Que passou; decorrido.
Após um período longo: 1 a longo prazo, ao final de, em futuro distante, em futuro não próximo, no final das contas.
1 enquanto, no mesmo momento em que. Ao mesmo tempo que: 2 com, concomitante com, simultaneamente que, em simultâneo com.
Palavras relacionadas a tempoquadra.transcurso.ocasião.prazo.data.
Todo o tempo: 4 eternamente, permanentemente, perpetuamente, infinitamente, perduravelmente, ad aeternum.
39 curiosidades que você vai gostar
Dá noção temporal, período de tempo, aos verbos.
Alguns advérbios de tempo são: “antes”, “depois”, “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, “cedo” e “tarde”.
Tempo é a duração dos fatos, é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos, etc. ... "O tempo" pode ser usado para definir o momento atmosférico, o clima e as estações do ano.
O verbo indica um processo localizado no tempo. Podemos distinguir: presente, pretérito e futuro. Tempo presente: exprime um fato que ocorre no momento da fala.
Presente, passado e futuro.
advérbio De maneira simultânea; ao mesmo tempo; simultaneamente: participava concomitantemente da escola e do coral. Produzido em simultâneo, juntamente com outra coisa: empresa produz conteúdos para sites e para a rede concomitantemente. Etimologia (origem da palavra concomitantemente).
“Ao mesmo tempo que” é uma locução conjuntiva e é sinônima de “enquanto”. Exemplos: Os soldados cantavam hinos ao mesmo tempo que marchavam ( = enquanto marchavam). Ela cozinha ao mesmo tempo que ouve as notícias (= enquanto ouve as notícias).
Significado de Concomitante
adjetivo Que acontece ao mesmo tempo que outra coisa; simultâneo.
Assim, o correto é dizer: Há pouco tempo a vi na sua casa. Eu não a vejo há muito tempo. Ele chegou há pouco tempo. A utilização de “atrás” é redundante e deve ser evitada, principalmente na escrita, uma vez que o verbo “haver” (empregado no sentido de tempo decorrido) já possui essa significação.
Na indicação de tempo passado, a forma correta de escrita dessa expressão é há muito tempo, sendo formada com o verbo haver: Isso já aconteceu há muito tempo. Isso já aconteceu há muitos anos.
Tornar mais longo: alongar, estender, encompridar, ampliar, estirar, distender. Fazer durar mais tempo: prorrogar, durar, demorar, esticar, continuar, expandir, alargar, dilatar, protrair. ... adiar, protelar, tardar, retardar, procrastinar, postergar, pospor, delongar, temporizar, espaçar, diferir.
Tempo: hoje, logo, primeiro, ontem, tarde, outrora, amanhã, cedo, dantes, depois, ainda, antigamente, antes, doravante, nunca, então, ora, jamais, agora, sempre, já, enfim, afinal, amiúde, breve, constantemente, entrementes, imediatamente, primeiramente, provisoriamente, sucessivamente, às vezes, à tarde, à noite, de ...
Onde: Indica o lugar em que algo ou alguém está. Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. O verbo “encontrar” não indica movimentação.
O tempo é uma intuição pura a priori no plano da sensibilidade, é uma noção objetiva de observação e não é extraído da experiência, mas sim prévio a qualquer experiência.
O tempo se refere às condições atmosféricas registradas em um período de tempo curto - a onda de frio que deve chegar ao Brasil é um exemplo disso. O clima, por outro lado, é um panorama mais prolongado e completo dos padrões de tempo.
O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).
Os advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. São flexionados em grau (comparativo e superlativo) e divididos em: advérbios de modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida.
Advérbio de Intensidade: são as palavras que conferem a intensidade da ação. Advérbio de Afirmação: são os advérbios que têm a função de afirmar. Advérbio de Negação: são as palavras que exprimem a ideia de negar. Advérbio de Dúvida: são as palavras que expressam a ideia de incerteza.
O advérbio refere-se a um verbo, a um adjetivo, a uma locução adjetiva, a um advérbio ou a uma locução adverbial, exercendo somente a função sintática de adjunto adverbial. Exemplos: Sempre trabalhou muito. (O advérbio de intensidade muito modifica o verbo trabalhar.)
Como funciona a avaliação trimestral?
Porque a animação é importante?
Quais as sequelas da histoplasmose?
Quais são os poderes de Apolo?
Quais as principais linguagens da arte de rua?
O que é caráter ácido e básico?
Como diagnosticar uma pessoa com transtorno bipolar?
Quais alimentos a mãe deve comer quando está amamentando?
Quanto tempo o veículo pode ficar no pátio?
Quantos andares pode ser feito alvenaria estrutural?
Quais são os três tipos de sistema de produção?
É possível corrigir sentença ultra petita por meio de embargos de declaração?
Quais os tipos de tempero verde?
O que engorda são as calorias?
Para que serve o ácido sulfúrico?