De acordo com pesquisas, dormir de 10 a 40 minutos depois da refeição revigora o cérebro, dá mais energia e capacidade de concentração, entre diversos outros benefícios. Não é à toa que a hora da “sesta” (ou siesta) é tradição em vários países, principalmente os de climas mais quentes, como Espanha e México.
Um estudo publicado recentemente confirma que dormir tarde não só diminui o tempo de vida do indivíduo como aumenta o risco de desenvolver distúrbios psicológicos e câncer.
De acordo com eles, o segredo está em dosar o tempo dedicado aos cochilos que, em geral, devem durar em torno de 30 minutos. Confira, então, de que forma o sono à tarde pode melhorar sua saúde e evitar certas doenças e complicações.
Um cochilo de até 20 minutos depois do almoço pode trazer vários benefícios para a saúde como:Aumentar a concentração e a eficácia no trabalho;Evitar o excesso de estresse, promovendo o relaxamento;Reduzir o cansaço físico e mental;Melhorar a memória e o tempo de reação.
O perigo é que o sedentarismo ocasionado pelo hábito de dormir e acordar tarde aumenta o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. A pesquisa mostra que os noturnos se exercitam 56% menos do que os madrugadores.
17 curiosidades que você vai gostar
De acordo com a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, a inversão no horário do sono pode ser um elemento prejudicial à saúde, sobretudo, quando o indivíduo não possui uma rotina. ...
Pode-se sentir mudanças de humor, paranoias e até mesmo alucinações. Um exemplo de como o nosso corpo reage após horas e dias sem dormir é o caso do americano Randy Gardner, que em janeiro de 1964 entrou para o Guinness Book (o livro de recordes mundiais) após ficar 264 horas (cerca de 11 dias e 25 minutos) sem dormir.
O estudo, baseado em dados de mais de 88 mil participantes do UK Biobank, sugere que dormir às 22h ou um pouco depois está associado a um risco menor de desenvolver doenças cardiovasculares, em comparação com quem vai dormir mais cedo ou após esse horário.
Nerina Ramlakhan, pesquisadora e especialista em sono, explica que isso alinha as várias fases do sono – e que é importante dormir antes da meia-noite e acordar próximo do mesmo horário toda manhã, entre 7h e 8h. Ela alerta ainda que dormir demais, acima de 10 horas, traz prejuízos para a saúde mental a longo prazo.
Como colocar entrega própria no iFood?
Qual o tempo de gestação de uma gatinha?
Como fixar a faixa de opções do Word?
Como se chama o resto de vela?
Qual o exame para detectar falta de vitamina B12?
Qual é o lugar certo para furar o nariz?
Como gerir uma crise de imagem?
Como ganhar 4kg de massa muscular em 1 mês?
Como colocar 3 reais no Google Play?
Como ganhar dinheiro grátis no PagBank?
Como ganhar diamante de graça no Free Fire 2020?
Como ganhar Dotz com pesquisas?
Como fazer para ganhar Internet grátis?
Onde nasceu a atriz Claudia Raia?
Qual a melhor forma de conservar o vinho?