Cada sociedade segrega um modelo de homem ideal e, é deste modelo que depende a imagem da velhice, a sua valorização ou desvalorização. ... A partir do Século XIV, o peso dos velhos na Sociedade aumenta e tem como conseqüência o recrudescer da crítica contra os velhos.
Antiguidade clássica grega e romana A velhice foi vista como um estágio de declínio e decrepitude, enquanto a beleza, força e juventude foram valorizadas acima de tudo. Os atenienses, na época de Aristóteles, não gostavam de pessoas idosas e, muitas vezes, revoltavam-se contra eles.
Nas sociedades primitivas, os velhos eram objetos de veneração. Os jovens a eles recorriam em busca de seus conselhos, eram respeitados e lhes confiavam negócios.
Os Hebreus se destacavam pela importância dada a seus velhos, que eram vistos como os chefes naturais. Na cultura hebraica destaca-se “Matusalém” que, segundo as escrituras, teria vivido 969 anos. Para eles, uma vida longa era vista como uma benção. Na sociedade romana os velhos detinham uma posição privilegiada.
A velhice é considerada a terceira idade da vida humana e se caracteriza pela queda de força e degeneração do organismo, ou seja, ao longo da vida têm-se várias fases e é com elas que você cresce e amadurece.
Em linhas gerais, ele estabelece a obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público em assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à ...
Direito ao respeito: inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral do idoso; Direito à moradia digna: com sua família ou em instituição pública ou privada; Direito à gratuidade de medicamentos, próteses e quaisquer recursos relativos a tratamento, habilitação ou reabilitação do idoso, em esferas públicas.
Assim, prevalece uma visão negativa do idoso e do processo de envelhecimento, onde lhe são atribuídas imagens e estereótipos negativos.
Importante falar que essa mudança de visão em torno da figura do idoso se concretiza principalmente com as mudanças trazidas a partir da Revolução Industrial. Assim, a prioridade na produção criou uma cultura onde a agilidade e rapidez são exaltadas em detrimento à experiência adquirida ao longo da vida.
Como tal, é dado o devido valor aos idosos, respeitando o papel destes na sociedade. Devido a muitas melhorias ao longo dos séculos, a expectativa de vida é de aproximadamente 79 anos para homens e 83 anos para mulheres.
O fato é que atitudes como essa são reflexo da forma como esses idosos são vistos em nossa sociedade e que deverá ser modificada com o aumento significativo de expectativa de vida no mundo e em nosso país, sendo necessário repensar e preparar a nossa população para outra realidade. Histórico Dos Direitos Dos Idosos.
Qual a cor da gema do ovo em inglês?
O que é uma sentença de pronúncia?
O que é um currículo transdisciplinar?
Quem é classe média no Brasil 2020?
Como saber se meus hormônios estão regulados?
Quanto custa viver na Itália 2021?
Qual é o aplicativo mais usado no Brasil?
Quanto custa um Fox 1.6 2005 completo?
Quantos habitantes tem o Brasil 2021?
Para que serve a tecla Ctrl T?
Quais são os ângulos externos?
Quais os tipos de riscos em biossegurança?
Qual o conceito de ato jurídico?
Quais são os sinais de que o parto está chegando?
Quantos tipos de rejunte existe?
Como saber o que foi alterado no Word?
Quantos litros rende 1 kg de banha de porco?
O que é modalidade do curso superior?
Quais são as sanções disciplinares aplicáveis em um julgamento ético ao advogado?