Desenvolvida por Rudolf Clausius, a Segunda Lei estabelece condições para que as transformações termodinâmicas ocorram. Ela diz que para um sistema realizar conversões de calor em trabalho, ele precisa realizar ciclos entres fontes de calor quente e fria de forma sucessiva.
A primeira lei da termodinâmica aplica o princípio de conservação de energia a sistemas em que a transferência de energia para dentro e para fora do sistema se dá pela transferência de calor e pela realização de trabalho.
As principais definições de grandezas termodinâmicas constam de suas leis: a lei zero é a que define a temperatura; a primeira lei (calor, trabalho mecânico e energia interna) é a do princípio da conservação da energia; a segunda lei define entropia e fornece regras para conversão de energia térmica em trabalho ...
Segunda Lei: Enunciado de Kelvin-Planck
“É impossível realizar um processo cujo único efeito seja remover calor de um reservatório térmico e produzir uma quantidade equivalente de trabalho.”
Dois enunciados, ilustram a 2ª Lei da Termodinâmica, os enunciados de Clausius e Kelvin-Planck: Enunciado de Clausius: “O calor não pode fluir, de forma espontânea, de um corpo de temperatura menor, para um outro corpo de temperatura mais alta.”
38 curiosidades que você vai gostar
O enunciado de Clausius para a Segunda Lei da Termodinâmica relaciona-se com a espontaneidade do fluxo de calor entre corpos. Assim, podemos expressar essa lei da seguinte forma: O calor flui espontaneamente da fonte quente para a fonte fria; para ocorrer o contrário, é necessário realizar trabalho externo.
O enunciado de Kelvin-Planck estabelece que em sistema operando em ciclo não pode trocar calor com um único reservatório térmico e fornecer um trabalho líquido (+) para a vizinhança. Não impede que o ciclo receba o trabalho da vizinhança.
Enunciado de Kelvin-Planck: nenhuma máquina térmica, que funcione em ciclos, pode transformar toda a energia térmica recebida (calor) em energia mecânica (trabalho), ou seja, não existe uma máquina térmica com 100% de rendimento.
Mesmo que as partes mecânicas de um motor térmico fossem constantemente lubrificadas isso garantiria a diminuição do atrito e por consequência de perda de energia na forma de calor, mas mesmo assim é impossível fazer com que essa perda se torne nula. A alternativa correta é c).
Desenvolvida por Rudolf Clausius, a Segunda Lei estabelece condições para que as transformações termodinâmicas ocorram. Ela diz que para um sistema realizar conversões de calor em trabalho, ele precisa realizar ciclos entres fontes de calor quente e fria de forma sucessiva.
Ao referirmos à primeira lei da termodinâmica podemos dizer que ela nada mais é do que a lei da conservação da energia, ou seja, em um processo termodinâmica, a energia total de um sistema se conserva.
A primeira lei afirma que, apesar da quantidade de energia W trocada por trabalho e da quantidade de energia Q trocada por calor entre o sistema e a vizinhança dependerem, cada uma delas, do processo pelo qual o sistema passa de um estado para outro, a diferença Q − W não depende.
A Primeira Lei da Termodinâmica é uma aplicação do princípio da conservação da energia para os sistemas termodinâmicos. De acordo com essa lei, a variação da energia interna de um sistema termodinâmico equivale à diferença entre quantidade de calor absorvido pelo sistema e o trabalho por ele realizado.
A lei zero da termodinâmica estabelece que "se dois corpos A e B estão separadamente em equilíbrio térmico com um terceiro corpo C, então A e B estão em equilíbrio térmico entre si". Em termodinâmica, isso significa que essa anteprimeira lei demonstra como acontecem as trocas de calor entre os corpos.
A termodinâmica estuda o intercâmbio de energia entre sistemas macroscópicos, formados por um grande número de partículas, como os gases, fluidos e sólidos, recorrendo à análise de importantes grandezas físicas, como pressão, volume e temperatura.
Conceitos básicos da Termodinâmica
No estudo da termodinâmica, é necessário definir com precisão alguns conceitos básicos, como sistema, fase, estado e transformação.
A Terceira lei da Termodinâmica sustenta a ideia de que a entropia de um sistema com temperatura igual a zero absoluto tem uma constante pouco variável. A teoria explica que quanto mais próximo da temperatura de zero absoluto um cristal perfeito estiver, mais a entropia se aproximará de zero.
A Segunda Lei da Termodinâmica que diz que é impossível transformar todo calor em trabalho, reflete o fato de que nenhuma máquina térmica tem 100% de eficiência, portanto, o rendimento de tais máquinas é sempre inferior a 100%. ... ou seja, , o que deixa claro que sua eficiência é menor do que 1.
A 2ª lei da termodinâmica é de extrema importância, uma vez que estabelece limitações na possibilidade de transformar energia de uma forma noutra.
(UFMG) Como consequência da compressão adiabática sofrida por um gás, pode-se afirmar que: ... c) a densidade do gás aumenta, e sua temperatura permanece constante. d) a densidade do gás e sua temperatura aumentam. e) a densidade do gás e sua temperatura permanecem constantes.
Hoje em dia, onde a termodinâmica é aplicada? - Em todos os processos que envolvem a mudança de estados. Sua aplicação vai desde as máquinas térmicas à meteorologia, com a medição de pressão e temperatura, umidade relativa do ar. ... A termodinâmica também é aplicada em larga escala nos automóveis.
Ele conseguiu demonstrar que qualquer máquina térmica que opere entre duas fontes com temperaturas absolutas (ou seja, na escala Kelvin de temperatura) atingirá seu rendimento máximo se seu funcionamento ocorrer a partir de processos reversíveis.
Um processo reversível é definido como um processo que pode ser invertida sem deixar nenhum vestígio no ambiente. Ou seja, tanto o sistema e o ambiente são devolvidos ao seu estado inicial, no final do processo inverso. Os processos que não são reversíveis são chamados processos irreversíveis.
O primeiro é o Enunciado de Clausius, que diz: “O calor não pode fluir, de maneira espontânea, de um corpo de temperatura menor, para outro corpo de temperatura mais alta.” ... “É impossível a construção de uma máquina que, operando em um ciclo termodinâmico, converta toda a quantidade de calor recebido em trabalho.”
Desigualdade de Clausius:
Esta desigualdade diz que num sistema isolado, a entropia do sistema não pode diminuir quando ocorrer uma transformação espontânea.
O que é desenvolvimento indireto de um exemplo?
Como tratar lipedema nas coxas?
Qual Faculdade fazer para ser cantora?
Quem são os réus na ação revocatória?
Pode tomar naproxeno e paracetamol juntos?
Como calcular a rentabilidade de uma ação?
Qual é a diferença entre anemia e leucemia?
Qual é o clã mais fraco de Konoha?
Pode juntar novas provas em apelação?
Onde é que a mulher tem o cabelo mais crespo?
Como o RH pode contribuir para a organização em momentos de crise e pandemia?
Como fazer compras online com cartão de débito caixa?
Como se formou o nosso município?
Quem tem passagem pela polícia pode fazer concurso público?
Como funciona o ponto facultativo?
O que trazer de presente de Barcelona?
Quais foram os primeiros habitantes da Terra e onde surgiram?