Nightingale acreditava que fornecer um ambiente adequado era o diferencial na recuperação dos doentes, e é este preceito que fundamenta a Teoria Ambientalista. Assim, a teórica tornou-se conhecida pelos seus atos que trouxeram resultados inovadores ao tratamento de doentes2.
Para Florence Nightingale, a preparação do ambiente deve assegurar as condições sanitárias das moradias, sendo estas: ar puro, água pura, esgoto eficiente, limpeza e iluminação.
1. O dinheiro público deveria manter o treinamento de enfermeiras e este, deveria ser considerado tão importante quanto qualquer outra forma de ensino. 2. Deveria existir uma estreita associação entre hospitais e escolas de treinamento, sem estas dependerem financeira e administrativamente.
Florence não conhecia o conceito de contato por microorganismos, uma vez que este ainda não tinha sido descoberto, porém já acreditava em um meticuloso cuidado quanto à limpeza do ambiente e pessoal, ar fresco e boa iluminação, calor adequado, boa nutrição e repouso, com manutenção do vigor do paciente para a cura.
Nightingale defendia o ensino da enfermagem ligado à instituição hospitalar, e considerava o ideal da enfermagem uma vocação, que requeria dedicação exclusiva e árdua preparação.
45 curiosidades que você vai gostar
O exemplo deixado por Florence Nightingale inspirou e continua inspirando inúmeros enfermeiros no mundo todo. Em sua homenagem, foi criada uma medalha em 1912 para reconhecer os enfermeiros e auxiliares de enfermagem que cuidam dos doentes e feridos em guerras ou desastres naturais de maneira extraordinária.
Florence acreditava que fornecer um ambiente adequado era o diferencial na recuperação dos doentes e é este produto que fundamenta a teoria ambientalista, assim, a teoria tornou-se conhecida, pois trouxe resultados inovadores ao tratamento de doentes, na manutenção de um ambiente favorável no sentido de facilitar o ...
Florence foi pioneira no tratamento dos feridos durante a Guerra da Crimeia. Ao longo de sua atuação no manejo dos feridos, ela identificou que a falta de higiene e as doenças infectocontagiosas eram “carro chefe” na involução do tratamento dos soldados, sendo o motivo dos altos índices de óbitos.
Há exatos dois séculos nascia Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. Na época em que viveu, ficou conhecida como “A Dama da Lâmpada”, pois percorria as enfermarias com uma lanterna na mão. Nightingale nasceu em Florença, na Itália, mas era filha de ingleses.
A disciplina rigorosa, do tipo militar, era uma das características da escola nightingaleana, bem como a exigência de qualidades morais das candidatas. O curso, de um ano de duração, consistia em aulas diárias ministradas por médicos.
A disciplina rigorosa, do tipo militar, era uma das características da escola nightingaleana, bem como a exigência de qualidades morais das candidatas. O curso, de um ano de duração, consistia em aulas diárias ministradas por médicos.
Nessa perspectiva, o foco do cuidado de enfermagem é a higiene ambiental, conceito básico mais característico de seus trabalhos.
A enfermagem, ao longo de sua evolução, apresenta três fases distintas: • a empírica ou primitiva, no período anterior a Florence Nightingale; • a evolutiva, também chamada de Idade de Florence, e • a de aprimoramento, como é conhecida a fase atual.
Ela dizia que o ambiente hospitalar deveria ser livre de influências externas que afetassem a vida e o desenvolvimento de um organismo, e que essas influências eram capazes de prevenir, suprimir ou contribuir para a doença e a morte e mesmo sem ela ter o conhecimento sobre o contato por microorganismos, ainda assim ...
Madeleine Leininger, com sua Teoria Transcultural, propõe uma visão de mundo que permite ao enfermeiro planejar junto com a cliente os cuidados, preservando as características culturais diversas e/ou comuns do grupo ao qual pertence.
Em 1854 foi enfermeira de guerra e, durante os combates, os soldados fizeram de Florence o seu anjo da guarda, pois de lanterna na mão percorria as enfermarias dos acampamentos, atendendo os soldados doentes. Por este motivo ela ficou conhecida mundialmente como A Dama da Lâmpada.
Ela é considerada a pioneira da enfermagem justamente por isso: em outros conflitos ao longo da história, já existiam hospitais de campanha. Mas eles tinham condições péssimas e as pessoas que trabalhavam ali como ajudantes dos médicos não tinham formação alguma na área.
Florence Nightingale foi a mulher que fundou a Enfermagem moderna e destacou-se no tratamento de feridos em guerras. ... Ela foi a pioneira no tratamento de feridos em batalhas, ficando famosa pela sua atuação na Guerra da Crimeia.
Mas além disso, ela propôs soluções e foi a campo trabalhar. Suas contribuições foram simples: lavagem de mãos, arrumação de camas, talheres limpos, limpeza e ventilação do ambiente, cartas a familiares para amenizar a dor e... cuidado.
Nightingale aconselhava as pessoas a abrirem as janelas para maximizar a luz e a ventilação, e eliminar o ar “estagnado, mofado e impuro”. E ela defendia melhorias no sistema de drenagem para combater doenças que vinham da água, como o cólera e a febre tifóide.
Na análise do protocolo de recomendações da OMS à população no contexto da atual pandemia provocada pela COVID-19(10), identificou-se analogia entre o referido protocolo e as orientações formuladas por Nightingale relativas à limpeza dos ambientes(6).
A abordagem ambientalista, também chamada de behaviorista ou comportamentalista, privilegia a experiência como fonte do conhecimento e formação de hábitos, atribuindo um grande poder ao ambiente no desenvolvimento e na constituição das características humanas.
Fundou a Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, com curso de um ano, era ministrado por médicos com aulas teóricas e práticas. Florence faleceu em 13 de agosto de 1910; deixando legado de persistência, capacidade, compaixão e dedicação ao próximo, estabeleceu as diretrizes e caminho para enfermagem moderna.
Reduziu de 42% para 2% a mortalidade entre os feridos de guerra Virou Lenda, como Dama da Lamparina, mas também como sanitarista e administradora. Durante sua atuação Florence se dedicou à reforma do saneamento do exército, aos hospitais do exército, ao saneamento da Índia e entre as classes mais pobres da Inglaterra.