As primeiras observações telescópicas de Mercúrio foram feitas por Galileu Galilei em 1610.
Os planetas internos, Mercúrio e Vênus, e os planetas exteriores, Marte, Júpiter e Saturno, foram identificados por antigos astrônomos babilônios no 2º milênio antes de Cristo.
- A superfície de mercúrio é marcada pela grande presença de planícies com muitas crateras, formadas pelo impacto de meteoritos. - Cerca de 70% do planeta Mercúrio é composto por metal e os outros 30% de silicatos (minerais que formam as rochas). - A distância entre o planeta Terra e Mercúrio é de 80,5 milhões de km.
Urano foi o primeiro planeta a ser descoberto após a invenção do telescópio. Ele é o sétimo planeta mais longe do Sol — sua distância em relação a essa estrela é de aproximadamente 2,9 bilhões de quilômetros. Ilustração de Urano e seus anéis. Urano é o sétimo planeta mais distante do Sol.
Netuno é o último planeta do Sistema Solar, além de ter sido o último a ser descoberto.
22 curiosidades que você vai gostar
Mercúrio e Vênus não têm luas
Por estar muito próximo do Sol, qualquer lua que Mercúrio pudesse ter tido ou tentado capturar estaria em uma órbita instável, porque o Sol a puxaria. Logo, a Lua eventualmente se afastaria e orbitaria o Sol, abandonando o primeiro e menor planeta de nosso sistema.
Já Mercúrio, possuindo uma fina e pouquíssima densa atmosfera, não consegue prender minimamente a imensa quantidade de energia que chega do Sol até ele. Assim, as temperaturas na superfície desse planeta não passam dos 420°C (só, né...), mesmo estando bem perto da nossa estrela.
Os gregos o chamavam de Hermes, em alusão ao mensageiro do Olimpo mais veloz. Mercúrio é a versão romana desse deus. Os astrônomos da Antiguidade se encantavam com o brilho do planeta no céu noturno. Por isso, foi batizado com o nome da deusa romana do amor e da beleza.
Para que a nave lançada em 2004 chegue lá, a equipe de Acuña a fará viajar por 7 anos em malabarismos siderais: serão 15 voltas em torno do Sol, uma ao redor da Terra e duas em Vênus.
Terra - 365,26 dias. Marte - 1,88 ano. Júpiter - 11,86 anos. Saturno - 29,46 anos.
Em 1610 d.C., Galileo Galilei observava o segundo planeta do Sistema Solar por um telescópio e notou que ele passava por "fases" semelhantes as da Lua. Essa observação colaborou com a visão copernicana de que os planetas orbitavam ao redor do Sol e não ao redor da Terra.
O planeta Netuno, último do Sistema Solar, foi descoberto há 169 anos, no dia 23 de setembro de 1846. O sistema solar é formado por oito planetas, obedecendo à seguinte ordem a partir do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Os gregos antigos, há mais de 2.500 anos, já escreviam sobre Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, os cinco planetas claramente visíveis a olho nu. Contando também com a Terra, isso significa que seis dos nove planetas já eram conhecidos. Mas Urano só foi descoberto em 1781, pelo o astrônomo William Herschel.
2) Vênus é mais quente do que Mercúrio
Isso acontece porque a atmosfera densa de Vênus é composta de dióxido de carbono e nuvens de ácido sulfúrico que prendem o calor dentro do planeta em uma versão mais intensa do efeito estufa da Terra.
O planeta mais próximo do Sol é Mercúrio. Por isso muitas pessoas acham que é este o planeta mais quente. No entanto, o planeta mais quente é Vênus, o segundo mais próximo do Sol. A razão é que Vênus possui uma atmosfera muito densa, que retém o calor e faz com que a temperatura média no planeta seja de 450 graus.
De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.
No nosso Sistema Solar, os planetas são divididos entre gasosos e rochosos. Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.
Vênus, junto com Mercúrio, é um dos dois planetas do Sistema Solar que não possui satélites naturais.
A Lua é um planeta secundário porque gira em volta de um planeta maior, a Terra. A Lua é um satélite (natural) da Terra." Resposta: Esta frase está gravemente errada. A Lua não é um planeta mas sim um satélite natural da Terra.
Essas são algumas das características de Netuno, o último planeta de nosso Sistema Solar. Ao todo, a distância entre o planeta azul e o Sol é quase 30 vezes maior que a entre a estrela e a Terra.
Até a metade dos anos 2000, estudamos na escola que o sistema solar era composto por nove planetas, o mais distante deles Plutão. Mas, em 2006, uma mudança na definição da União Astronômica Internacional sobre o que é um planeta fez com que Plutão mudasse de categoria para planeta anão.
Um gigante gasoso, Júpiter é o quinto e maior planeta do Sistema Solar. Foi o primeiro a se formar, após a aparição do Sol. Júpiter tem um décimo do raio do Sol e 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas do Sistema Solar somados.
Qual a diferença entre gosto é gosto?
Onde guardar pele Lendaria Red Dead?
Tem como ganhar dinheiro com bordado?
Qual o correto YouTube ou YouTube?
Como que escreve Jesus te ama?
Como aumentar o lucro da boate GTA V?
O que fazer para o pirulito de chocolate não derreter?
Como ganhar dinheiro alugando carros?
Como se escreve o nome frase em inglês?
Como ganhar 10 reais na Steam 2020?
Como guardar roupas em caixas de papelão?
Como ganhar muito dinheiro no SportingBet?
Como energizar Tarot de Marselha?
Quanto tempo dura repolho cozido na geladeira?
Quais são os produtos digitais mais procurados?