São elas: diversão, alegria, erotismo, beleza, relaxamento, tristeza, sonho, triunfo, ansiedade, medo, aborrecimento, desafio e animação. "Documentamos rigorosamente a maior variedade de emoções universalmente sentidas pela linguagem da música", contou Dacher Keltner, membro da equipe.
A música pode controlar reações emocionais, facilitar o entendimento de informações cognitivas e induzir a produção de dopamina e serotonina, substâncias relacionadas ao prazer e bem-estar. As notas musicais seriam capazes de aumentar a plasticidade cerebral – para a qual tem muita gente por aí fazendo palavra cruzada.
De acordo com o estudo, a música pode estimular a concentração, excitação, relaxamento, ajudar a dormir e outros comportamentos humanos. A satisfação e a sensação de prazer que a música causa é capaz de fazer com que um cliente permaneça em um ambiente comercial, por exemplo, levando-o a consumir mais.
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.
Capaz de aumentar a autoestima, a música também tem influência direta no comportamento dos indivíduos de uma sociedade. Ela pode fazer com que pessoas se sintam mais confortáveis com a maneira que se vestem, cuidam da aparência, falam, e também como a forma que expõem, e lidam com os sentimentos.
29 curiosidades que você vai gostar
Cantar uma canção provoca um efeito poderoso em uma pessoa. Você pode, por exemplo, desencadear diversas reações emocionais nela. Raiva, tristeza, nostalgia e alegria são sensações que aparecem nos ouvintes de músicas. Essas sensações, quando contidas em várias pessoas, podem gerar engajamento social.
Ela evoca emoções que são ativadas em partes e áreas de nosso cérebro, por exemplo: córtex, amígdala, cerebelo, hipocampo e etc. Essas áreas são mais desenvolvidas e ativadas positivamente ao serem trabalhadas com a música. Melhora o humor, a atenção, concentração, a memória e lembranças profundas.
Diversas pesquisas comprovam que a música não só faz bem para a alma, como também mantém o equilíbrio de nosso corpo. Ela pode nos fazer lidar melhor com problemas como stress, ansiedade, depressão, dores crônicas, entre outros distúrbios.
Ouvir música não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar – ela pode trazer diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física.
O que significa quando a Lua fica amarela?
Quanto tempo demora para sair a prednisona do corpo?
Qual é o nome do satélite natural da Terra com 3 letras?
Quais os três tipos de consciência fonológica?
Qual a doença do Thomas Shelby?
Quais as hipóteses de nulidade do casamento?
O que precisa para fazer o CPF nos Correios?
Onde tirar segunda via do CPF mudança de nome?
Quanto tempo de caminhada para perder 300 calorias?
O que diz o artigo 41 da Lei 7.885 89 sobre o controle de ponto?
O que apresenta unicamente características da Caatinga?
O que é a responsabilidade socioambiental?
Quanto ganha um observador de espaço confinado?
Qual a carga horária de uma pós?
Qual capítulo o Blast aparece?