Tão curiosa quanto essa habilidade é a utilidade que ela tem – e que vai muito além de se camuflar nos ambientes selvagens. A principal utilidade da mudança de cores é para se destacar, em vez de se esconder. Os camaleões mudam de cor para atrair fêmeas e para sinalizar a adversários que estão “prontos para a briga”.
Quando o animal está tranquilo, esses cristais refletem a cor azul – que se mistura ao amarelo do pigmento, gerando o verde. Porém, se o camaleão aumenta o espaçamento entre os cristais, eles passam a refletir luz de outras cores – mudando a cor do animal para que ele atraia fêmeas, por exemplo.
Diferentes espécies de camaleão são capazes de variar a sua coloração e padrão por meio de combinações de rosa, azul, vermelho, laranja, verde, preto, marrom, azul claro, amarelo, turquesa e púrpura.
O camaleão tem a capacidade de alterar o pigmento da sua pele, de acordo com a luz e as cores do seu ambiente. Além disso, também o faz devido a outros fatores físicos internos. Ele pode, se quiser, apresentar “estampas” muito impressionantes ou ficar praticamente invisível.
As cores habituais do camaleão são verde, amarelo e marrom-escuro. Muitas pessoas pensam que o camaleão muda de cor para se camuflar, mas isso não é verdade.
O que aconteceu com os construtores do Taj Mahal?
Como fazer um plantio de abóbora?
Quem foi eliminado do BBB ontem dia 29?
Porque abstinencia para espermograma?
Como saber se meu ex já me superou?
O que não pode fazer antes da colposcopia?
Porque o Empire State Building foi construído?
O que fazer para mostrar que não se importa com ele?
Como era a vida de Gugu Liberato?
Como colocar um aviso na tela quando a tecla Caps Lock é ativada?
O que estudar para ser defensora pública?
Como postar lifestyle no Instagram?
Quantos km é possível dirigir por dia?
Quando morreu Paulo Henrique Amorim?
O que levar no dia do exame prático?