Somente quando modificados por algum elemento restritivo ou qualificativo é que os nomes de cidade podem receber o artigo feminino e portanto a crase. São casos raros: Bem-vindos à Florianópolis das 42 praias. Fomos à bela Blumenau.
Para saber quando fazer uso da crase antes de lugar, lembre-se: quem vai, sempre vai a algum lugar. Isso significa que o verbo “ir” sempre pede a preposição “a”. O lugar aonde vamos que pode vir ou não precedido do artigo definido “a”. Se o lugar não vier antecedido do artigo “a”, não ocorre crase.
Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.
Para saber se um nome de lugar admite ou não a anteposição do artigo feminino "a", deve-se substituir o termo regente por um verbo que peça a preposição "de" ou "em". A ocorrência da contração "da" ou "na" prova que esse nome de lugar aceita o artigo e, por isso, haverá crase. Por exemplo: Vou à França.
Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. ... Não se usa crase quando: "Vou a São Paulo. Volto de São Paulo". Ou seja, se você vai a e volta da, crase há.
20 curiosidades que você vai gostar
Assim, antes de nomes de cidades, não há artigo; nessa situação, portanto, não ocorre crase: "Ir a São Paulo", "ir a Campinas", "ir a Fortaleza", "ir a Cuiabá", "ir a Paris", "ir a Nova York", "ir a Roma" etc.
Neste caso, ocorre a crase - a fusão - entre duas vogais: a preposição “a”, que sucede o verbo ir, se junta com artigo “a”, que antecede o substantivo feminino Bahia, ocorrendo o acento grave. O resultado é: “Você já foi à Bahia?” - o significa a mesma coisa que “Você já foi para a Bahia?”.
A crase não deve ser empregada junto a nomes próprios. Os nomes próprios indicam um nome específico, em geral destinado a um ser em particular em oposição a um ser genérico – nome comum (ex: cidade: ser genérico = nome comum; Campo Grande: ser específico = nome próprio).
Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Sem artigo, nada de crase: Vou a Brasília. Voltei da Paraíba. Se, ao voltar, volto da, crase no a.
Vou a Curitiba, volto de Curitiba. Vou a, volto de, crase pra que? Portanto, vou a Curitiba. Antes de nomes próprios femininos, uma dica para saber se a crase deve ser utilizada é fazer a substituição pela expressão “para a”.
A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas. Essa é a regra básica para quem quer aprender mais sobre o uso da crase. Apesar de ser a mais conhecida, não é a única, mas saber que – salvo exceções – a crase não acontece antes de palavras masculinas já ajuda bastante!
Crase é a fusão da preposição a com os artigos a ou as, ou da preposição a com os pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo. Usamos acento grave no a para indicar a fusão.
Ricardo vai à praia. A Preposição “a” é exigida pela regência do Verbo “ir” (quem vai, vai a algum lugar) e o Artigo “a” acompanha o Substantivo “praia”. Assim, a Crase ocorre devido à união dos sons de duas vogais iguais mas que exercem funções sintáticas diferentes (uma é Preposição e a outra é um Artigo).
Vimos que a opção por “a” ou “à” depende do nome que vem a seguir. Em “Bem-vindo a Santos”, “Bem-vindo a Campinas” ou “Bem-vindo a Fortaleza”, por exemplo, nada de acento grave no “a”, por uma razão muito simples: Santos, Campinas e Fortaleza não pedem o artigo “a”.
Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.
Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.
Quando dizemos que não há crase antes de palavras masculinas, estamos fazendo referência ao caso mais frequente da crase (preposição “a” + artigo definido feminino “a”). Antes de palavra masculina, é impossível haver o artigo definido feminino: “Andar a pé”; “Vender a prazo”; “Falar a respeito disso”.
No Brasil, na linguagem oral, informal, o emprego do artigo antes de antropônimo ("nome próprio de pessoa") varia de região para região. No Nordeste, por exemplo, não há artigo. Lá, as pessoas vão votar "em Dilma" ou "em Serra" (ou em nenhum dos dois).
Ao acento indicador de crase dá-se o nome de acento grave.
Assim, comparecer (a) + (as) consultas deve levar o acento grave indicador da crase, uma vez que a crase é a junção da preposição "a" com o artigo feminino "a" ou "as". Assim, os pacientes devem comparecer às consultas, com crase.
Porém, se as palavras repetidas não constituírem juntas uma expressão com valor adverbial, existe sim a possibilidade de ocorrência da crase. Observe: Ex. 1: É preciso declarar guerra À guerra.
2. Vou à ou a casa? O certo é: “Vou a casa.” A sua própria casa não “merece” artigo definido. Observe: Se “você vem DE casa” ou se “você ficou EM casa”, só pode ser a sua própria casa.
De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.
...
Veja os exemplos:Retornarei após as 17h.O passeio está marcado para as 8h.Estou esperando desde as 15h30.Sairemos de São Paulo entre as 14h e as 18h.O supermercado fica aberto até as 22h.
Qual é a posição mundial do Brasil?
Como saber se a veia do braço estourou?
Como saber se tem outro na jogada?
Quem vem depois de Adão e Eva?
O que é o período Pós-operatório mediato?
Quantas calorias por dia para perder peso?
O que é reportar membro no BlaBlaCar?
Quais são os tipos de redes urbanas?
Como é o interior de uma concha?
Como calcular metro quadrado do quarto?
Quais são os advérbios interrogativos em inglês?
Qual o período de translação da Terra ao redor do Sol?
Quais foram as questões mais difíceis do Enem?
Quem tem diabete pode comer chocolate zero açúcar?