Uma, até duas, taças de vinho tinto por dia pode sim fazer muito bem à saúde. Rica em agentes antioxidantes, a bebida ajuda a fortalecer o organismo, prevenindo diversas doenças, principalmente relacionadas ao coração. Mas, como se trata de um produto alcoólico, é necessário muito equilíbrio no consumo.
Portanto, tomar uma taça de vinho antes de dormir pode emagrecer e manter os níveis saudáveis do seu corpo, conforme explica o médico e fundador da Vinícola Serra das Galés, Sebastião Ferro. “O consumo moderado do vinho pode trazer inúmeros benefícios a saúde como vem comprovando a ciência.
Sabendo disso, as quantidades clinicamente saudáveis indicadas para colher os benefícios do vinho são de uma taça (aproximadamente 200 ml) para as mulheres e duas taças (entre 3 ml) para os homens.
Eles atuam como antioxidantes e podem proteger o organismo contra algumas doenças e ainda combater o envelhecimento. Os polifenóis protegem tanto as células quanto outras substâncias químicas naturais do corpo contra os danos causados pelos radicais livres.
Já entre os vinhos tintos “perfeitos” para a ocasião, Guillaume indica um rótulo com nome já sugestivo: o francês (como o sommelier) Saint Amour, que ele chama de “vinho dos apaixonados”. Gomes elege um tipo também francês, o Pinot Noir da Borgonha, o mais sedutor. “Ele é suave e tem uma acidez legal.
Já o consumo exagerado de álcool provoca um maior risco de doenças cardiovasculares. Veja bem, devemos entender consumo moderado como até duas doses de bebida por dia para homens e uma dose para mulheres.
No caso do vinho, a quantidade diária recomendada pelos médicos é de duas taças para os homens (ou cerca de 300ml). Para mulheres, uma taça (cerca de 200ml). Além dessa quantidade por dia, o álcool inicia o processo de desidratação que prejudica a saúde.
Segurar uma taça de vinho não requer uma técnica muito aprimorada, mas existe a forma certa e a errada de fazê-lo. De uma maneira geral, recomenda-se segurá-la pela haste e não pelo bojo. Segure a taça pela haste, entre as pontas dos dedos polegar, médio e indicador.
Segundo os especialistas, são quatro modelos essenciais: uma taça exclusiva para os vinhos brancos, duas para os tintos (uma para o tinto Borgonha e outra para o Bordeaux), e não podia faltar, por último, uma taça para os vinhos espumantes.
Procure manter a taça parcialmente cheia. Como regra geral, ao beber vinho tinto deve-se manter cerca de um terço taça cheia ou pela metade se o vinho for branco. Da mesma forma, as taças de champanhe ou espumante deverão ficar cerca de três quartos cheias. Ao encher apenas uma parte da taça, é possível diminuir o risco de respingos acidentais.
Quando for necessário colocar uma taça de vinho na mesa de jantar, procure posicioná-la à direita do copo de água. Se não houver um copo de água, basta colocá-la no canto superior esquerdo do seu local, onde o copo de água normalmente ficaria. Procure beber sempre no mesmo local na borda da taça.
Como saber se estou no rol de visitas?
Quando uma transformação linear e Bijetora?
Quem tem Ovario Policistico ovula quando?
Como saber se uma propriedade é da Prefeitura?
Quanto tempo pode durar um estado depressivo?
Por que os compostos moleculares não conduzem corrente elétrica?
Como saber se ele está ficando com alguém?
Como saber se a substância é pura?
Estou perdendo massa magra ao invés de gordura?
Como ocorre o processo de oxidação dos metais?
Qual o momento que a NF-E é considerada um documento válido?
Como calcular a oxigenação da água?
Como ocorre o recrutamento de leucócitos para os locais de inflamação?
Como se dá a participação e o controle social no SUS?
Como é feita a Osmorregulação em peixes de água doce e salgada?
Como acontece a exploração do trabalho?
Como se dá a transmissão do DNA?
Quando se considera feita a penhora?