Estudos comprovam que a prática regular de atividades físicas e a adoção de um estilo de vida ativo são fundamentais para a prevenção primária e tratamento de inúmeras doenças crônicas não transmissíveis, principalmente as relacionadas às doenças cardiovasculares e o câncer.
A prática regular de exercício físico é capaz de prevenir doenças, principalmente as que envolvem desdobramentos cardiometabólicos. Adicionalmente, ela é muito utilizada também como forma de tratamento de patologias que envolvam não somente componentes cardiovasculares e metabólicos, mas também osteomioarticulares.
Um estilo de vida mais ativo contribui para diminuir a incidência de várias doenças crônico-degenerativas, reduzindo os índices de mortalidade cardiovascular e geral. A prática regular de exercícios garante o aumento de massa muscular, além da preservação da massa óssea e o controle da glicemia e da pressão.
É clara a importância deste profissional no âmbito dos serviços de saúde visto que ele pode contribuir na elaboração e desenvolvimento de programas e atividades para a promoção de estilo de vida saudável, atuando na saúde preventiva, uma das maiores propostas do SUS, ajudando até mesmo na economia dos cofres públicos, ...
A Educação Física e a saúde aparecem relacionadas ao longo da história. Frases como "o exercício faz bem à saúde" e "o esporte é saudável" são comuns em nosso cotidiano e demonstram empirica-mente essa relação, a qual se dá pela via da aptidão física e apóia-se na influência benéfica do exercício no status de saúde.
24 curiosidades que você vai gostar
Considerando o tema estudado sugere-se alguns conteúdos que podem ser ensinados nas aulas de Educação física, são eles: Significado de Saúde; Estilo de vida e Saúde; Saúde e Qualidade de Vida; Nutrição e alimentação saudável; Atividade física e exercício físico; Aptidão Física relacionada a Saúde; Composição corporal e ...
O papel do Educador Físico não se resume somente a prescrição dos exercícios, este profissional também irá trabalhar com a quebra de paradigmas a respeito do benefício da prática da atividade física, trabalhará fatores motivacionais, inclusão social, cultura e educação com relação aos esportes e principalmente, tentar ...
Ela também atua na diminuição do sobrepeso e obesidade, elevando a autoestima, aumentando a sensação de bem-estar e disposição para andar, correr, brincar e se movimentar. A atividade física é essencial para a manutenção e melhoria da saúde e na prevenção de enfermidades, para todas as pessoas em qualquer idade.
Os benefícios que a prática regular e orientada de atividades físicas proporciona às pessoas vão desde a melhora da auto-estima até o tratamento não farmacológico de doenças crônicas congênitas ou adquiridas.
A Educação Física é um processo de Educação em Saúde, seja por vias formais ou não formais, pois ao promover uma educação efetiva para a saúde e uma ocupação saudável do tempo livre de lazer, constitui-se em um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo e em conseqüência favorece a obtenção de qualidade ...
Traumas mecânicos, alterações metabólicas, além de problemas psicológicos, podem advir da atividade física realizada de forma inadequada. O supertreinamento, assim como esforços vigorosos realizados por pessoas não aptas, pode resultar em verdadeiras catástrofes.
O profissional de educação física, ao ministrar aulas nos grupos de convivência e propor a AF, tem função primordial na adesão de idosos em programas de AF, seus métodos de promoção e incentivo motivacional podem influenciar significativamente na adoção de um estilo de vida saudável e ativo na velhice.
Os resultados encontrados no presente estudo sugerem que a Educação Física escolar tem o papel fundamental no desenvolvimento da consciência corporal estimulando os alunos a movimentos básicos e a pratica de esportes trazendo assim ao aluno a percepção da importância da pratica da mesma e sua influência direta na ...
Por meio de atividades físicas coletivas ou individuais, como jogos e esportes, a Educação Física promove experiências construtivas de convivência, cidadania e consciência corporal. Além, é claro, de estimular um estilo de vida saudável. ... Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental.
Os exercícios melhoram o condicionamento cardiovascular e respiratório, a circulação periférica e aumentam a massa óssea e muscular, tornando esse processo de renovação constante pelo qual passa o nosso organismo, um círculo virtuoso ao invés de vicioso, como seria no sedentarismo ou inatividade.
Os Temas Transversais, pertencente aos Parâmetros Curriculares Nacionais, estão incorporados com as demais disciplinas no currículo, como a Educação Física, mostrando a sua importância para construção da cidadania. Os temas são: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Orientação Sexual e Saúde.
O profissional de educação física é capacitado para intervir através da prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio da educação, oferecimento de eventos, lazer e esportes, desempenhando deste modo, atividades muito importantes no âmbito da saúde coletiva. Conforme Mendes et al.
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.
Ao praticar atividades físicas os alunos têm a vantagem de melhorar a saúde e diminuir riscos de doenças como a obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto e doenças respiratórias. Além disso, contribui para desenvolver habilidades nos esportes.
Consciência corporal, de um ponto de vista mais abrangente, não se resume em conhecer, ou mesmo dominar o próprio corpo, mas em ter a consciência de que somos um corpo e que toda a atitude do ser humano é corporal.
A partir do profissional de Educação Física no NASF-AB, houve o fortalecimento da Atenção Primária no que concerne a prevenção e promoção a saúde, resultando em avanços significativos no cuidado integral a saúde da população, de modo que atenda o conceito ampliado de saúde, pois suas ações consistem em proteção, ...
O papel do profissional de educação física vai além do desenvolvimento de práticas que visam a promoção, prevenção, proteção e reabilitação da saúde. Sua função também é aprimorar habilidades sociais e psicológicas dos alunos, de forma a promover a cidadania e o respeito na escola e na sociedade.
Esse profissional é promotor da saúde e da qualidade de vida para a sociedade. Com todo o conhecimento adquirido durante a formação acadêmica, o profissional de Educação Física, ao promover a saúde através da prática de atividades físicas, ele proporciona, automaticamente, a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Sabemos que a prática de atividade física faz bem para a mente e o corpo. Os benefícios vão muito além de manter ou perder peso. Entre as vantagens para a saúde estão a redução do risco de hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e de cólon, depressão e quedas em geral.
Os benefícios dessas práticas favorecem os aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Dentre eles destaca-se: preservação da independência; redução da ansiedade e do estresse, melhora do estado de humor e da autoestima e, amplia o contato social, entre outros1.
Como calcular medicamento por peso?
Quantos km dura o óleo Motul 10W30?
Quem tem problema renal pode tomar vitamina C com zinco?
Como fazer uma boa ação de marketing?
Quando a sentença começa a valer?
Qual é a droga que faz a pessoa vira zumbi?
Quais são as gerações da Bíblia?
Quais são os requisitos para passar no Exército?
Qual o valor da moeda de 1 real de 1994?
O que são sais não oxigenados Cite um exemplo?
O que é custo direto ou variável?
Quando posso pedir citação por oficial de justiça?
Como reclamar queima de aparelhos?