Descrição. O propósito da censura está na manutenção do status quo, evitando alterações de pensamento num determinado grupo social e a consequente disposição de mudança de paradigmas políticos ou de comportamento.
A imprensa foi alvo da censura durante a ditadura instaurada pelo golpe civil-militar de 1964, que assumiu múltiplas formas: a lei da imprensa de 1967, a censura prévia, em 1970, a autocensura. ... Esse sentido civil do golpe e da ditadura precisa ser resgatado e, sobretudo, compreendido.
Desde que surgiram nas primeiras civilizações, arte e cultura sempre mostraram-se propícias à manipulação. No caso do Brasil, a censura ao cinema se instaurou logo quando a sétima arte se consagrava como meio de comunicação, no início do século 20. ...
A censura na Internet é o controle ou a supressão da publicação ou acesso de informação na Internet. ... Pseudoanonimato e data havens como a Freenet permitem incondicional liberdade de expressão, já que a tecnologia garante que materiais não podem ser removidos e o autor de qualquer informação irrastreável.
No período democrático entre 19, a censura centrou-se em questões morais e atuava em grande medida em função da pressão de setores conservadores da sociedade, preocupados especialmente com o cinema (decreto 20493) , que experimentava uma popularização sem precedentes e começava a ousar em cenas e enredos.
Art. ... § 2º - É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística. Conforme se constata, atualmente, a liberdade de expressão é um direito fundamental e intransferível, inerente a todas as pessoas, sendo mandatória para a existência de uma sociedade democrática.
Ao processo de repressão da liberdade de imprensa e expressão chamamos censura. ... Geralmente, refere-se a material escrito mas, segundo alguns autores, o termo "imprensa" pode, por vezes, alargar-se a outros meios de comunicação social.
A censura impede o desenvolvimento de formulações estéticas e, portanto, o surgimento de uma massa crítica. A censura é sempre ignorante", opina. Embora encontre apoio em determinados grupos sociais, as tentativas mais recentes de cerceamento às artes não passaram ilesas às reações contrárias.
“[Os censores] não tratavam a arte como forma de revolução. Mas os laudos da censura eram, muitas vezes, justificativas para vetos que já estavam definidos para determinados autores, atores e temas. A censura, antes de tudo, é uma relação de poder entre pessoas e não do censor quanto ao texto. O texto é só um pretexto.
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