Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.
Algumas pessoas podem ficar preocupadas e ansiosas, mas serem incapazes de dizer o que está a perturbá-las. A pessoa pode ficar inquieta e andar de um lado para o outro ou, por vezes, parecer que está aborrecida e não sair do mesmo sítio.
Funciona assim: toda vez que você fica ansioso, seu organismo libera um hormônio chamado “cortisol”. “Esse é um hormônio importante, que tem um papel que nos protege”, afirma o médico. “Quando estamos ansiosos, o cérebro entende que estamos sob ameaça.
A ansiedade é uma resposta emocional provocada por medo. Portanto, medo “ é a avaliação de perigo; ansiedade é o estado de sentimento desagradável evocado quando o medo é estimulado”. Tanto o medo como a ansiedade envolvem uma orientação ao futuro do modo que questões de ” e se” ? predominam na mente humana.
Outros sintomas podem aparecer como somatização, ou seja, a pessoa transforma a ansiedade em problemas físicos. A quantidade deles é extensa, mas os mais comuns são: falta de ar; coração acelerado, podendo ser acompanhado de dores no peito; mãos e pés úmidos; dores de barriga ou enjoos; falta de ar e tensão muscular.
Sintomas da crise de ansiedade
Veja quais são principais sintomas que podem estar relacionados a transtornos de ansiedade, e merecem atenção:
A serotonina baixa é causada por estresse e alimentação inadequada. No primeiro caso, acontece o aumento do cortisol, que provoca a diminuição do processo químico no cérebro, afetando a produção de serotonina.
Por acaso, você sabe como funciona a mente de um ansioso? Afinal, o nosso país possui o maior número de pessoas ansiosas no planeta. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 19 milhões de brasileiros (9,3% da população) lida com esse problema.
A mesma ação acontece com a ansiedade. Por exemplo, uma aluna me contou que costumava brincar com as tias quando era pequena e escutou que era alguém que tentava “aparecer demais”, algo que ficou na sua mente.
Sofrer com a ansiedade é mais comum do que muitos imaginam: somente no Brasil, cerca de 13,3 milhões de pessoas têm distúrbios de ansiedade, doença que atrapalha relacionamentos, desempenho profissional e o bem-estar físico e emocional do indivíduo.
Como funciona a mente de uma pessoa ansiosa? Durante a sua infância, você está recebendo todo tipo de informação e está absorvendo tudo a sua volta. Tudo é inserido na cabeça da criança de forma passiva, tanto é que uma criança muito pequena tem muita facilidade para aprender outros idiomas por assimilar tão facilmente.