O fim de um relacionamento, como muitos já devem ter vivenciado, é um momento bastante difícil. É comum que a separação traga uma dor que vai além da emocional. Muitas pessoas relatam, nesse momento, sensações físicas como falta de ar, dores no peito, alterações no apetite, no peso, no sono, entre outras.
Pessoas que não aceitam o fim da relação, que vão atrás, que ligam desesperadas e entopem a caixa de entrada do outro com mensagens, costumam a afastar cada vez mais o ex-amor, diz ela. Existe uma boa maneira de lidar com a separação?
Ou, então, ao sentimento extremo de posse. "Normalmente, pessoas que não aceitam o final de um relacionamento têm dificuldade em se colocar no lugar do outro e de compreender o que está acontecendo. E não querer aceitar a realidade é um desrespeito com a pessoa que decidiu pelo término", afirma.
Mas segundo especialistas, é natural demorar a reconhecer o fim de um relacionamento. "Cada um tem seu processo, para cada um os sinais são distintos. Por isso não existem fórmulas. E o que sinaliza o fim para alguém, não é o mesmo indício para outro", explica terapeuta especialista em relacionamento Tatiana Auler.
A dificuldade em reconhecer o fim de uma relação amorosa pode estar ligada à falta de maturidade, diz a terapeuta sexual Margareth dos Reis. Ou, então, ao sentimento extremo de posse. "Normalmente, pessoas que não aceitam o final de um relacionamento têm dificuldade em se colocar no lugar do outro e de compreender o que está acontecendo.