Nossa mente também pode criar doenças. Entenda a somatização.
Também conhecida como somatização ou transtorno somatoforme, as doenças psicossomáticas são desordens emocionais ou psiquiátricas que afetam também o funcionamento dos órgãos do corpo. Esses desajustes provocam múltiplas queixas físicas, e que podem surgir em diferentes partes do corpo.
"A pessoa cria situações falsas, vivencia a mentira, cria uma realidade paralela e acredita nela", explicou Lima. Os sintomas podem se assemelhar aos da esquizofrenia, mas enquanto na mitomania a pessoa se sente confortável e realizada com a realidade paralela, na esquizofrenia ela sofre de paranoia.
Cuidar da sua saúde mental deveria ter o mesmo peso que cuidar do corpo, e nós só vamos chegar nesse nível se começarmos a levar a sério a forma como nos sentimos no dia a dia. Você não precisa passar por isso sozinha – existem profissionais capacitados que estão dispostos a ajudar com o que você sente.
Pensar na morte é algo comum do ser humano – todo mundo pensa que vai morrer um dia. Mas é diferente quando você pensa em se machucar e acabar com a própria vida. Pensamentos suicidas e automutilação indicam uma fragilidade mental em um nível mais avançado e você precisa levar isso a sério.
Passar por alguns desses sintomas é comum no mundo – o que determina um quadro depressivo, por exemplo, é quando pelo menos três ou mais desses sintomas fazem parte da sua vida diária e impossibilitam você de manter a sua rotina normal. Passar alguns dias tristes ou ter uma semana de sono ruim não qualifica você como uma pessoa depressiva.
Onde o designer gráfico pode atuar?
Como derreter chocolate nobre?
Como dividir a tela entre duas planilhas do Excel?
Quanto ganha um profissional de Direitos Humanos?
Qual Faculdade fazer para trabalhar com Astronomia?
Como executar a escuta na educação infantil?
Como trabalhar a escrita de uma criança canhota?
Tem como usar duas placas mãe?
Como iniciar as aulas remotas na educação infantil?
Porque o Yamato tem o estilo Madeira?