Durante os primeiros instantes da fermentação o açúcar vai servir de alimento para as leveduras, fazendo-as multiplicarem-se, servindo posteriormente como fonte de energia e carbono para as outras etapas da fermentação. Ele é o responsável pela formação do CO2 e do álcool.
Diversos fatores afetam a fermentação como, fenômenos físicos: temperatura, pressão osmótica; químicos: pH, oxigenação, nutrientes minerais e orgânicos, inibidores) e os fenômenos microbiológicos: espécie, linhagem e concentração de levedura, contaminação bacteriana).
O açúcar em questão será transformado em álcool pelo fermento. Não é preciso esterilizar a solução de sacarose antes da fermentação, mas você pode fazê-lo se desejar. Para tal, basta ferver o líquido por 15 a 20 minutos.
Fatores como temperatura, pH, concentração alcoólica e presença de sulfito relacionam-se diretamente com o desempenho da levedura e sua viabilidade, que sendo prejudicada, pode favorecer contaminações.
Como será visto nos próximos experimentos, o crescimento das leveduras está intimamente ligado às condições do meio, o que é utilizado como um fator de desenvolvimento ou de eliminação dos microrganismos. Os principais elementos que afetam o crescimento das leveduras são: temperatura, pH, oxigênio e agitação.
O processo de fermentação é uma via anaeróbia de síntese de ATP, ou seja, ocorre sem a presença de oxigênio. Ouvir: Fermentação. As etapas do processo de fermentação
Já a fermentação alcoólica é normalmente realizada por leveduras e bactérias, sendo bastante explorada economicamente pelo homem, principalmente para a fabricação de alimentos como o pão e de bebidas como a cerveja, vinho e destilados. O rendimento da fermentação é bastante pequeno quando comparado ao da respiração celular.
ALMEIDA, Celso Pereira de A influência dos contaminantes na fermentação alcoólica / Celso Pereira de Almeida. Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, 2015 97p. Orientadora: Gilcelene Bruzon Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis - IMESA 1.Contaminantes.
A fermentação láctica é comum em células musculares, bactérias, protozoários e fungos, sendo usada para a produção de iogurte, coalhada e queijos.
Qual a diferença entre autônomo é funcionário CLT?
O que são causas de Exculpação?
Quantos quilos de massa muscular?
Qual o remédio caseiro que serve para alergia?
O que acontece depois que fazemos um ebó?
Qual a principal característica do amplificador operacional?
Qual a importância dos termos técnicos na enfermagem?
Pode fazer bloqueio judicial em conta salário?
Em que hipótese as circunstâncias e condições pessoais se comunicam no concurso de agentes?
Qual a diferença entre artrite reumatoide é espondilite anquilosante?
O que é bom para curar hemorróida interna?
O que é permeabilidade na química?
O que é licença primária e secundária?
Como achar os elementos da elipse?