A permeabilidade seletiva é uma das principais atividades realizada pela membrana plasmática. Essa função corresponde à seleção de substâncias que entram e saem da célula. Isso significa que a membrana age como uma espécie de “peneira”, escolhendo pequenas substâncias e dificultando a passagem de substâncias maiores.
A permeabilidade seletiva é um processo fisiológico que ocorre através da membrana plasmática de todas as células e da parede celular de células vegetais que consiste na passagem seletiva de substâncias para o meio intra ou extracelular.
De acordo com o dicionário, a palavra permeabilidade significa característica ou particularidade de permeável, ou seja, aquilo que se consegue atravessar, como por exemplo o ecopavimento, que é permeável à água.
Vamos aos tipos de membrana quanto a permeabilidade, são quatro: 1) Permeável: Permite que passe o solvente e o soluto. 2) Semipermeável: Permite que passe apenas o solvente, mas não o soluto. 3) Seletivamente permeável: Permite que passe o solvente e alguns tipos do soluto.
O aumento da permeabilidade causado pela inflamação permite o extravazamento de um líquido rico em proteínas para o interstício. Este fato, gera o acúmulo de líquido no interstício promovendo edema (tumor). Além disso, ocorre vasodilatação a qual leva ao aumento do fluxo sanguíneo caracterizando o calor e o rubor.
33 curiosidades que você vai gostar
a) Permeável: permite a passagem do solvente e do soluto; b) Impermeável: não permite a passagem do solvente nem do soluto; c) Semipermeável: permite a passagem do solvente, mas não do soluto; d) Seletivamente permeável: permite a passagem do solvente e de alguns tipos de soluto.
5) Os principais fatores que podem afetar a permeabilidade das membranas são: temperatura, solventes, pressão, pH. Explicando o fator temperatura: o fator temperatura altera o grau de fluidez da bicamada lipídica.
Ela é capaz de selecionar o que entra e o que sai da célula, deixando apenas algumas substâncias passarem por ela. Devido à capacidade de selecionar o que entra e o que sai, diz-se que a membrana plasmática apresenta permeabilidade seletiva.
→ Exocitose: o processo de exocitose consiste na secreção de produtos para o exterior da célula por meio da fusão das vesículas formadas no interior da célula, que contêm os produtos, com a membrana plasmática.
Significado de Semipermeável
adjetivo Que, separando duas soluções, deixa passar as moléculas do solvente, mas não as dos corpos dissolvidos (diz-se, p. ex., de membrana).
A permeabilidade dos tipos de solo refere-se ao processo pelo qual os solos permitem o escoamento de água em seu meio, é importante observar a utilização deste processo, pois muitos descasos de construções ocorrem devido à má absorção de água pelo solo utilizado (TONIN, 2013).
Sobre a permeabilidade do solo: a água que cai no solo infiltra pelos espaços existentes entre suas partículas. Quanto maiores forem as partículas que compõem o solo, maiores serão os espaços entre elas e maior será a permeabilidade do solo, ou seja, a água passará por ele mais rapidamente.
A permeabilidade do solo é um dos atributos físicos mais importantes para indicar a qualidade de um solo (MARTINS et al., 2002). Ela pode ser definida como a maior ou menor facilidade que os solos oferecem à passagem de água (ALONSO, 1999).
A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema é um envoltório fino, poroso e microscópico que reveste as células dos seres procariontes e eucariontes. É uma estrutura semipermeável, responsável pelo transporte e seleção de substâncias que entram e saem da célula.
O citoplasma possui como sua principal função a sustentação esquelética da célula por meio da estrutura de filamentos e túbulos proteicos.
Função da membrana plasmática
Protege a célula contra a ação de diversos agentes; Controla as substâncias que entram e saem da célula; Detecta sinais do meio externo; Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular.
A exocitose é usada pelas células para libertarem para o meio externo moléculas grandes, não passíveis de atravessar a membrana por processos de difusão ou transporte ativo. Um exemplo de exocitose é a secreção de hormonas nas glândulas endócrinas.
No processo de exocitose, uma vesícula formada no interior da célula funde-se com a membrana plasmática, liberando a substância que estava em seu interior. Esse processo promove o aumento da superfície da membrana e, portanto, não causa nenhum dano ao tamanho da célula.
O processo de exocitose tem como função principal eliminar para fora da célula substâncias por ela produzida e resíduos da digestão intracelular. A exocitose é um processo em que partículas saem da célula por meio de modificações da membrana plasmática.
A membrana plasmática é classificada como uma composição lipoprotéica, por isso ela é quimicamente formada por uma dupla camada de lipídios (glicolipídios, colesterol e fosfolipídios) e também conta com a presença de proteínas em sua estrutura.
A membrana plasmática possui composição lipoproteica, ou seja, é formada por proteínas e lipídios. Atualmente, aceita-se que ela seja composta por duas camadas de lipídios e que as proteínas estejam imersas nessas camadas.
Vamos aos tipos de membrana quanto a permeabilidade, são quatro: 1) Permeável: Permite que passe o solvente e o soluto. 2) Semipermeável: Permite que passe apenas o solvente, mas não o soluto. 3) Seletivamente permeável: Permite que passe o solvente e alguns tipos do soluto.
A fluidez da membrana é controlada por diversos fatores físicos e químicos. A temperatura influencia na fluidez: quanto mais alta ou baixa, mais ou menos fluida será a membrana, respectivamente.
- temperatura: a difusão aumenta em proporção direta com a temperatura: quanto maior for a temperatura, maior será o movimento térmico (energia cinética) das moléculas e dos íons em solução e mais rápida será a difusão.
O potencial de repouso da membrana é determinado pela distribuição desigual de íons (partículas carregadas) entre o interior e o exterior da célula e pela permeabilidade da membrana diferenciada para diferentes tipos de íons.
Como tirar carteira de Tecnologo?
Como são chamados os termos de uma adição?
Como numerar fotos em sequência?
O que era o tribunal de Heliaia?
Quais os perigos do WhatsApp web?
Como faço para ser um engenheiro de segurança do Trabalho?
Como são chamadas as meninas que gostam de animes?
Como não cair nas armadilhas do pensamento?
Como se chamam os três ossículos ligados ao tímpano?
Como tirar a notificação silenciosa?
Como nomear arquivos com data?
Quando o Estado de Rondônia deixou de ser território?
Qual a origem da Nova Zelândia?
Como se chama o profissional que cuida dos dentes?
Como tirar o Conduapp para Uber?
Como se chamam os trechos escritos entre colchetes *?
Como colocar lista de nomes em ordem alfabética no Word?