Os tentáculos das caravelas liberam uma toxina ao serem tocados, que podem causar queimaduras de terceiro grau e reações alérgicas graves. A recomendação do Corpo de Bombeiros é que, caso entre em contato com uma caravela, o banhista procure imediatamente um posto guarda-vidas.
O verão mal começou e as caravelas portuguesas já estão sendo avistadas nos mares de Santa Catarina. Apesar de uma aparência intrigante e bela, cuidado! Ela possui toxina que a um simples toque, dentro ou fora da água, podem causar sérias queimaduras.
Entre os sintomas e sinais que aparecem quando o contato com os tentáculos de Physalia physalis podem ser mencionados: – coceira intensa. – Vermelhidão da área. Você pode até ver marcas lineares que indicam o contato inequívoco dos tentáculos com a pele.
O perigo dela está principalmente nos tentáculos, que têm células urticantes, chamadas de cnidas. Quando em contato com a pele de seres humanos, a caravela-portuguesa pode vir a soltar toxinas venenosas, que causam diferentes efeitos no corpo da pessoa atingida.
O que fazer depois de uma picada?Lavar a zona afetada com água do mar, com cuidado e sem esfregar;Não use água doce, álcool ou amónia na área afetada;Para aliviar a dor, o tratamento mais eficaz é remover os fragmentos de tentáculos que tenham ficado na vítima.
43 curiosidades que você vai gostar
– Se você for queimado, saia imediatamente da água e lave o local apenas com água do mar, sem esfregar as mãos na área afetada. – A única outra substância recomendável para se colocar na área atingida é o vinagre, que neutraliza a ação da toxina.
Como cuidar da queimadura
No caso de as feridas demorarem para cicatrizar, pode ser necessário consultar um clínico geral ou dermatologista para iniciar o uso de uma pomada antibiótica, como Nebacetin, Esperson ou Dermazine, por exemplo.
A Água-viva-caixa-australiana (Cubozoa) é simplesmente a criatura mais venenosa do mundo, presente na região da Austrália e da Ásia. A estimativa é que essa água-viva seja responsável por pelo menos 100 mortes anuais. Acontece que seu veneno atinge o coração, o sistema nervoso e as células da pele.
2. A água do mar entra no cnidócito e os nematocistos, cheios de toxinas, são ejetados. Como se fosse uma agulha hipodérmica, esse filamento penetra no corpo. A picada dá a sensação de queimadura.
Onde vive a caravela-portuguesa? É uma espécie encontrada em regiões de águas quentes, tropicais e subtropicais, de todo o oceano, desde 55°N a 40°S. Principalmente na região do Golfo do México, Mar do Caribe, Mar de Sargaço, da Corrente do Golfo.
Os acidentes por águas-vivas e caravelas é o quadro clínico decorrente da ação das toxinas presentes nos tentáculos destes animais. Podem causar tanto efeitos tóxicos quando alérgicos. O contato com tentáculos de cnidários podem causar ardência e/ou dor intensa no local, que podem durar de 30 minutos a 24 horas.
Águas-vivas e o Verão
Outra razão está relacionada aos ventos mais fortes, típicos da estação mais quente, que também ajudam a levar essas criaturas às praias brasileiras. Além disso, o maior fluxo de banhistas aumenta as chances de contato entre o homem e esse animal marinho.
O contato com as substâncias produzidas pelas águas-vivas não causa apenas dor. Em algumas pessoas, pode provocar vômitos, dores de cabeça e abdominais, sensação de constrição na garganta, paralisia, convulsões, câimbras, insuficiência respiratória e arritmias cardíacas.
A água-viva é transparente, difícil de enxergar na água, passando frequentemente despercebida. Já as caravelas apresentam uma bolsa de cor púrpura ou azulada que flutua acima da linha da água, sendo facilmente visível. Ambas são capazes de envenenar a pele humana.
Isto acontece porque a água viva tem um filamento que penetra na pele da presa e através dele é injetada uma toxina, ou seja, uma proteína tóxica é como se ela estivesse aplicando uma injeção de toxinas na presa. Existem vários tipos de toxinas, sendo que os efeitos mais graves são provocados pelas neurotoxinas.
Na realidade as águas-vivas não queimam como falamos popularmente. Queimaduras ocorrem após um contato com algo quente, o que não é o caso desses cnidários, que além de frios, ficam na água do mar. O que acontece são acidentes chamados de envenenamentos.
Comum nos meses mais quentes do ano em alguns estados do Nordeste brasileiro, o potó (Paederus irritans) é um inseto bem pequeno, de cauda vermelha e preta, que assusta a população por causar queimaduras de ate segundo grau na pele.
O nome água-viva já causa respeito por si só, uma vez que esses invertebrados estão associados à dor, devido à sua picada. No entanto, nem todas as espécies desse grupo são venenosas.
...
As 5 águas-vivas mais venenosasÁgua-viva urtiga do mar. ... Vespa-do-mar. ... A água-viva Irukandji. ... Água-viva-cabeluda. ... Caravela portuguesa.
O sangue leva até o coração uma toxina que descontrola os batimentos cardíacos. Se a dose é grande, o músculo pára de funcionar. A hemolisina, outro componente do veneno da vespa, destrói os glóbulos vermelhos do sangue. Uma coisa deve ser dita em favor da medusa australiana.
Água-viva descoberta possui fórmula para a vida eterna.
Sim, é uma água-viva. E além de bem estranha, ela pode ser o único animal na Terra a ser imortal. A espécie turritopsis nutricula pode ser a verdadeira fonte da vida eterna.
Remova suavemente os restos maiores dos tentáculos aderidos com a mão enluvada e com o auxílio de uma pinça. Para retirar os fragmentos menores e invisíveis tricotomize o local com um barbeador ou com uma lâmina afiada. Pode-se aplicar antes um pouco de espuma de barbear em spray, lembrando-se de não esfregar a região.
A queimadura dói de forma intensa por até 30 minutos, mas, depois, a pessoa deve permanecer apenas com uma sensação dolorosa, que pode durar 24 horas. Para aliviar esse incômodo, é recomendado fazer compressas com água morna. Nesse caso, pode ser água doce, mineral ou da torneira.
Não tocar na água-viva com a mão no caso de estar aderida à pele.
Em alguns casos raros, podem surgir bolhas. Tais efeitos são uma reação tóxica e alérgica ao veneno que age na pele. Já os sintomas mais graves são dificuldade para respirar e engolir, dor no peito, cefaleia, câimbra, náusea e vômito. Ou até arritmia, edema de glote e choque anafilático.
Geralmente, as águas-vivas não vivem mais de 6 meses. Mas uma delas, a Turritopsis dohrnii, conseguiu driblar esse destino — e, de quebra, revolucionar os conceitos de vida e morte. Ela tem a capacidade de rejuvenescer indefinidamente as próprias células, ou seja, é essencialmente imortal.
Como terminar com alguém que gosta de você?
Como oferta de amor sacrifício de louvor cifra?
Como acabar um namoro aos poucos?
Como são formados os polissacarídeos?
Como oferecer ajuda no trabalho?
Como concluir um texto de agradecimento?
Qual Faculdade Fazer para cibersegurança?
O que fazer com livros chatos?
Como ocultar as fotos que você foi marcado?
Como tirar a linha do viewport?
Qual o valor da faculdade de Cinema?
Como se inicia uma Carta de agradecimento?
Como se formam os furacões tornados e ciclones?
Como surge uma nova abelha rainha?
Quais são as formas como as águas subterrâneas podem ficar armazenadas?
Como se formam os corpos de frutificação dos basidiomicetos?
Quais são os transformadores de energia?