O teatro grego teve início no século VI a.C. em Atenas, com a realização de peças de tragédia em festivais religiosos. Estes, por sua vez, inspiraram o gênero das peças de comédia.
A tragédia tem sua origem no mesmo contexto em que surgiu o teatro, quando os rituais primitivos eram o elo entre os homens e seus deuses. ... Acredita-se que a origem da palavra tragédia tenha vindo de "tragos", que em grego significa cabra ou bode, animal que era sacrificado para o ritual dionisíaco.
Isso porque na Tragédia os personagens não eram pessoas comuns, como apareceriam nas comédias. Além disso, os júris da tragédia envolviam pessoas escolhidas da aristocracia, enquanto na comédia eram pessoas comuns, escolhidas da plateia.
Na Grécia Antiga, dois tipos de textos dramáticos eram produzidos: a tragédia e a comédia.
Ésquilo
Ésquilo (525-456 a. C.) foi um dramaturgo grego, considerado o fundador da tragédia grega.
Apesar de também ser representada nas festas dionisíacas, a comédia era considerada um gênero literário menor. É que o júri que apreciava a tragédia era nobre, enquanto o da comédia era escolhido entre as pessoas da platéia. ... A tragédia contava a história de deuses e heróis. A comédia falava de homens comuns.
A comédia pode ser entendida como uma forma de humor que provocar o riso da audiência. Já a farsa é pequena peça cômica popular, de concepção simples e de ação trivial ou burlesca, em que predominam gracejos, situações ridículas etc.
Diferente das tragédias, em que os personagens eram nobres e heróis, nas comédias as personagens são pessoas comuns da polis, muitas vezes estereotipadas e caricaturadas. Na tragédia, os heróis era deuses ou semideuses, enquanto na comédia o herói podia ser um palhaço, fingidor, bobo, dentre outros.
Uma triste e chorosa que representa a tragédia, e uma contente para representar a comédia. O modo de atuação das comédias gregas era diferente porque os atores interagiam com o público, que por sua vez era convidado a fazer parte de todo o espetáculo. A comédia grega nasceu meio século depois da tragédia.
As tragédias eram textos teatrais que apresentavam histórias trágicas e dramáticas derivadas das paixões humanas as quais envolveriam personagens nobres e heroicas: deuses, semideuses e heróis mitológicos. Todas elas possuíam uma característica comum: tensão permanente e o final infeliz e trágico.
O termo comédia vem do grego komoidía => komos = procissão (komoi). Daí, as festas ao deus Dioniso serem, na Grécia Antiga, a origem da comédia, ou seja, a mesma da Tragédia. A diferença entre a Tragédia e a Comédia era: na comédia, os jovens saiam, em procissão, às ruas, fantasiados de animais, batendo de porta em porta pedindo prendas, ...