Jair Messias Bolsonaro GOMM é um capitão reformado, político e atual presidente do Brasil, filiado ao Partido Liberal. Foi deputado federal por sete mandatos entre 1991 e 2018, sendo eleito através de diferentes partidos ao longo de sua carreira.
Portanto, podemos perfeitamente dizer: a presidente. Assim, em meio a tantos posicionamentos, há que se dizer que há um especial, retratado pelo VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), revelando que o substantivo pode perfeitamente ter a sua forma flexionada, ou seja, é correto também dizermos presidenta.
“Presidenta” está no Dicionário Aurélio desde a sua primeira edição, em 1975 (ver aqui); está noVocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras desde a sua primeira edição, em 1932; no Dicionário da Academia Brasileira de Letras; e estava já no primeiroVocabulário Ortográfico ...
Dilma Vana Rousseff GCMD (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e 36ª Presidente do Brasil, tendo exercido o cargo de 2011 até seu afastamento por um processo de impeachment em 2016.
Porquê é um substantivo masculino, podendo sofrer flexão em gênero: o porquê, os porquês. Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas.
25 curiosidades que você vai gostar
Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é ex-presidente, com hífen. Acompanhe os exemplos.
Há duas opções: a chefe OU a chefa. A forma “chefa” só é usada informalmente. Isso significa que é melhor usar a forma comum dos dois gêneros (o chefe/ a chefe): “Ela é a nossa chefe”.
Com base nisso, nasce o conceito de substantivos primitivos, o qual se pauta na ideia de que eles são os primeiros que surgem em relação aos demais da mesma classe gramatical.
3) Luiz Antônio Sacconi confere ao vocábulo dois femininos: parente e parenta.
Quando usar em quanto? Em quanto é uma sequência formada pela preposição em e pelo pronome quanto, que pode ser indefinido, relativo ou interrogativo. Esta sequência é usada para obter informação sobre a quantidade, o preço e a intensidade de algo.
A gramática normativa registra a palavra poetisa para referir-se às escritoras do gênero poético, contudo podemos utilizar duas variações, poeta ou poetisa.
O feminino de chefe pode ser a chefe ou a chefa. A forma a chefe é a mais tradicional e antiga forma de construção do feminino, sendo considerada a mais correta e socialmente aceita. A forma a chefa é uma maneira mais atual de formação do feminino, sendo ainda utilizada apenas numa linguagem informal.
A resposta simples e direta é: existe. Para os que gostam de uma prova de autoridade, basta procurar no dicionário Houaiss que lá está a palavra "membra", como feminino pouco usado de "membro".
4) Uma simples consulta ao VOLP mostra que alface é palavra pertencente ao gênero feminino (a alface, e não o alface).
Michel Miguel Elias Temer Lulia.Dilma Vana Rousseff.Luiz Inácio Lula da Silva.Fernando Henrique Cardoso.
Art 1º O Presidente da República, terminado o seu mandato, tem direito a utilizar os serviços de 4 (quatro) servidores, destinados a sua segurança pessoal, bem como a 2 (dois) veículos oficiais com motoristas, custeadas as despesas com dotações orçamentárias próprias da Presidência da República.
Como passar a ser chamado o alimento após a Quimificação?
Porque o coelho é o símbolo da Páscoa?
Como surgiu a ideia da fração?
Tem como mudar o carro de gasolina para álcool?
Quem inventou a língua portuguesa?
Como ocultar botões de filtro na tabela dinâmica?
Como passar uma frase para Passive Voice?
Onde tirar o bloqueio automático do iPhone?
Quais os tipos de atendimento o CAIXA bancário pode realizar pelo cliente?
Como matar o chefe do Resident Evil 4?
Como transmitir do YouTube Kids para TV?
Como transferir lista de contatos para WhatsApp?
Como aplicar o delineador passo a passo?
Como abrir o AutoCAD na máquina?
Como transformar Word em PDF no notebook?
O que é e como surgiu a fotografia?
Quem foi a pessoa que inventou o número?
Quando surgiu a filosofia analítica?