Este livro assume a posição radical de que grandes empresas fracassam exatamente porque fazem tudo certo. ...
O Dilema da Inovação mostra o motivo pelo qual boas empresas, mesmo mantendo sua antena competitiva ligada, ouvindo os clientes e investindo agressivamente em novas tecnologias, perderam sua liderança no mercado quando se confrontaram com mudanças tecnológicas de ruptura e incrementais na estrutura do mercado.
Apesar de serem práticas comuns, são justamente esses dois princípios que levam as empresas ao fracasso. E esse é o dilema da inovação: fazer a coisa certa leva as empresas ao fracasso. E elas fracassam devido às inovações disruptivas causadas pela tecnologia.
Transformar o difícil em fácil, e o caro, em barato. Descobrir necessidades e inventar produtos e serviços que as supram ou que facilitem a vida das pessoas. É disso o que trata a inovação de ruptura ("disruptive innovation"), conceito criado pelo professor da Harvard Business School Clayton Christensen.
A inovação de processo trata de mudanças no processo de fabricação do bem ou na prestação de um serviço. Não gera, necessariamente, impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e/ou qualidade do produto final e redução de custos.
33 curiosidades que você vai gostar
A inovação incremental é uma melhoria feita a partir de um processo, tecnologia, produto ou serviço que já existe. Diferentemente da inovação disruptiva ou radical, que traz algo completamente novo. Estes são os casos de Netflix, Uber e Airbnb.
Então, o que é inovação disruptiva? Essa expressão se refere a um conceito, produto ou serviço que descontinua um mercado existente ou cria um segmento de negócio completamente novo. Essa descontinuação ocorre quando os fatores tradicionais de valor em um mercado existente são significativamente alterados.
Essa compreende as modificações de design, função, mecanismos, software, hardware e afins que ocorrem nas soluções postas no mercado. Nesse sentido, também podemos falar de inovações em serviços — afinal, a maneira como uma atividade é executada pode igualmente se beneficiar de ideias novas e acréscimos de tecnologia.
Existem vários tipos de inovação, sendo sistematizados em quatro grupos: Oferta, Marketing, Processo e Organização.
Como fazer os 3 pontos da maçonaria no teclado?
Qual o Estado mais limpas do Brasil?
Qual o sinônimo de profissional?
Que estão em alta no Instagram?
O que é comemorado no Dia 24 de junho?
Qual foi a primeira riqueza do município de Manaus?
O que comem as planárias e como digerem o alimento?
Como prevenir os riscos mecânicos?
Qual a taxa de juros que devemos cobrar ao emprestar dinheiro?
Quais fatores levaram a flexibilização da produção?
Quanto tempo dura o tratamento do linfoma não Hodgkin?
Quando cabe termo de ajustamento de conduta?
Como recuperar cerâmica manchada?
Quanto tempo demora para abrir uma rosa?
Qual o nome da doença que ataca os nervos?