O Sputnik 1 foi lançado pelos soviéticos no dia 4 de outubro de 1957 e foi o primeiro satélite artificial a ser lançado pela humanidade.
O sonho de uma vida
Júnior tinha 24 anos e já era engenheiro formado quando, em 1957, captou os sinais transmitidos pelo Sputnik, o primeiro satélite artificial em órbita da Terra.
O satélite orbitou a terra por 22 dias, até que no dia 26 de outubro de 1957, acabaram as baterias. No entanto, o Sputnik só foi destruído no dia 4 de janeiro de 1958, quando o satélite deixou a órbita da Terra e depois mergulhou na atmosfera terrestre.
A causa mortis da tripulante canina só foi revelada depois de décadas, em 2002, como sendo fruto do estresse causado pelo superaquecimento da cabine ao entrar em órbita.
O Semiorka foi o foguete responsável por levar o Sputnik ao espaço e conseguia transportar mais de 1000 kg para fora da órbita terrestre. A decisão de utilizar o Semiorka para lançar o Sputnik 1 partiu da Academia de Ciências da União Soviética, em 1956.
30 curiosidades que você vai gostar
O programa espacial Sputnik foi criado pela União Soviética em meados da década de 50, do século XX, para demonstrar a viabilidade dos satélites artificiais. O objetivo era investigar o espaço e descobrir se organismos vivos eram capazes de sobreviver no espaço.
No dicionário, spútnik é companheiro de viagem, cônjuge ou satélite. Desde 2014, é o nome da agência oficial russa de notícias, substituindo a Voz da Rússia. Mas a palavra se celebrizou ao nomear o primeiro programa espacial soviético.
De acordo com relatos históricos, o primeiro satélite artificial foi criado pela antiga União Soviética e lançado em meados de 1957 durante um período importante chamado Guerra Fria, quando o mundo se dividiu entre os regimes do comunismo – liderados pela União Soviética – e capitalismo – liderado pelos Estados Unidos.
Para combater o sucesso soviético, os estadunidenses anunciaram a criação da NASA e desenvolveram o seu próprio programa, chamado Apollo 11, que levou o homem à lua pela primeira vez em 1969. No total, foram lançados cinco satélites Sputnik, incluindo a missão que levou o primeiro ser vivo ao espaço.
Seu desejo de ver a humanidade se tornar uma civilização espacial de fato foi a principal motivação por trás da fundação da SpaceX.
O dia quatro de outubro de 1957 foi um marco para história mundial. Nesta data, a União Soviética colocou o satélite Sputnik em órbita. Este foi o primeiro satélite artificial lançando ao espaço e marcou a corrida espacial que era travada entre os soviéticos e os Estados Unidos.
O satélite brasileiro Amazônia-1 foi lançado para o espaço com sucesso. O lançamento ocorreu no Centro Espacial Satish Dhawan, na ilha de Sriharikota, na Índia. Este é o primeiro satélite totalmente feito no Brasil a entrar em órbita. O satélite tem como objetivo observar e monitorar o desmatamento da região amazônica.
O Brasil em 28 de fevereiro de 2021 lançou o seu primeiro satélite, o Amazonia-1, apesar da pesquisa e do desenvolvimento ter sido totalmente feito pelo país, o mesmo não possuí tecnologia para lançamento de foguetes e precisou que o mesmo fosse lançado pela Índia, no Centro Espacial de Satish Dhawan.
Em resposta ao lançamento dos Sputnik 1 e 2 realizado pelos soviéticos, os Estados Unidos anunciaram o lançamento de seu próprio satélite artificial. Assim, os americanos lançaram o Explorer 1, no dia 31 de janeiro de 1958. Esse satélite foi responsável por descobrir uma região radiativa ao redor da Terra.
Os satélites são utilizados em diversas áreas como na comunicação, observação da terra, navegação, ciência, meteorologia, desenvolvimento tecnológico, defesa, exploração espacial, voo tripulado.
Os soviéticos foram os responsáveis por lançar o primeiro satélite artificial que orbitou a Terra em 1957. Esse feito deu início à conhecida corrida espacial. O lançamento do Sputnik deu início à corrida espacial. ...
Antes disso, um foguete chamado R-7 se tornou o primeiro a colocar um objeto na órbita da Terra — o satélite soviético Sputnik-1, em 1957. Foi somente em 12 de abril de 1961 que o cosmonauta Yuri Gagarin voou a partir de um foguete Vostok-K para além da atmosfera, tornando-se o primeiro ser humano a ir para o espaço.
Cadela russa Laika sobreviveu apenas algumas horas no espaço a bordo do satélite Sputnik 2. Há exatos 60 anos, no dia 3 de novembro de 1957, a cadela Laika tornou-se o primeiro ser vivo a viajar para o espaço e orbitar o planeta Terra.
E elas não decepcionaram os cientistas. Anita acabou morrendo na estação espacial, pouco antes de retornar à Terra, enquanto Arabella morreu na cápsula de regresso, durante a reentrada na atmosfera. Os corpos das “aranhas-astronautas” estão em exposição no Museu Smithsonian, em Washington.
Conheça a dickinsonia, o primeiro animal do mundo
Poucas pessoas a conhecem, mas a dickinsonia é uma criatura que existiu durante o período Ediacarano, ou seja, 635 milhões de anos atrás. Deste período vêm fósseis de extrema raridade, aos quais a dickinsonia foi adicionada.
Entre 1948 e 1961, 48 cães foram enviados pela o espaço pela União Soviética e 20 deles morreram. Duas tartarugas, moscas e o chamado bicho-da-farinha orbitaram em volta da lua em 1968, e seguiram-se sapos, gatos e aranhas.
Quando é possível detectar síndrome de Down na gravidez?
Como saber se o bebê tem cabelo na ultrassom?
Como saber se o bebê tem displasia de quadril?
Quando o bebê endurece as pernas?
Como saber se seu nome está sendo usado como laranja?
O que é fibrose cística em Recém-nascido?
O que acontece quando o Facebook te bloqueia?
Como cuidar do cabelo com corte pixie?
Como saber se o arroz está seco?
O que acontece quando alguém te bloqueia no lol?
Como saber se o bebê tem problemas para falar?
Como saber se o bebê morreu na barriga?
Qual é a regra em relação aos verbos para os pronomes de tratamento exemplifique?
Qual a melhor água para as plantas?
Como ajudar bebê com disquesia?
Como saber se uma pessoa é empreendedora?
Como saber se a porta está aberta?