Estudos apontam que a neuroquimica é alterada mediante estimulação externa ou interna (acontecimentos na vida ou pensamentos). No caso do TOC, ocorre intensa ansiedade a ser eliminada e seu cérebro terá desequilibrio de serotonina, por exemplo, e outros neurotransmissores.
Usando a ressonância magnética funcional, uma técnica que busca filmar o cérebro em ação, os pesquisadores, da Universidade Estadual Wayne, em Detroit, enxergaram um comportamento anômalo do cortex cingulado anterior, região do cérebro associada ao controle cognitivo, nos portadores de TOC.
“Mas mesmo assim o TOC é distinto de um transtorno delirante ou psicótico, pois os indivíduos com TOC têm obsessões e compulsões, e não outras características da esquizofrenia, como por exemplo, alucinações e delírios”.
A Terapia Cognitivo-Comportamental é a mais indicada para o transtorno Obsessivo Compulsivo. E a TCC é sim capaz de sozinha trazer benefícios, porém, depende da gravidade do problema. Procure um profissional para fazer a avaliação.
7 Dicas para enfrentar o TOC
Os sintomas do TOC envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), dos pensamentos (preocupações excessivas, dúvidas, pensamentos de conteúdo impróprio ou “ruim”, obsessões) e das emoções (medo, desconforto, aflição, culpa, depressão).
Perigo propriamente dito por conta do TOC não existe, pois esta patologia só perturba quem possui os sintomas . Poderá ser difícil conviver com pessoas com TOC porque as manias são muitas, cerceando a naturalidade da condução da vida, inclusive esta pessoa com TOC viva em torno das obsessões, rituais e manias.
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma aliada no tratamento do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), uma vez que trabalha o foco do problema por meio de exercícios, tarefas e técnicas que auxiliam o paciente a identificar suas obsessões e compulsões, trabalhando esses pontos para uma melhora gradual.
O TOC é um transtorno mental que tem base neurobiológica, ou seja, alterações no funcionamento cerebral podem provocar sintomas de TOC.
Em geral pessoas precisam de tratamento por toda vida, seja somente com medicação ou associado com outras abordagens como psicoterapia. Pessoas com TOC costumam ter obsessão por limpeza, como o ato de lavar as mãos constantemente - Foto: Shutterstock.
Depois de cinco anos de altos e baixos, buscou apoio e, hoje, se sente bem melhor. “Há uma vida toda nos esperando depois do TOC”, declara. Sábio conselho de quem viu, viveu e está vencendo suas próprias obsessões. “Infelizmente, o TOC é visto como bobagem ou frescura.
O neurotransmissor envolvido no TOC seria predominantemente a serotonina, já que medicações que interferem com a serotonina alteram o TOC. O TOC não é uma doença nova. São encontradas descrições clínicas do que hoje se compreende por TOC, há cerca de 300 anos.
Como nomear a cadeia principal?
Qual o estado brasileiro que tem mais rios?
Qual a porcentagem do insulfilm G35?
O que acontece se reprimir sentimentos?
Como deve ser feita a coleta de água para análise?
Em quais situações um contrato de aprendizagem pode ser prorrogado?
O que é movimento de conversão?
Como tratar uma infecção na cirurgia?
O que é o código de segurança?
Quais jogos são bons para ansiedade?
Como limpar vidro de box de banheiro muito sujo?
Qual a diferença entre Spin LTZ e Premier?
Estou perdendo peso qual médico devo procurar?
Quais as exigências do engenheiro da Caixa?