Chegada de Maurício de Nassau ao Brasil Com ele vieram artistas e intelectuais como o pintor Franz Post e o humanista Elias-Heckman, o astrônomo Marcgraff, o naturalista Piso, e mais 350 soldados. Com 32 anos, o príncipe alemão chegou para conquistar a colônia que os holandeses esperavam construir nos trópicos.
Maurício de Nassau promoveu obras para incentivar a urbanização da colônia holandesa, incentivou as artes e a ciência na região. Construiu biblioteca e um observatório astronômico (o primeiro das Américas). Construiu pontes importantes em Recife e ordenou a construção de um jardim botânico com plantas e animais raros.
Promoveu a construção de um novo palácio para si em Recife e criou um jardim botânico na capital pernambucana. Nassau também ordenou a construção de alamedas arborizadas e de pontes que ligavam uma ilha no litoral recifense ao continente.
Entre 1636 e 1644, esse governo foi chefiado pelo conde José Maurício de Nassau-Siegen (1604-1679), que, para documentar seus feitos na colônia, trouxe em sua comitiva pintores como Albert Eckhout e Frans Post, o médico Willem Piso, o biólogo e cartógrafo Georg Marcgraf, entre outros homens da ciência.
Principais características e ações do Governo Nassau
- Adoção de melhorias nos engenhos, visando o aumento da produção de açúcar. - Criação do Jardim Botânico no Recife, assim como o Museu Natural e o Zoológico. - Melhoria da qualidade dos serviços públicos em Recife, investindo na coleta de lixo e nos bombeiros.
39 curiosidades que você vai gostar
a) No tempo em que administrou o espaço colonial nordestino, Nassau promoveu a ampliação das plantações de cana-de-açúcar e da criação de gado. Além disso, promoveu várias obras públicas, permitiu a realização do livre comércio e deixou que todas as religiões fossem praticadas nas terras por ele controladas.
Além de promover a movimentação econômica no local, Nassau ainda trouxe consigo muitos artistas, naturalistas e engenheiros com o objetivo de conhecer e registrar o que havia de diferente e exótico no Brasil.
Vieram também muitos pintores da Holanda com a tarefa de retratar a paisagem e o povo brasileiro. Verdadeiros "repórteres" do século 17, pintavam tudo o que viam: pessoas, paisagens, animais e moradias. Dentre eles, destacam-se Frans Post e Albert Eckhout, que viveram no Brasil entre 1637 e 1644.
A serviço do conde Maurício de Nassau (1604 - 1679), governador-geral do Brasil holandês, Echkout viaja para o Brasil, onde permanece por sete anos (1637-1644). Entre os companheiros, na comitiva de Nassau, destacam-se os artistas Frans Post (1612 - 1680) e Georg Marcgraf (1610 - 1644).
O que é preconceito ou discriminação?
O que é o auxílio-doença Acidentario?
O que é o arresto Executivo na execução por quantia certa?
Pode fazer banco de horas no domingo?
Como se dá o movimento da água no solo?
Como emitir histórico escolar ufba?
Qual a diferença entre regime aberto e semiaberto?
Como saber se é dor nos rins ou apendicite?
Qual o enquadramento sindical do teletrabalhador?
Quanto tempo dura o efeito do Frontline?
O que são adjetivos simples de exemplo?
Como funciona o OLX pay entrega?
Quais as etapas do ciclo de funcionamento da geladeira?
O que é banho maria no laboratório?
O que pode ser feito para evitar o plágio?
Quais os representantes da flora microbiana do leite?