De acordo com pesquisas, dormir de 10 a 40 minutos depois da refeição revigora o cérebro, dá mais energia e capacidade de concentração, entre diversos outros benefícios. Não é à toa que a hora da “sesta” (ou siesta) é tradição em vários países, principalmente os de climas mais quentes, como Espanha e México.
Um estudo publicado recentemente confirma que dormir tarde não só diminui o tempo de vida do indivíduo como aumenta o risco de desenvolver distúrbios psicológicos e câncer.
De acordo com eles, o segredo está em dosar o tempo dedicado aos cochilos que, em geral, devem durar em torno de 30 minutos. Confira, então, de que forma o sono à tarde pode melhorar sua saúde e evitar certas doenças e complicações.
Um cochilo de até 20 minutos depois do almoço pode trazer vários benefícios para a saúde como:Aumentar a concentração e a eficácia no trabalho;Evitar o excesso de estresse, promovendo o relaxamento;Reduzir o cansaço físico e mental;Melhorar a memória e o tempo de reação.
O perigo é que o sedentarismo ocasionado pelo hábito de dormir e acordar tarde aumenta o risco de desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. A pesquisa mostra que os noturnos se exercitam 56% menos do que os madrugadores.
17 curiosidades que você vai gostar
De acordo com a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, a inversão no horário do sono pode ser um elemento prejudicial à saúde, sobretudo, quando o indivíduo não possui uma rotina. ...
Pode-se sentir mudanças de humor, paranoias e até mesmo alucinações. Um exemplo de como o nosso corpo reage após horas e dias sem dormir é o caso do americano Randy Gardner, que em janeiro de 1964 entrou para o Guinness Book (o livro de recordes mundiais) após ficar 264 horas (cerca de 11 dias e 25 minutos) sem dormir.
O estudo, baseado em dados de mais de 88 mil participantes do UK Biobank, sugere que dormir às 22h ou um pouco depois está associado a um risco menor de desenvolver doenças cardiovasculares, em comparação com quem vai dormir mais cedo ou após esse horário.
Nerina Ramlakhan, pesquisadora e especialista em sono, explica que isso alinha as várias fases do sono – e que é importante dormir antes da meia-noite e acordar próximo do mesmo horário toda manhã, entre 7h e 8h. Ela alerta ainda que dormir demais, acima de 10 horas, traz prejuízos para a saúde mental a longo prazo.
O que acontece se eu recusar uma encomenda taxada?
Qual a pomada para hemorróida?
O que significa reconhecer do recurso e Dar-lhe provimento por unanimidade?
O que é marcadores discursivos em inglês?
Qual é o nome da doença mais rara?
Vai ter prorrogação do BPC em 2021?
O que é atmosfera e quais suas camadas?
Quais as qualidades de um técnico em enfermagem humanizado?
Pode tomar losartana 3 vezes ao dia?
Qual a diferença do processador Intel e AMD?
Por que as pessoas tem o rosto torto?
Qual a melhor antena para roteador wireless?
Qual melhor processador Custo-benefício 2020?
Onde está a maior biodiversidade do Brasil?
Como apagar o fogo sem usar água?
Como assistir TV Pernambuco ao vivo?
Qual o primeiro exame de imagem realizado diante de uma suspeita de AVC?