O uso das artes colabora com a formação do pensamento, da imaginação, da percepção e da sensibilidade de uma criança. Elas devem ser trabalhadas de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento de suas capacidades criativas, de acordo com a faixa etária.
De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.
A arte é uma importante ferramenta de reflexão, é a partir dela que o homem pode transformar-se e gerar uma refusão, tornando-se um novo homem com novas concepções, tendo a arte como influência maior para todas estas decisões e transformações.
A arte possibilita um diálogo com quem a observa, cria situações que podem se tornar desafiantes para o apreciador e, algumas vezes, os materiais utilizados na própria composição propõem uma reflexão sobre o significado da arte. Um novo tipo de sociedade condiciona um novo tipo de arte.
Auxilia-nos na nossa comunicação, no nosso convívio, no nosso crescimento humano e social. Ela é extremamente importante no desenvolvimento de um povo, ela nos dá uma nova visão de mundo, de sociedade e expande a nossa criatividade. Afinal, Tudo que existe é arte e é gerado por ela.
36 curiosidades que você vai gostar
Este tipo de arte reflete a realidade social, o tempo histórico em que é produzida, a cultura de uma determinada sociedade e sua complexidade. Ela também é ideologizada e muito além da “arte pela arte”, pode estimular o pensamento crítico, a reflexão e a desconstrução de padrões culturais e sociais.
Desde a antiguidade, ela é utilizada como uma forma de expressão do homem, que registrava a história, a cultura, os sentimentos e as convicções de seu tempo. Por isso, ela também sempre foi vista como um instrumento de reflexão e transformação da nossa maneira de pensar e entender o mundo.
Arte e cultura são duas coisas muito importantes no desenvolvimento intelectual e cognitivo de uma pessoa. Sabemos da importância da arte como ferramenta humana para expressão de sentimentos e sensações e percebemos a manifestação artística acontecendo de diversas maneiras nas diversas culturas que existem.
A arte beneficia a saúde emocional, facilitando um caminho de expressividade e autoconhecimento, além de proporcionar uma rede de relacionamentos.
Transformação social significa a mudança da sociedade e do seu modo de organização. Isso pode incluir transformações na natureza, nas instituições sociais, nos comportamentos e nas relações.
Ela traz mais sensibilidade, felicidade e acalento para a vida de muita gente que precisa, que sofre e que vê na arte uma verdadeira forma de alívio para as dores do cotidiano. Mas além disso, a arte pode mudar a vida de alguém com uma revolução completa, impedindo desgraças pessoais e até mesmo vícios.
A arte estava passando por grandes transformações até a chegada da fotografia, que chegou para mudar a forma de enxergar o mundo, pois os artistas passaram a analisar não apenas a paisagem, mas a luz que interfere nessa paisagem, a cor e como o espectador a sentia, por exemplo.
O artista consegue ver aquilo que as outras pessoas não veem, ele cria o que está além do nosso cotidiano, torna intensa a nossa sensibilidade e ainda tem a capacidade de promover uma visão crítica sobre um determinado tema, ou até mesmo propor uma reflexão, seja com uma pintura, uma música, um poema ou um livro…
Arte e cultura estão totalmente ligadas, pois é através da arte que conseguimos diferenciar, apreciar e adquirir conhecimentos das diferenças entre uma cultura e outra, visto que na arte são impressas sentimentos, formas e cores que dizem muito sobre a pessoa que a fez, que por sua vez possui uma história enriquecida ...
A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Segundo o dicionário Aurélio, uma das definições de arte é “expressão de um ideal de beleza nas obras humanas: obra de arte”. Já cultura, de acordo com a mesma fonte, pode ser definida como o “conjunto das estruturas sociais, religiosas, intelectuais, artísticas (etc.) que caracteriza uma sociedade”.
A arte permite ainda o autoconhecimento, a expressão da individualidade e o enfrentamento da dor com mais serenidade, além de auxiliar na diminuição dos níveis de tensão, de ansiedade e de estresse emocional e físico, e promover a estabilidade de doenças crônicas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, desde o nascimento até o fim da vida, a arte influencia nossa saúde física e mental. Ela ajuda a lidar com tristezas, alivia a sensação de solidão e diminui os níveis de estresse.
A arte influencia no comportamento da sociedade também através da educação. ... Pois ela pode nos educar e aliviar as angústias da vida cotidiana. De igual forma tem o poder de influenciar o nosso comportamento, gosto estético e denunciar as mazelas sociais. Ela pode ser, assim, resistência e esperança para um povo.
Os movimentos artísticos de maior destaque que ocorreram no século XX são: expressionismo, fauvismo, cubismo, abstracionismo, dadaísmo, surrealismo, op art e pop art, sendo o último a transição para a arte contemporânea.
Arte na Idade Contemporânea
Os estilos que sucedem à arte renascentista, como o rococó e o barroco, também produziram obras-primas perenes. E a eles se seguiram outras escolas, como o esteticismo, o impressionismo, o romantismo, o realismo e o expressionismo, que vigoraram até o fim do século XIX.
A arte tem um papel importante na sociedade como forma de ressignificar e reciclar objetos que seriam descartados, reduzindo assim o acúmulo de lixo que temos no nosso planeta. O artesanato é a forma mais comum de transformar e criar com resíduos descartados.
Conforme Vygotsky apud Silva (2004, p. 7): Afirma que a arte sempre implica transformação, e enfatiza o seu sentido social ao escrever que "A arte é o social em nós [...]; quando cada um de nós vivencia uma obra de arte, converte-se em pessoal sem, com isso, deixar de continuar social".
Marx, em plena metade do século XIX, distingue, na evolução do capitalismo, dois tipos de transformação: um progressivo, de desenvolvimento das forças produtivas, outro revolucionário, provocado pela contradição entre o desenvolvimento das forças produtivas e o sistema institucional.
Fenómenos como as mudanças climáticas, crises económicas, conflitos armados, migrações e desastres naturais têm uma enorme influência nas sociedades, causando muito frequentemente um aumento das desigualdades, da pobreza, da exclusão e de violações dos Direitos Humanos.
Como saber se tenho falta de iodo?
Como deixar uma lanchonete bonita?
O que é um ponto médio de um triângulo?
Como proteger portas e janelas?
É possível quebrar a ponta do dedo?
Como cuidar de uma planta bonsai?
O que fazer para aliviar o nascimento dos dentes?
Como Ymir perdeu o Titã mandíbula?
Como solicitar a ligação de energia CEEE?
Como ativar o cartão SuperGet?
Como ganhar dinheiro no Free Fire de graça 2021?
Como Spawnar colmeia no Minecraft?
Como sacar o dinheiro do PicPay?
Como pegar o axolote no balde?
Como conseguir o cartão de dobro de pontos no FF?
Pode comer duas peças na dama?