IDIOMAS: Macedônio (oficial). O albanês também é língua oficial em municípios onde a comunidade albanesa supera 20% do total. RELIGIÃO: Cristianismo (cerca de 65%); islamismo (30%). GOVERNO: República parlamentarista.
A Macedónia foi a primeira região da Europa a ser visitada pelo apóstolo Paulo de Tarso na sua segunda viagem missionária. Enquanto Paulo estava em Trôade, no noroeste da Ásia Menor, teria tido uma visão que o mandava à Macedónia (Atos 16:8-9).
Religião: Cristianismo 64,2% (ortodoxos 61,4%, outros 2,8%), islamismo 28,4%, sem religião 6%, ateísmo 1,4%. População: 2.042.484 habitantes. (Homens: 1.019.983; Mulheres: 1.022.501). Composição: Macedônicos 67%, albaneses 21%, turcos 4%, sérvios 2%, outros 6%.
Noventa países já reconhecem o país como "República da Macedónia" ou simplesmente "Macedónia". Em 12 de junho de 2018, o primeiro-ministro da Grécia anunciou um acordo com o primeiro-ministro da Macedônia.
Entrou em vigor nesta terça-feira (12) o acordo que determina a mudança de nome da Macedônia para Macedônia do Norte. A troca põe fim – ao menos por enquanto – no impasse entre essa antiga república da Iugoslávia e a vizinha Grécia.
15 curiosidades que você vai gostar
Em fevereiro de 2019, a Macedônia passou a se chamar oficialmente República da Macedônia do Norte.
Os macedônios, povo que habitava o norte da Grécia, são considerados os herdeiros dos últimos grupos de helenos que se estabeleceram na região durante o Período Pré-homérico. Eles consideravam-se um povo helenizado, isto é, um povo de cultura grega, mas eram vistos com menosprezo pelos próprios gregos.
A religião grega era politeísta. Os deuses tinham formas humanas, virtudes e defeitos; eles apenas se diferenciavam dos homens por serem imortais. A vida humana e a natureza eram regidas pela vontade e determinação desses deuses; cada um deles representava algo nas atividades humanas ou da natureza.
O Reino da Macedônia
A Macedônia localizava-se na península dos Bálcãs, também chamada de península Balcânica, a nordeste da Grécia.
A ascensão macedônia aconteceu a partir do reinado de Filipe II da Macedônia, que fortaleceu o exército de seu reino e conquistou todo o mundo grego em 338 a.C. Alexandre, seu filho, assumiu o trono em 336 a.C., quando Filipe II foi assassinado.
A formação do Império Persa ocorreu no governo do imperador Ciro, o Grande, que efetivou uma política de expansão territorial, consolidando um dos maiores impérios da Antiguidade. A partir do século VIII a. ... Por todas essas conquistas, Ciro foi considerado um dos grandes estrategistas militares da Antiguidade.
A cidade de Tessalônica (atualmente Salônica – Grécia) foi fundada no ano de 315 a.C. pelos povos da Macedônia, a cidade [obteve do imperador Augusto] as regalias de [“cidade livre”], tendo uma administração e tribunais próprios.
Em virtude de uma tempestade tiveram de desembarcar em Malta, onde permaneceram algum tempo. Daqui partiram para Siracusa e Régio, chegando finalmente a Roma. Aqui, S. Paulo permaneceu dois anos e falou aos judeus.
Ananias curando a cegueira de Paulo
Igreja de Surb Zoravor, em Erevan na Armênia. Ananias de Damasco, dito Santo Ananias, foi um discípulo de Jesus e companheiro de Paulo de Tarso. Os Atos dos Apóstolos relatam como ele foi enviado por Deus para curar a cegueira de Paulo e introduzi-lo à Igreja.
A Acaia (em latim: Achaea; em grego: Αχαΐα) foi uma província do Império Romano que consistia do Peloponeso, do leste da Grécia Central e de partes da Tessália. Ao norte, fazia fronteira com as províncias do Epiro Antigo (Epirus vetus) e da Macedônia.
Em âmbito geral, os gregos eram politeístas, sendo cada um de seus deuses portadores de poderes sobrenaturais e conhecidos por seus comportamentos de traço visivelmente humano. Muitas destas divindades eram relacionadas a uma série de histórias que teriam por função explicar vários dados da realidade.
A religião na Grécia
Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses, assim como a maioria dos povos da Antiguidade. Mas, ao contrário dos outros povos, tinham uma grande intimidade com seus deuses, pois acreditavam que eles estavam a serviço das pessoas.
Na Antiguidade, os macedônios viviam da agricultura e do pastoreio e consideravam-se gregos, mas os gregos os consideravam bárbaros, isto é, estrangeiros, apesar de os dois povos possuírem língua e costumes comuns. ... Politicamente, a Macedônia estava unificada sob o comando de um rei, tendo a cidade de Pela como capital.
Por helenismo compreende-se o período de domínio da cultura grega no mundo antigo que se seguiu após a morte do imperador Alexandre, o Grande. É sabido que Alexandre Magno, ou Alexandre, O Grande, foi um dos maiores conquistadores, estrategistas militares e administradores políticos da história universal.
Na Antiguidade, o Império Macedônico — ou, mais precisamente, Alexandre, o Grande — foi o principal responsável por disseminar a cultura helênica pelo mundo, com a filosofia, a matemática, o teatro e a literatura.
Após a Segunda Guerra, os comunistas fundaram a então República Popular Federativa da Iugoslávia, que fazia fronteira com a Grécia. Seu estado mais ao sul levava o nome de República da Macedônia – e foi com esse mesmo nome que o país proclamou sua independência após o fim da Iugoslávia, em 1991.
O mesmo ocorrerá com a nacionalidade, que será a da Macedônia do Norte, salvo na Grécia, onde se utilizará sempre o nome eslavo. O idioma será o macedônio, mas com a observação que se trata de uma língua dos eslavos do sul.
O que é crédito à vista PagBank?
O que é banco de dados e uso de dados na internet?
Qual o limite do cartão de crédito Mercado Pago?
Pode escovar os dentes 4 vezes ao dia?
Como é o ciclo logístico dos medicamentos?
Quais são os ciclos da matéria?
Como funciona faculdade de Educação Física EAD?
Quais os direitos de um gerente?
Quanto tempo leva para se formar em Zootecnia?
Como funciona a Escola Virtual da Fundação Bradesco?
Qual é o dia da feira de Caruaru?
O que é epigenética é como funciona?
Qual o valor do programa Promob?
Como faço para saber se eu passei no Enem?
Como funciona uma realidade virtual?