Após a coleta de sangue, algumas vezes o local da inserção da agulha fica arroxeado. Por quê? O hematoma ocorre quando o sangue “vaza” da veia, o que ocorre em situações como veias finas ou com muita pressão sanguínea.
Dor: uma dor de pequena intensidade é normal mediante a punção venosa, entretanto, nos casos em que se observa dor intensa, parestesias, irradiação da dor pelo braço durante ou após a punção podem indicar comprometimento nervoso na punção e deve ser investigado.
Após a doação de sangue, é necessário ter alguns cuidados, como:
O hematoma é causado pelo extravasamento de sangue sob a pele, formam uma mancha azulada, e na sua resolução se tornam marrons, esverdeados e depois amarelados.
Em alguns casos ocorre um extravasamento de sangue para fora da veia e o local fica roxo, ou seja, um pequeno hematoma. Isto pode ocorrer com pessoas que tem veias muito profundas ou que estão em uso de alguns tipos de medicamentos (principalmente anticoagulantes).
Perguntar ao paciente se a sensação acabou. Se assim for, tentar puncionar outro local, se o paciente estiver disposto. Explicar ao paciente que um nervo foi tocado. Pedir para comunicar mais dormência, fraqueza ou sensação de choque no mesmo local.
Compressas frias podem ser utilizadas por 24 horas para ajudar a reduzir a dor e a progressão do hematoma. Dobrar o braço após a coleta de sangue e/ou carregar objetos pesados, como bolsas, ajudam na formação do hematoma mesmo após uma coleta de sangue bem sucedida.
Se a agulha tenha penetrado no nervo mediano que passa ao nível do punho pode ocorrer em alguns casos lesão do nervo. Este nervo passa bem no centro do punho. Vale a pena o paciente procurar um profissional que trabalhe com patologias da mão como um ortopedista ou neurocirurgião de atua na área de nervos periféricos.
Alimentação após doar sangue
Não pegar peso com o braço utilizado para a doação; Não fazer exercício físico acentuado nas 12 horas subsequentes à doação (andar de bicicleta, carregar peso, fazer ginásticas, faxinas domésticas, lavar roupas a mão).
Outro fator importante neste item diz respeito a uma coleta eficiente, ou seja, a partir de uma coleta correta evita-se o procedimento de recoleta por falhas. Lesão nervosa: para evitar qualquer forma de lesão nervosa no procedimento de punção para coleta de sangue venoso é recomendado evitar a inserção rápida e muito profunda da agulha.
No fim do exame sanguíneo é comum massagearmos o local da picada, por conta do desconforto e ardência causados na área, mas isso não deve ser feito**, pois facilita o aparecimento de hematomas. O extravasamento de sangue é mais comum em mulheres, idosos e crianças, pois são o que têm as veias mais finas e delicadas***.
2 anos atrás (2013), quando eu tinha 13 anos, fui fazer um exame de sangue com meu pai, e ainda nao era muito acostumada com agulhas, entao apos a enfermeira tirar meu sangue ela pediu pro meu pai segurar o algodao no lugar, mas ele apertou meio forte. No dia seguinte notei uma mancha rocha no lugar que foi tirado o sangue, mas nao liguei.
O peso causa uma pressão na região da coleta causando extravasamento do sangue para tecidos adjacentes. Não massagear o local da retirada do sangue. O hematoma desaparece naturalmente, mas para acelerar o processo podemos usar uma bolsa de água morna 3 a 4 vezes por dia. Pode ser usado também Hirudoid Gel 4 vezes por dia.
Como se faz o processo de obtenção do pó utilizado na metalurgia?
Como conseguir comprovante de vacinação?
Quais são os prazos para reclamar os vícios ou defeitos no CDC?
Como atualizar a versão do eSocial?
Como montar seu TCC em 7 passos?
Qual o álcool certo para Covid?
O que acontece com a água que foi colocada no solo?
Quem trabalha 12 por 36 tem direito a horário de lanche?
Qual a versão atual da DCTF Mensal?
Como criar uma rede social parecida com o Facebook?
Qual é a melhor fritadeira com óleo?
O que é contra senha cartão Agillitas?
Qual desses é um sinônimo de cabeça?
Qual o papel do farmacêutico na identificação de reações adversas a medicamentos?