A raiva é uma infecção viral do cérebro, transmitida por animais, que provoca a inflamação do cérebro e da medula espinhal. Quando o vírus atinge a medula espinhal e o cérebro, a raiva quase sempre é fatal.
Complicações possíveis. Quadros de raiva podem levar a alucinações, espasmos e dificuldade para ingerir líquidos, além de paralisia, alterações cardiorrespiratórias, retenção urinária e obstipação intestinal. Existe, ainda, a evolução do quadro para o coma, seguido da morte do paciente.
A veterinária Phyllis Romijn esclarece que, no homem, os sintomas da raiva geralmente se manifestam entre 20 e 45 dias depois da contaminação, mas, em alguns casos, pode demorar anos até que a doença venha à tona. Após o aparecimento dos sintomas, entretanto, a morte acontece em menos de uma semana!
Cerca de 60 mil pessoas morrem ao ano, boa parte na Ásia e na África", explica o veterinário Marco Antonio Natal Vigilato, da Organização Pan-Americana de Saúde. Em 2020, oito casos de raiva humana foram registrados pela organização no continente americano3.
É impossível sobreviver a essa infecção? É difícil ter sobreviventes, praticamente 100% das pessoas infectadas não conseguem resistir aos sintomas, já que além de afetar o sistema nervoso, o vírus pode alcançar outros órgãos e pode provocar falência cardíaca e respiratória.
20 curiosidades que você vai gostar
Manaus (AM) – O adolescente Mateus Santos da Silva, de 17 anos, é o único caso de sobrevivência à raiva humana no Amazonas, e o segundo no Brasil.
Desde então, cinco pessoas no mundo já foram curadas com procedimentos semelhantes – uma delas no Brasil. O caso brasileiro aconteceu em 2008, quando o adolescente Marciano Menezes da Silva foi diagnosticado depois de ser mordido por um morcego na cidade de Floresta, no sertão de Pernambuco.
Por causa de sua letalidade e da ausência de cura, a raiva é extremamente importante para a saúde pública. Em nível mundial, 60.000 pessoas morrem por ano devido a esta doença na Ásia e na África.
Segundo uma revisão recente, entre os anos 2000 e 2017, ocorreram 188 casos de raiva humana no Brasil, sendo a maioria em homens (66,5%) e em moradores de áreas rurais (67%). Embora as idades tenham variado de 1 a 82 anos, o grupo mais afetado foi o de menos de 15 anos de idade (49,6%).
O último caso de raiva humana registrado no estado foi em 1994. O homem de 39 anos era de Corumbá, município na fronteira com a Bolívia que registrou surto de raiva em 2015. Ele contraiu a doença por meio da mordida de um cachorro infectado e procurou atendimento depois de mais de 40 dias do acidente.
Incubação e sintomas
No início, são sintomas inespecíficos, que podem ser confundidos com os de uma infecção banal: mal-estar, febre baixa, dor de cabeça e de garganta, falta de apetite, vômitos e desconforto gastrointestinal. Podem surgir, ainda, formigamento, ardência ou coceira no local da mordida ou arranhadura.
Esse vírus é capaz de comprometer gravemente o sistema nervoso central, causando grande inchaço no cérebro e, por isso, a raiva é considerada uma doença grave, com um alto nível de letalidade. A raiva é transmitida para o ser humano por meio da saliva de animais que estejam infectados com o vírus.
A raiva é uma doença provocada por um vírus que atinge animais domésticos ou selvagens de sangue quente, como morcegos, ratos, cães, gatos, macacos etc., inclusive os seres humanos. É uma doença considerada fatal, ou seja, ocasiona a morte em dias.
Confira aqui mais informações. Mais de 50 mil pessoas morrem anualmente por causa da raiva em todo mundo. Cerca de 40% das vítimas têm menos de 15 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2019, foram confirmadas 13 mortes no Brasil devido à doença, principalmente no estado do Pará.
A vacinação antirrábica anual é obrigatória por lei. Por causa das campanhas de vacinação, o Brasil se tornou referência mundial no combate à doença – os casos diminuíram drasticamente desde a década de 90 e chegaram a zero em 2014. A vacinação e a guarda responsável de animais erradicaram a doença no país.
A raiva é uma doença muito séria, não tem cura, o animal morre em média dez dias depois de apresentar os primeiros sintomas”, ressalta Luiz Ramos Filho. Além disso, a Coordenação de Vigilância em Zoonoses do Rio orienta a população a ligar para o telefone 1746, caso um morcego doente seja encontrado caído no chão.
Entre os sintomas estão:Alterações de comportamento – confusão mental, desorientação, agressividade, alucinações.Espasmos ao sentir água ou vento - hidrofobia.Mal-estar geral.Aumento de temperatura.Náuseas.Dor de garganta.
O ebola é uma doença com grande taxa de letalidade: 90% das pessoas que contraem o vírus morrem. Além do alto número de mortes, o vírus deixa sequelas como problemas de saúde mental, oftalmológicos, neurológicos e nas juntas.
A raiva é um doença viral prevenível de mamíferos, que geralmente é transmitida através da mordida de uma animal infectado. Agente etiológico: É causada por um vírus envelopada com RNA; Vetor: Morcego, cães, gatos etc..
Como é feito o tratamento
Quando a raiva é confirmada são indicados remédios como Amantadina e Biopterina, mas outros remédios que podem ser usados são Midazolan, Fentanil, Nimodipina, Heparina e Ranitidina para evitar complicações.
Vasodilatação, maior disposição de sangue na cabeça, pressão aumentada são reflexos da raiva. O problema é que se esta situação se der por muito tempo, de forma crônica, a persistência desses sinais pode provocar hipertensão e diabetes. Tentar suprimir a raiva também pode trazer problemas: depressão e ansiedade.
Definição de “raiva”
De um modo geral, a raiva define-se como um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas.
Os sintomas da raiva humana só começam a aparecer quando o vírus chega ao cérebro. Esse período é de aproximadamente 45 dias após infecção. Os primeiros sintomas são parecidos com os sintomas da gripe, como: mal-estar geral, sensação de fraqueza, dor de cabeça, febre baixa e irritabilidade.
Exames e Diagnósticos
A raiva pode ser comprovada precocemente por testes laboratoriais de sangue ou de saliva, para a pesquisa de anticorpos contra o Lyssavirus, ou mesmo por uma biópsia de pele.
o período de incubação é, em geral, de 15 dias a 2 meses. na fase prodrômica, os animais apresentam mudança de comportamen- to, escondem-se em locais escuros ou mostram uma agitação inusi- tada.
Quais palavras têm acento circunflexo?
O que não pode levar no avião GOL?
Quais são as 6 metas definidas pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente?
Como os incas chamavam seu grande império?
Qual o recurso cabível da decisão que nega a tutela provisória?
Quanto tempo demora pra recuperar um número de celular?
Quais são os melhores certificados para trabalhar em banco?
Quais os requisitos para o auxílio doença?
Quais os tipos de unidades existentes?
Como fazer um homem galinha se apaixonar por mim?
Tem como cancelar um pagamento agendado?