Idade Média: priorizava-se a saúde (ou salvação) da alma, pois o culto ao corpo era considerado pecado; condenava o orgulho da vida terrena e menosprezava toda a atividade físico-desportiva; com as cruzadas organizadas pela Igreja nos séculos XI, XII e XIII, a preparação militar era feita a partir: (2)
Assim, nesta época, a prática da ginástica se resumiu apenas a exercícios destinados à preparação militar. A rejeição do culto à beleza física também foi registrada durante a Idade Média, aspecto que resultou na perda da importância do esporte na época.
Na Idade Média, a ginástica perdeu sua importância devido à rejeição do culto ao físico e à beleza do homem, ressurgindo somente na fase renascentista, influenciada pela redescoberta dos valores gregos, aparecendo assim nos teatros de rua, que motivavam os espectadores a praticarem em grupo as atividades físicas.
INTRODUÇÃO Já na Antiguidade, a Ginástica era recomendada somente para os homens, com objetivo de desenvolvê-los fortes e musculosos, esteticamente perfeitos para proteger a pátria.
Tem como objetivo central promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos Page 7 867 praticantes, favorecendo a performance coletiva, com respeito às individualidades, em busca da auto-superação pessoal, sem qualquer tipo de limitação para a sua prática, seja quanto às possibilidades ...
34 curiosidades que você vai gostar
A Ginástica, no âmbito da educação física escolar, toma parte não somente no sentido de visar à iniciação desportiva, mas sim no de objetivar o desenvolvimento de habilidades corporais/físicas que muitas crianças não possuem, trabalhando a cultura corporal de movimento e possibilitando a vivência desta por parte do ...
A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir do exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. Como foi citado no começo do texto a ginástica é classificada em duas modalidades, as competivas e não competitivas.
A sistematização da ginástica proporcionada na Idade Moderna se torna elemento importante na Idade Contemporânea, favorecendo o surgimento dos movimentos ginásticos do Centro (na Alemanha), onde foram criados aparelhos como barra fixa e as barras paralelas, sendo os alemães, portanto, os percussores do esporte que hoje ...
A ginástica remonta à Grécia Antiga, porque os gregos tinham o hábito de praticar vários exercícios, como forma de cultuar o corpo e como preparação militar. A palavra ginástica tem origem grega, e o seu significado decorre da sua prática entre os gregos. ... No entanto, a palavra gymnádzein é traduzida como “treinar”.
A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. ... As modalidades de ginástica são: ginástica geral, ginástica rítmica, trampolim, ginástica aeróbica e ginástica acrobática.
Mas os historiadores apontam a Grécia como o berço da ginástica. A busca pelo corpo perfeito para praticar esportes e para aperfeiçoar o desempenho militar estão na gênese da modalidade.
No período pré-histórico, a prática de exercícios físicos possuía o atributo utilitarista de manter o homem vivo (CARREIRO; VENÂNCIO, 2004). ... Foram estudiosos gregos que criaram o termo Ginástica (Gymnus: nu), e também as primeiras sistematizações de atividades físicas, visando benefícios físicos e mentais ao homem.
No século XIX, passou por um processo de sistematização, denominado de Movimento Ginástico Europeu, que objetivava romper seus vínculos com práticas populares, além de disciplinar a população moral e fisicamente (SOARES, 2002). Deste processo, resultaram os Métodos Ginásticos.
A história
Estudos indicam que a ginástica artística teria surgido de forma simultânea na Grécia Antiga, como uma atividade física atlética, e no Egito Antigo, onde as pessoas realizavam acrobacias circenses nas ruas para entreter os pedestres.
A ginástica artística está presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da Era Moderna, em Atenas 1896. Os gregos da antiguidade acreditavam que a Ginástica Artística era a junção perfeita entre mente e corpo e a praticavam para a manutenção da boa forma física.
A ginástica é uma atividade corporal completa, pois contribui para o desenvolvimento da criança, nos seus aspectos, motor, cognitivo, força e agilidade, e servem de base para a prática de outros esportes e atividades, além de benefícios como coordenação, confiança, disciplina, organização e criatividade.
A ginástica contemporânea pode ser caracterizada como um conjunto de práticas descendentes do século XIX, época da consolidação do movimento ginástico europeu.
No ambiente educacional, as pedagogias tradicionais em Educação Física sugerem a padronização de movimentos corporais, vinculadas à performance e ao rendimento, em menosprezo à “experiência corporal lúdica” e a “descoberta do próprio corpo pelo movimento” (KUNZ, 2004, p.
O exercício físico pode ser compreendido como atividades estruturadas e previamente planejadas que se destinam a aprimorar o condicionamento e a aptidão física, se tornando, dessa forma, não associado somente à saúde, e sim, à capacidade atlética de desempenho de cada pessoa.
A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir dos exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias. A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade.
Roupas antigas Grécia consistia principalmente de chiton, peplos, himation e chlamys. Os homens e mulheres da Grécia Antiga usavam normalmente duas peças de roupa sobre o corpo: uma roupa de baixo (chiton ou peplos) e um manto (himation ou chlamys).
Ginástica é a modalidade esportiva que reúne movimentos básicos para promover um movimento intencional, planejado e elaborado do corpo. Esses movimentos básicos também são chamados de fundamentos ginásticos e são os seguintes movimentos: Pular e saltar.
Aprender ginástica geral na escola significa, portanto, estudar, vivenciar, conhecer, compreender, perceber, confrontar, interpretar, problematizar, compartilhar, apreender as inúmeras interpretações da ginástica para, com base nesse aprendizado, buscar novos significados e criar novas possibilidades de expressão ...
Essas formas receberão o nome de “métodos ginásticos” (ou escolas) e correspondem aos quatro países que deram origem às primeiras sistematizações sobre a ginástica nas sociedades burguesas: a Alemanha, Suécia, França e Inglaterra.
Metodologia Uma das principais vertentes era a da Ginástica Natural: Se baseava em exercícios físicos como: natação, marcha, corrida, saltos, quadrupedismo, equilibrismo, trepar, levantar, lançar, defender, atividades de utilidade como o hipismo e o ciclismo e as de cunho recreativo como os jogos, as danças, os ...
Como ter uma conversa inteligente?
Qual era o estilo dos anos 80?
Como tirar o som do teclado do Moto G?
Como se tornar uma mulher agradável?
Qual a diferença de should e Could?
Como se tornar consultora Contém 1g?
Quantas gotas de Ofolato por dia?
Qual melhor horário para tomar mulungu?
Como ser misteriosa nas redes sociais?
Como tomar ranitidina líquida?
Como usar picnômetro de metal?
Como usar o aplicativo Swapper?