A mediação cultural pode ser realizada em museus, lugares históricos, parques, galerias de arte, zoológicos, aquários, jardins botânicos, reservas naturais e uma série de outros patrimônios culturais.
4) a mediação cultural pode ser definida, sem dúvida, a nível funcional: visa fazer acender um público a obras (ou saberes) e a sua ação consiste em construir uma interface entre estes dois universos estranhos um ao outro (o do público e o objeto cultural) com o fim precisamente de permitir uma apropriação do segundo ...
Mediação cultural são as formas em que a informação é passada a visitantes de locais como parques de ciências, lugares históricos, jardins botânicos, museus e outros patrimônios culturais.
Mediação cultural é uma ação educativa que visa por meio da troca entre o agente educador e o visitante, trazer uma percepção sobre o que está sendo visitado, sobre o patrimônio, sobre obras de arte, objetos de museus.
No caso da dança, a mediação surge a partir do objeto cultural que é a própria dança, com a intersecção do professor que traz suas representações, crenças e conhecimentos, a escola e os alunos com suas representações sociais, culturais e intelectuais que direcionam o sentido da prática individual, e o mundo cultural de ...
Assim, “a mediação cultural é um território a ser explorado na formação de qualquer educador”, pois não basta ser educador, tem de também se tornar mediador. Nesse momento que a mediação ocorre, os sujeitos [re]conhecem-se nas obras dos artistas, sentem-se imersos e [co]partícipes dessa cultura, dessa arte.
Um grupo teatral encontra-se como mediador artístico cultural, quando por meio da sua produção artística, viabiliza uma forma diferenciada de relação de sujeitos com outros sujeitos, mediados pela linguagem, neste caso a cênica.
Para a Unesco, a música é considerada um patrimônio cultural imaterial da humanidade, uma vez que é uma expressão que grupos e indivíduos vão passando de geração em geração nas comunidades, assim como a dança, literatura e saberes de um povo.
A mediação cultural entra na escola como um processo intencional para promover o encontro da arte com o aluno por meio do mediador. Nesse caso, o professor assume o papel de mediador, o qual irá proporcionar o acesso do aluno à arte. Este deve ter a capacidade de instigar o olhar do educando para o caminho estético.
O tema da mediação cultural readquiriu nas três últimas décadas muita relevância nos discursos políticos e programáticos que apelam à formação e atração de públicos para as artes e a cultura.
Étnicas (ACIME), apresenta mais este estudo, da autoria de Ana Oliveira e Carla Galego, com a colaboração de Laura Godinho, cujo tema é a mediação sócio-cultural, uma novidade que tem vindo a ser “imposta” pela própria realidade social.
2 Neste contexto, o papel da mediação na formação da prática cultural e na relação que os indivíduos estabelecem com as artes e a cultura adquire um interesse renovado, não só por parte das ciências sociais (e da sociologia em particular), 1 como também por parte dos políticos, instituições e agentes que lidam com esse setor.
INTERCULTURALIDADE E MEDIAÇÃO MEDIAÇÃO INTERCULTURAL1 Carlos Giménez Romero INTERCULTURALIDADE E MEDIAÇÃO 2 MEDIAÇÃO INTERCULTURAL TÍTULO Interculturalidade e Mediação AUTOR Carlos Giménez Romero TRADUÇÃO Adelina Gouveia REVISÃO Camila Cardoso Ferreira EDITOR Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, IP)