02 do Código de Ética Profissional do Psicólogo, Resolução CFP 002/87 de 15 de agosto de 1987 com a seguinte redação: Art. 2° - Ao Psicólogo é vedado: 0) prestar serviços ou mesmo vincular seu título de Psicólogo a serviços de atendimento psicológico via telefônica (Conselho Federal de Psicologia [CFP], 1995).
O primeiro Código de Ética que orientou a conduta dos(as) psicólogos (as) foi elaborado pela Associação Brasileira de Psicologia em 1967 e conforme a Resolução CFP 008/1975 "oficiosamente" pautava as atividades do(a) psicólogo(a).
Foi em São Paulo que se organizou o primeiro Código de Ética Profissional em toda a América do Sul. Ele foi aprovado pelo Instituto dos Advogados de São Paulo, em agosto de 1921.
A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a socieda- de e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na pro- moção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
37 curiosidades que você vai gostar
A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.
Para tanto, existem sete princípios fundamentais que devem orientar a atuação do psicólogo: o respeito e a promoção da liberdade, da igualdade e da integridade do ser humano; promoção da saúde e da qualidade de vida; responsabilidade social; desenvolvimento da Psicologia no campo teórico e prático; acesso da população ...
Assim, o Código de Ética, Resolução CFP n° 010/2005 foi aprovado, entrando em vigor na data em que se comemorava o dia do Psicólogo daquele mesmo ano. O documento consta de sete Princípios Fundamentais e 25 artigos, distribuídos em dois capítulos:das responsabilidades do psicólogo e das disposições gerais.
É correto afirmar em relação à função primordial do Código de Ética profissional do Psicólogo, estabelecido pela Resolução CFP nº 10, de 21 de julho de 2005, que: Normatiza a natureza técnica do trabalho. É um conjunto fixo de normas imutável no tempo.
Qual o preço de uma passagem de ônibus de São Paulo para Caraguatatuba?
Como gerar um novo boleto do Enem?
Qual é o princípio que informa a emenda da petição inicial e o que ele determina?
O que fazer quando ele some do nada?
Quais são as formas de pagamento da Udemy?
Tem voo direto de Recife para Jericoacoara?
Como são feitas as substituições durante o jogo de futsal?
Como é feito os painéis solares?
Como posso tratar um adolescente com déficit de atenção?
Quais os ingredientes da salsicha sadia?
Quais matérias são usados na fabricação de brinquedos?
Como usar o azeite de oliva para emagrecer?
Quem são os filhos de Hades em Percy Jackson?
Como o capital de giro pode ser identificado em um negócio?
Como é feito o parto normal no SUS?
Como o capital intelectual pode impactar a gestão estratégica de pessoas dentro das empresas?