedback negativo ou retroalimentação negativa é um dos mecanismos mais importantes para a manutenção da homeostase do nosso corpo, ou seja, para o equilíbrio interno. Esse mecanismo garante uma mudança contrária em relação à alteração inicial, ou seja, produz respostas que reduzem o estímulo inicial.
O nível de glicose no sangue é mantido constante através de um mecanismo de retroalimentação negativa. Quando o nível de glicose encontra-se alto, o pâncreas secreta insulina, fazendo-o baixar; já quando o nível está baixo, o pâncreas secrete glucagon, o que aumenta o nível de glicose.
No caso da retroalimentação positiva, embora mais rara (veremos um exemplo no sistema reprodutivo) o aumento na sua liberação implica em um estimulo que mantém alta a taxa de produção.
A retroalimentação positiva é também observada nas glândulas mamárias, que secretam leite em resposta à quantidade de ocitocina liberada. Quanto mais ocitocina, mais leite é produzido.
Em que hipótese o juiz pode Declarar-se incompetente de ofício?
Quais são as cores e duas principais utilizações na nr26 NBR 7195 cores de segurança?
Quais os legumes que tem antioxidantes?
É verdade que Maiara terminou com Fernando?
Quais os aspectos favoráveis da consultoria empresarial?
Até quando vai o Auxílio Brasil?
Quais são as estratégias de comunicação da Coca-cola?
Quais os benefícios da pílula da inteligência?
Faz mal fazer bochecho com água oxigenada?
Quais são as consequências da obesidade no Brasil?
Quem tem direito ao seguro do falecido?
Qual exercício para adiantar o parto?
O que é bom para prender o intestino?