Não existe nenhuma evidência de problemas hepáticos ou renais provocados pela creatina. A contraindicação é de utilização do suplemento por portadores de doenças renais ou hepáticas pré-existentes, o que se aplica também para vários outros nutrientes. Vale lembrar que a creatina é um nutriente e não um medicamento.
Até o momento, evidências sugerem que a creatina faz mal aos rins somente em pessoas com histórico de doença renal ou em uso de medicamentos nefrotóxicos, mostrando um risco aumentado de disfunção renal. De acordo com a literatura existente, a suplementação parece segura quando usada por adultos saudáveis.
A diretora da Anvisa justificou a liberação argumentando que a proibição vigorava até hoje por conta da falta de estudos sobre o efeito dessas substâncias na saúde do atleta. “Não se tinha segurança sobre o uso dessas substâncias. Até hoje, os produtos que tinham no mercado eram todos clandestinos.
Hoje, a ressalva é para quem já possui algum problema renal ou hepático, que deve ter cautela no consumo da substância, pois ela pode agravar o quadro. Pelo fato da Creatina estar presente em vários órgãos, a sobrecarga da substância não é benéfica para quem já possui histórico com algum desses problemas.
2. Tomar creatina faz mal? Tomar creatina nas doses recomendadas não faz mal para o organismo, pois as doses recomendadas são muito reduzidas, o que faz com que não exista quantidade suficiente para sobrecarregar os rins ou o fígado.
Quem pode e quem não pode consumir A creatina geralmente é recomendada para indivíduos praticantes de atividades físicas de força de alta intensidade e curta duração. Este suplemento não pode ser consumido por lactantes e gestantes por falta de estudos sobre seus efeitos nestes públicos.
Contraindicação. O suplemento creatina é contraindicado para gestantes e mulheres que amamentam por falta de estudos acerca de sua segurança. Crianças e adolescentes só devem consumi-lo sob orientação de um especialista.
Olá! Todo paciente que possui algum grau de disfunção renal só deve consumir suplementos e vitaminas com supervisão médica ou de nutricionista capacitado.
Portanto, apesar de parecer que as infecções urinárias sempre surgem nos rins ou os afetam, essa afirmação não é correta. As infecções urinárias podem ocorrer no trato urinário inferior (bexiga e uretra) ou trato urinário superior ou alto (rins).
A condição que habitualmente chamamos de infecção urinária, na verdade, representa um processo infeccioso, onde ocorre o crescimento de bactérias em algum local do trato urinário (rins, ureter, bexiga e uretra). Na verdade, as bactérias entram no trato urinário a partir da uretra e começam a se multiplicar na bexiga.
Alguns fatores são conhecidos como predisponentes para o aparecimento das infecções urinárias como a gravidez, doenças como a diabetes melito e a menopausa. Engana-se quem acredita que as infecções urinárias sempre cursam com sintomas.
As infecções urinárias baixas são aquelas que acometem a bexiga e/ou a uretra. As infecções urinárias altas ocorrem quando há comprometimento de pelo menos um dos rins. A infecção da bexiga recebe o nome de cistite. A infecção da uretra é conhecida como uretrite. A infecção renal é chamada de pielonefrite.
O que é bom para matar as bactérias das axilas?
Quantos porcento do Brasil tem saneamento básico?
O que significa a reabilitação criminal?
Quanto mede a concha da retroescavadeira?
O que quer dizer k no Instagram?
Pode construir em cima da garagem?
Quantas vezes Kobe Bryant fez mais de 50 pontos?
Qual o CFOP para devolução de venda de mercadoria?
Como a China chama seus astronautas?
Pode jogar elevador de pH junto com cloro?
O que é uma fusão de empresas?
Quem está na semifinal da Libertadores?
Em que ep o Luffy vai pra Wano?
Qual o bairro mais chique de Santiago?
Como cobrar honorarios contábeis?
Quais os profissionais mais indicados para acompanhar o tratamento de pessoas com obesidade?