Para melhor entendimento, é preciso lembrar que locuções adverbiais, prepositivas ou conjuntivas devem ter indicador de crase. Veja o exemplo: “Estou à procura de emprego”, por ser formada por uma palavra feminina (procura), é obrigatório o uso da crase.
A procura ou à procura? Depende. Em "A procura dos criminosos durou dez dias", não há o acento da crase porque não há preposição (A procura dos criminosos = sujeito). Em "A polícia está à procura dos criminosos", devemos usar o acento grave porque à procura de é uma locução prepositiva.
A crase caracteriza-se como a fusão de duas vogais idênticas, relacionadas ao emprego da preposição “a” com o artigo feminino a (s), com o “a” inicial referente aos pronomes demonstrativos – aquela (s), aquele (s), aquilo e com o “a” pertencente ao pronome relativo a qual (as quais).
É importante mencionar que vogais idênticas são também contraídas, visto ser a crase um processo fonológico: Exemplos: leer - ler. door - dor.
...
Adoro bife à milanesa.Eles querem vitela à parmigiana.Ela se vestiu à cigana.Ele cortou o cabelo à Nero.
Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei. Quanto a esse assunto, nada sei.
31 curiosidades que você vai gostar
A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
Sim, Monique. A expressão “umas às outras”, que indica uma ação recíproca, tem crase, ou seja, existe nela a contração da preposição a com o artigo definido feminino as. Equivale a “uma a + as outras”. Exemplo: “As colegas elogiavam-se umas às outras em público, mas pelas costas eram pura maledência”.
Quando usar a crase?Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.Observe: Ela se mostrou favorável a + a medida = Ela se mostrou favorável à medida.Portanto:Atenção! ... Observe: Não me refiro a essa, mas a (aquela) da direita = Não me refiro a essa, mas àquela da direita.Resolução.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Quais são os sistemas de navegação atuais?
O que acontece quando o peso estaciona?
Quem administra o município e supervisiona os serviços públicos?
O que são vetores e matrizes para programação?
Qual é a diferença entre amar e estar apaixonado?
Quais são as quatro matrizes filosóficas do Serviço Social?
Como fazer curativo após retirada de dreno?
Como é a fala de um esquizofrênico?
Qual melhor companhia para viajar?
O que é condicionado a representação?
Como Sherlock Holmes resolve seus casos?
O que significa o número dois?
O que aconteceu com Maju Coutinho do Jornal Hoje?
O que existe na Lua e o que não existe?
Qual a fase mais importante da adolescência?
Qual fruta é bom para os rins?