Para proibir o endosso de cheque você deve marcar como “não à ordem”. Todo cheque por padrão apresenta a expressão “à ordem”, dessa forma ele pode ser endossado normalmente. Entretanto, para proibir a concessão você deve riscar o “à ordem” e colocar “não à ordem” em cima.
Para o endosso de um cheque tendo como premissa principal, a transferência de valores para outra pessoa, você deve escrever no documento pagar à ordem” na linha superior do cheque. Depois, deve colocar o nome da pessoa para a qual está fazendo a transferência.
O título nominativo também pode ser transferido por endosso que contenha o nome do endossatário, devendo ser feita a competente averbação em seu registro para que a transferência tenha eficácia perante o emitente.
As regras para endossar um cheque à outra pessoa, são bem especificas sendo que o beneficiário do cheque deve assinar no verso do cheque e indicar o nome do novo beneficiário, isto é, ele deve escrever o nome da pessoa a quem o cheque será transmitido.
As regras para endossar um cheque à outra pessoa, são bem especificas sendo que o beneficiário do cheque deve assinar no verso do cheque e indicar o nome do novo beneficiário, isto é, ele deve escrever o nome da pessoa a quem o cheque será transmitido.
Caso queira transferir o cheque, você pode escrever "Pagar à Ordem de" e o nome da outra pessoa ou negócio para quem vai transferir os direitos sobre o documento. Depois que você escrever o endosso de transferência, o beneficiário deverá endossar o cheque ele mesmo para sacá-lo ou depositá-lo.
O título nominativo também pode ser transferido por endosso que contenha o nome do endossatário. A transferência mediante endosso só tem eficácia perante o emitente, uma vez feita a competente averbação em seu registro, podendo o emitente exigir do endossatário que comprove a autenticidade da assinatura do endossante.
De acordo com o artigo 11, da Lei Uniforme de Genebra, toda letra de câmbio é transmissível via endosso. Assim, o endosso, além de transferir a titularidade do crédito representado na letra, do endossante para o endossatário, vincula o endossante ao pagamento do título, na qualidade de coobrigado.
No entanto, o endossante pode proibir um novo endosso e, neste caso, não garante o pagamento às pessoas a quem o cheque for posteriormente endossado (art. 18.º da Lei uniforme relativa ao cheque). É possível impedir que um cheque passado por si seja endossado e depositado numa outra conta que não a do beneficiário original do cheque.
Também não existe limite de endossos para um cheque. O beneficiário pode especificar que o cheque deve ser apenas depositado em conta bancária. Para fazer isso, além da assinatura, deve ser escrito no verso “apenas no depósito”, de forma a identificar o uso do cheque.
Para que seu endosso de um cheque comercial seja válido, você precisará de autorização da empresa. Geralmente, a conta comercial incluirá nomes de agentes autorizados que possam fazer pagamentos e depósitos em favor do estabelecimento. Lembre-se de não adicionar o endosso até estar pronto para sacar o cheque, de modo a protegê-lo de roubos.
O endosso pode ser proibido, bastando para isso que se emita o cheque na modalidade não à ordem. Esta opção deve ser indicada e vir referenciada antes ou logo a seguir ao nome do beneficiário. Se tal não for efetuado, o mesmo só poderá ser pago à entidade indicada como beneficiária do mesmo.
Qual a quantidade de cloro para cada litro de água?
Quanto tempo o cloro fica ativo na água?
Quanto custa a 2 via da identidade?
Quais são os tipos de parto natural?
Como matar bactéria na gengiva?
Quantos dias o vírus fica no corpo?
Quais são os tipos de respiração celular?
O que são figuras de linguagem exemplos?
Quais são os sinais de paquera?
Quem pode ser testemunha de casamento?
Quanto tempo demora para liberar dinheiro Shopee?
São exemplos de fontes dados confiáveis de pesquisa?