Existem dois tipos principais de bronquite: a aguda e a crônica. A bronquite aguda é caracterizada por uma inflamação nas vias aéreas mais largas, provocada por um processo infeccioso gripal. O principal sintoma é uma tosse persistente, seca ou com secreção, além de irritação na garganta e sensação de cansaço.
Saiba os sintomas da bronquite
Na forma aguda, a tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro). Já na forma crônica, ela se apresenta sempre produtiva, com uma expectoração que muda a sua coloração, sendo clara no início e amarelada com o avanço da enfermidade.
Bronquite é a inflamação do revestimento dos tubos bronquiais, canais que levam ar aos pulmões, e pode ser tanto aguda quanto crônica.
...
SintomasTosse;Produção de muco, que pode ser claro, branco, cinza amarelado ou verde;Fadiga;Falta de ar;Febre;Dor no peito.
Sintomas de bronquiteTosse seca ou com catarro;Catarro claro, branco, cinza-amarelado ou verde, podendo também haver sangue, em alguns casos;Falta de ar ou dificuldade para respirar;Ruídos ao respirar;Desconforto no peito;Lábios e pontas dos dedos arroxeados ou azulados;Inchaço nas pernas;Febre ou calafrios;
As causas da bronquite são diversas, sendo que essa condição pode ser desencadeada por um vírus ou uma bactéria. Outros fatores que desencadeiam uma crise de bronquite podem ser poluentes ambientais diversos, como o uso prolongado de cigarro ou a inalação da fumaça de cigarro produzida por uma outra pessoa.
41 curiosidades que você vai gostar
A prevenção da bronquiteevitar hábitos de tabagismo;lavar as mãos com frequência;ficar longe de ambientes úmidos;evitar contato com poeira, fumaça, gases, ácaros e outros agentes que causam alergias;inalar soro fisiológico para manter as vias aéreas hidratadas.
A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser resultado de uma infecção bacteriana. As crises também podem ser desencadeadas pelo contato com poluentes ambientais e químicos (poeira, inseticidas, tintas, ácaros etc.). O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença.
As principais manifestações da bronquite aguda são:
Tosse (seca ou produtiva) Falta de ar ou dificuldade para respirar. Chiado no peito. Febre e/ou mal-estar.
A bronquite é a inflamação dos brônquios, tubos que levam o oxigênio até os pulmões. Existe na forma aguda, quando sintomas como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar permanecem por no máximo algumas semanas, e na forma crônica, quando o problema acompanha o indivíduo pela vida toda.
Sempre realizado por um médico, o diagnóstico da asma é predominantemente clínico e se baseia na presença dos sintomas de tosse (seca ou com eliminação de muco transparente semelhante à clara de ovo), chiado no peito, falta de ar, sensação de aperto no peito de forma repetida ou contínua, pela presença de histórico ...
Bactérias como a Mycoplasma pneumoniae, Bordetella pertusis e Chlamydia pneumoniae podem causar a bronquite infecciosa aguda. Manifesta-se, muitas vezes, após um resfriado ou gripe: momento em que os pulmões já se apresentam irritados e a imunidade está baixa.
A bronquite aguda é, geralmente, causada por vírus que atacam as vias aéreas, como o vírus da gripe (influenza), o vírus sincicial respiratório (VSR) e os vírus que causam resfriados. Em muitos casos, a bronquite aguda é o resultado de complicações dessas doenças.
Para a bronquite aguda não existe um tratamento específico. Os médicos recomendam uma boa hidratação, o uso de vaporizadores, descongestionantes e analgésicos, além de evitar se expor aos fatores que causam ou pioram a doença. Essas medidas aliviam os sintomas e previnem as crises.
Muita gente associa o fato de consumir sorvete, açaí e outros alimentos congelados com o agravamento da asma. Mas isso é um mito, pois não há comprovação científica quanto à temperatura nos sintomas da doença.
Chiado, tosse e falta de ar são sintomas da bronquite
Coriza, cansaço, chiado no peito, dor nas costas, irritação na garganta e dificuldade para respirar são alguns. O paciente que sofre com a forma aguda da doença também pode sentir mal-estar, apresentar febre e ter broncoespasmos.
Deixar de usar perfume é indicado apenas para quem não está com a crise controlada. Os demais podem usar fragrâncias mais suaves ou naturais. Stelmach disse que tosse crônica pode ser sintoma de asma, e é preciso consultar um especialista para avaliar o caso.
Alimentos proibidos na bronquiteRefrigerantes;Café ou qualquer outra bebida que contenha cafeína;Chocolate;Macarrão.
Para manter uma alimentação equilibrada é preciso evitar o consumo de açúcares e doces em geral, bebidas artificiais (refrigerantes, sucos artificiais), embutidos (linguiça, salsicha, presunto, mortadela), salgadinhos de pacote, salgados de festa fritos (coxinha, risoles, bolinha de queijo) e frituras em geral.
O que fazer: o tratamento da DPOC consiste em adotar um estilo de vida saudável, evitando o uso de cigarro, por exemplo, além de realizar o tratamento orientado pelo pneumologista, que geralmente consiste no uso de remédios corticoides e broncodilatadores.
Os xaropes de farmácia mais indicados pelo pneumologista para o tratamento da bronquite incluem:N-acetilcisteína. ... Ambroxol. ... Dextrometorfano. ... Salbutamol.
Qual a diferença entre asma e bronquite? A principal diferença entre asma e bronquite está na causa dessas doenças. Enquanto a asma é desencadeada por um processo alérgico, a bronquite costuma surgir de uma infecção provocada por vírus ou bactérias.
Bronquite ou pneumonia: nariz escorrendo, febre, tosse, chiado ao respirar e falta de ar - GNDI.
Bronquite também pode, no entanto, causar desconforto no peito e chiado no peito. E a pneumonia pode trazer esses sintomas geralmente não associados à bronquite: Transpiração excessiva e pele pegajosa. Dor aguda no peito, especialmente quando respira fundo ou tossir.
Afinal, pelos sintomas serem parecidos com outras doenças, a bronquite deve ser descoberta antes para evitar tratamentos inadequados. O médico fará perguntas sobre os sinais, como tosse, secreções, falta de ar e a indisposição do corpo. Além disso, analisará se há ruído na respiração — chiados ou sibilos.
As bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae são os principais causadores da enfermidade. No entanto, a pneumonia é geralmente causada por bactérias – e mais frequentemente pelo Streptococcus pneumoniae.
Como criar um banco de dados seguro?
Porque tem uma época de besouro?
Como anexar um arquivo no Zimbra?
Como Abrir arquivo CSV no Google Docs?
Quem é o maior acionista da Coca-cola no mundo?
Como é o nome de Jesus em latim?
Quais são as punições no vôlei?
Quais são todos os divisores de 80?
Qual cogumelo e mais venenoso?
Quais os dispositivos de manobra?
Como calcular o peso da roupa para colocar na máquina de lavar?
Qual a diferença do pneu Michelin Primacy?
Como servir um café para convidados?
Qual a porcentagem que pode passar no radar?