São elas: diversão, alegria, erotismo, beleza, relaxamento, tristeza, sonho, triunfo, ansiedade, medo, aborrecimento, desafio e animação. "Documentamos rigorosamente a maior variedade de emoções universalmente sentidas pela linguagem da música", contou Dacher Keltner, membro da equipe.
A música pode controlar reações emocionais, facilitar o entendimento de informações cognitivas e induzir a produção de dopamina e serotonina, substâncias relacionadas ao prazer e bem-estar. As notas musicais seriam capazes de aumentar a plasticidade cerebral – para a qual tem muita gente por aí fazendo palavra cruzada.
De acordo com o estudo, a música pode estimular a concentração, excitação, relaxamento, ajudar a dormir e outros comportamentos humanos. A satisfação e a sensação de prazer que a música causa é capaz de fazer com que um cliente permaneça em um ambiente comercial, por exemplo, levando-o a consumir mais.
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
Capaz de aumentar a autoestima, a música também tem influência direta no comportamento dos indivíduos de uma sociedade. Ela pode fazer com que pessoas se sintam mais confortáveis com a maneira que se vestem, cuidam da aparência, falam, e também como a forma que expõem, e lidam com os sentimentos.
29 curiosidades que você vai gostar
Cantar uma canção provoca um efeito poderoso em uma pessoa. Você pode, por exemplo, desencadear diversas reações emocionais nela. Raiva, tristeza, nostalgia e alegria são sensações que aparecem nos ouvintes de músicas. Essas sensações, quando contidas em várias pessoas, podem gerar engajamento social.
Ela evoca emoções que são ativadas em partes e áreas de nosso cérebro, por exemplo: córtex, amígdala, cerebelo, hipocampo e etc. Essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas positivamente ao serem trabalhadas com a música. Melhora o humor, a atenção, concentração, a memória e lembranças profundas.
Diversas pesquisas comprovam que a música não só faz bem para a alma, como também mantém o equilíbrio de nosso corpo. Ela pode nos fazer lidar melhor com problemas como stress, ansiedade, depressão, dores crônicas, entre outros distúrbios.
Ouvir música não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar – ela pode trazer diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física.
Como fazer esfoliante caseiro com creme e açúcar?
Quais as drogas vasoativas mais usadas na UTI?
Quantas unidades de toxina por ponto?
Como ativar os Cookies no Google Chrome?
Pode passar o selador por cima de outra tinta?
Qual ponto negativo falar em uma entrevista?
Qual o melhor horário para regar as plantas no inverno?
Porque pessoas inteligentes são tristes?
Quais são os minerais mais usados no mundo?
Quais os títulos que Ronaldo ganhou?
Quantos m3 tem um caminhão de aterro?
O que prejudica a hipertrofia?
Qual o meu propósito no trabalho?
Quais as linguagens das artes visuais?
O que é a cultura de segurança?
Quais são os cinco elementos da natureza?