Uma dúvida bastante recorrente é se o correto é “mau exemplo” ou “mal exemplo”. Para não errar novamente, saiba que a forma certa é “mau exemplo”.
“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.
Em B; o correto é "É um homem mau", pois mau é adjetivo (mal é advérbio) e se opõe a bom.
Foi mal X foi bem
Uma forma fácil de acertar no uso de mal e mau, é através oposição, ou seja, utilizando seus antônimos. O advérbio mal é antônimo de bem. Assim, a expressão foi mal é antônima da expressão foi bem.
As expressões foi mal e foi mau estão corretas e existem na língua portuguesa. Contudo, possuem significados diferentes. Foi mal é o oposto de foi bem e foi mau é o oposto de foi bom.
16 curiosidades que você vai gostar
significa o mesmo que "desculpa", "perdão".
Marque a oração em que o verbo “pagar” é intransitivo: ... Sim, na primeira frase, o verbo “pagou” não exigiu complemento. Por isso, é intransitivo. Na segunda alternativa, “Pagamos” é transitivo indireto, pois exigiu complemento com o auxílio da preposição “por” (pagamos por algo).
Mau é um adjetivo, antônimo de bom. Exemplo: Ele é um homem mau, só pratica o mal. Pela oposição: Ele é um homem bom, só pratica o bem.
Mau é sempre adjetivo, e significa “ruim”, “imperfeito”, que causa prejuízos. ... Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau. Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”. Nesse caso, é invariável e seu antônimo é o advérbio bem.
Diferença está na palavra mal com L e mau com U
"Então na dúvida deve-se apelar para o troca-troca. O contrário de mau humor é bom humor, o contrário de lobo mau é lobo bom. Então bom é o contrário de mau, escrito com U", explica.
Sendo bem um advérbio, se refere ao modo como as coisas estão ou ao modo como a pessoa está se sentindo, como vai a vida. ... Sendo bom um adjetivo, se refere à qualidade da situação, das coisas, da vida.
O contrário de mau é: Contrário de malvado: 1. bom, bondoso, benévolo, benevolente, generoso, caridoso, misericordioso, magnânimo, humano, clemente, piedoso, nobre, humanitário.
Um dos pilares da gramática é a ortografia
Por exemplo: o certo é “siga-nos”, e não “ciga-nos”. A palavra ortografia tem origem grega: “ortho” significa “correto; “grafo” significa escrita. Sendo assim, a ortografia é a escrita correta.
A palavra mal poderá ser utilizada como: advérbio de modo, substantivos ou uma conjunção subordinativa temporal. Como advérbio, mal significa que alguma coisa pode ter sido feita de modo errado ou irregular. Por exemplo: A criança era muito mal educada. Como substantivo, mal está ligado a doença ou epidemia.
De um modo cruel; sem piedade; cruelmente: trata mal os gatinhos. Que se opõe à virtude e à ética; sem moral: comportou-se mal.
Por quê: Escrito separado e com o acento, este “por quê” serve para quando a expressão aparecer sozinha ou ao final das frases, significando “por qual motivo”, “por qual razão”. Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”.
Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.
Verbos significativos (ou verbos de ação) estabelecem transitividade, podendo ser classificados em transitivos diretos ou indiretos e intransitivos. Assim, são o núcleo de um predicado verbal.
O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo. São exemplos: morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr.
Os verbos transitivos diretos-indiretos (também denominados bitransitivos) são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma."
Ter desempenho ruim ou abaixo do desejado; Equivocar-se. "Fulano foi mal na prova de química: tirou zero!"
8 sinônimos de foi mal para 1 sentido da expressão foi mal: Forma popular para pedir desculpa: 1 desculpa, perdão, sinto muito, lamento, opa, ops, epa, bolas.
De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso.
O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.
Vejamos juntos os passos para começar imediatamente a corrigir com um corretor.Abra o texto que quiser corrigir com a nossa ferramenta;Selecione a parte a corrigir e copie-a com CTRL + C;Cole o frases no Corrector com CTR + V;Clique em «Verificar texto» para iniciar a correção;
O que fazer quando o cabeçote está trincado?
Quantos anos tinha Churchill quando morreu?
Quantas horas trabalha um auxiliar de sala?
Quais são os nomes mais populares do Brasil?
Quais são os nutrientes da sopa?
Quantos dias para ficar em Bento Gonçalves?
O que significa trabalho remunerado?
Quais são os principais objetivos das redes sociais?
Qual a melhor marca de colágeno Verisol?
Qual é a diferença entre Estado e governo?
Com quantos meses o cachorro pode cruzar?
O que é o exame Fan e quando solicitar?